A
Citroën ganha um novo – e sedutor – integrante. A chegada do Citroën DS4 às concessionárias da marca
no Brasil completa a gama de produtos com a assinatura DS, linha da marca associada à tecnologia, exclusividade,
desempenho e espírito vanguardista. Sexy e ousado, o DS4 aguça instintos e
desperta expectativas, tornando cada viagem única... e inesquecível.
Exemplo da filosofia Créative
Technologie, o Citroën DS4 propõe conceitos básicos marcantes em termos de
estilo, sensações, arquitetura e requinte. Um modelo
que, graças a seus atributos, atende a múltiplos desejos, oferecendo cada vez
mais sedução e dinamismo.
Next
Generation Coupé
Elegante, requintado e moderno, mas ao
mesmo tempo forte, dinâmico e protetor. Verdadeira obra de estilo, o Citroën
DS4 suscita desejo com uma silhueta de cupê elevado com quatro portas, que evoca
ainda uma sutil associação à robustez do universo SUV. Em outras palavras, o
DS4 combina com audácia códigos que, até então, eram totalmente opostos. Com suas
linhas marcantes, apoiada em rodas de 18 polegadas , o DS4
antecipa fabulosas emoções ao volante.
Criação
Única
Na frente, o Citroën DS4 reforça sua
posição na linha distintiva da marca. A disposição dos chevrons na grade
frontal, o logo DS sobre o capô e a assinatura luminosa de LEDs em volta dos
faróis de neblina (visíveis de dia e à noite), proporcionam um caráter
exclusivo, acentuando o lado tecnológico do projeto. Os LEDs acendem automaticamente durante o dia e
têm sua intensidade diminuída, também automaticamente, com o acionamento
(manual ou automático) das luzes de posição ou dos faróis. A silhueta lateral
do carro apresenta um friso cromado em torno dos vidros laterais escuros e é
modelado pelas caixas de rodas salientes e pelo teto alongado, que termina em
um aerofólio traseiro desenhado para dar ainda mais dinamismo ao estilo. As portas laterais traseiras e suas maçanetas ficam “ocultas”,
realçando a esportividade, ao mesmo tempo em que permitem o uso de portas
dianteiras de menores dimensões. Além de mais leves, elas demandam menos espaço
para abertura que as de um cupê tradicional – uma vantagem facilmente
perceptível nas vagas de estacionamento.
O conjunto traseiro do Citroën DS4
caracteriza perfeitamente a exclusividade de sua silhueta. Ao mesmo tempo
compacto e vigoroso, ele respeita os códigos estéticos
cultivados até agora
na linha DS, com detalhes cromados na
parte inferior dos para-choques, dupla ponteira de escapamento (estilizada e
integrada ao para-choque) e guias horizontais de luz que chegam até as
lanternas traseiras – estas, sempre iluminadas e com um efeito bumerangue
inédito.
O Citroën DS4 chega às concessionárias
em quatro opções de cores para a carroceria: Noir Perla Nera (preto metálico),
Gris Shark (cinza metálico), Rouge Babylone (vermelho perolizado) e Blanc Nacré
(branco perolizado). Nas duas primeiras, os frisos laterais entre as caixas de
rodas são da cor da carroceria; nas outras duas, recebem acabamento em preto
laqueado.
Um
ambiente Lounge
Seguindo a linha do estilo exterior, o
interior do Citroën DS4 destaca força, dinamismo e requinte. O posto do
motorista tem uma atmosfera envolvente e os instrumentos cercados por frisos
cromados parecem sair do painel de bordo. Este proporciona sensações táteis
únicas, graças ao uso de material com gramatura agradável e flexível ao toque.
Destaque para o couro utilizado, de altíssima qualidade, verdadeira referência
de maciez e resistência.
O Citroën DS4 é dotado de para-brisa
panorâmico que oferece uma visão para cima de 45°. Associado a maior altura do
carro, ele otimiza a visibilidade para uma direção dinâmica e eficaz,
proporcionando bem-estar aos ocupantes inseridos em um contexto urbano às vezes
carregado e caótico. O equipamento permite também uma luminosidade suave que
sublima cada cor, cada material usado no interior. O motorista, como seu
passageiro do lado, dispõe de persianas para-sol deslizantes
para um conforto preservado.
Requinte, qualidade percebida e riqueza
de apresentação guiaram o trabalho de estilo de cada um dos elementos do espaço
interno. O acabamento, sempre em couro Claudia , é feito de maneira a se harmonizar
com a cor da carroceria: monocromático preto (carrocerias Noir Perla Nera e
Gris Shark) ou bicolor (vermelho/preto para a cor Rouge Babylone e branco/preto
para a cor Blanc Nacré).
O painel de
instrumentos do Citroën DS4 possui três mostradores circulares. O visor central possui velocímetro analógico e tela de LCD com
diversas funções – entre elas, as do computador de bordo e indicações de GPS. À
esquerda, fica o conta-giros analógico e o indicador de marcha digital. E, à
direita, indicador de combustível analógico e odômetro digital. O motorista
pode configurar a apresentação dos mostradores por meio de uma paleta de cinco
variações de tom entre branco e azul. Pode-se, por exemplo, deixar os contornos
analógicos em azul e as informações das telas em branco, ou o contrário.
Esses comandos de direção e de conforto
correntemente utilizados pelo motorista são acessíveis sem soltar o volante e
são permanentemente visíveis, mesmo à noite, graças à retro iluminação dos
pictogramas. No centro do painel, uma tela multifunções de 7 polegadas , colorida e
de alta definição, permite total controle das funções.
PRAZER
NO DIA A DIA
Com um comprimento de 4,27
m , uma largura de 1,81 m e uma altura de 1,53
m , o Citroën DS4 é incontestavelmente um carro compacto.
Contudo, ele mantém uma promessa, que mais parece um desafio: introduzir
polivalência e prestações de utilização dentro de uma silhueta dinâmica.
Para facilitar o acesso ao banco de
trás, muitas vezes criticado nas silhuetas esportivas, o Citroën DS4 é dotado
de portas traseiras, perfeitamente integradas em estilo. Essas
últimas são percebidas, de fato, somente na abertura da maçaneta incorporada na
estrutura da porta. Graças a este sistema, as portas dianteiras do Citroën DS4
também são menores e menos pesadas, facilitando o acesso à frente.
Outro trunfo do Citroën DS4 em termos de
polivalência e de habitabilidade é o seu porta-malas. Com um volume de 359 litros , o
porta-malas do Citroën DS4 é totalmente alinhado ao espaço de bagagens de seu
segmento.
O
Citroën DS4 possui diversos porta-objetos para facilitar a vida a bordo: um
grande porta-luvas iluminado, porta-objetos nas portas dianteiras que podem
receber uma garrafa de 1,5
litro e gavetas debaixo dos assentos do motorista e
passageiro. Graças à arquitetura inteligente do console central, o Citroën DS4 oferece
espaços de portas-objetos impressionantes, assim como tomadas Jack, USB e 12V.
Dinamismo
e agilidade nos genes
O Citroën DS4 oferece uma nova leitura
do dinamismo automotivo. As sensações de direção são coerentes com as promessas
expressas por seu estilo: o comportamento dinâmico do Citroën DS4 é totalmente
fiel à impressão de agilidade e de estabilidade que ele irradia.
O estilo do Citroën DS4 privilegia o
comportamento dinâmico para clientes que procuram conceitos pré-definidos
fortes. Jeremie Martinez, responsável pelo produto na marca, declara:
“Procuramos absolutamente tudo para que o motorista tenha a impressão de ter o
controle das rodas na ponta dos dedos”.
O Citroën DS4 dá a impressão de estar
colado ao chão e oferece controle absoluto em quaisquer circunstâncias. A
suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo Pseudo MacPherson com braços
inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos
telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa
deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra
anti-inclinação. Todo o conjunto de suspensões foi
desenvolvido para proporcionar grande estabilidade e filtragem de ruídos, mas
sem deixar de lado o conforto, elemento fundamental da marca. O sistema de
direção - assistido com um grupo eletrobomba -, também teve acerto próprio para
o perfil diferenciado do carro.
“O DS4 é um carro ágil e dinâmico, mas
que oferece grande conforto na condução diária, principalmente nos grandes
centros urbanos. Vai surpreender nossos clientes mais exigentes”, conclui.
O Citroën DS4 é equipado com freios
dianteiros que utilizam discos ventilados de grande tamanho (discos também nos
traseiros) e, de série, com sistemas dedicados ao controle da frenagem: ABS
(antitravamento), REF (repartidor eletrônico de frenagem), AFU (auxílio à
frenagem de urgência), ESP (controle dinâmico de estabilidade) e ASR
(antipatinagem). Garantia de um controle do veículo nas situações de direção mais
delicadas.
As rodas de liga leve, com 18 polegadas e
denominadas “Brisbane”, possuem um desenho arrojado e dinâmico, sendo
diamantadas e possuindo cor grafite e calotinha central na cor preta.
Os pneus Michelin Pilot Sport 3 também
proporcionam alta
reatividade e precisão de condução, com grande
potencial de aderência, excelente comportamento em piso molhado, menor distância de frenagem e
excelente comportamento em curvas. As dimensões
225 45/R18 foram escolhidas para aliar um comportamento dinâmico superior a um
estilo (design) mais esportivo.
Alto desempenho
O motor THP 165 (iniciais de “Turbo
Haute Pression”), com 1.598 cm³ e turbocompressor de alta pressão com
intercooler, possui quatro cilindros e 16 válvulas. Desenvolvido em parceria
entre a PSA Peugeot Citroën e o BMW Group, ele proporciona alta potência com
baixo consumo, baixo peso e níveis pequenos de emissões.
As válvulas de admissão possuem comando
variável, otimizando continuamente a entrada da mistura ar-combustível. Este
motor oferece uma potência máxima de 165 cv a 6.000 rpm e um torque máximo de
240 Nm (24,5 kgfm). O
torque máximo já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm.
Esta característica garante grande prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e
potentes, principalmente pelo fato de 156 Nm já estarem disponíveis logo a
1.000 rpm.
O conjunto permite ao DS4 acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,6
segundos e atingir 212 km/h .
O câmbio é automático com seis marchas,
possuindo modo esportivo e trocas sequenciais.
Para que a mecânica permaneça discreta
para os passageiros, um tratamento acústico especial foi dado ao carro. As
vibrações e os ruídos de motores, aerodinâmica, rodagem e percussão foram
neutralizados o mais perto possível das fontes de emissão, tais como:
para-brisa panorâmico folheado acústico,
integrando um filme amortecedor;
barreiras de estanqueidade sob a
carroceria e portas, bem como uma barreira externa, normalmente disponível
apenas em veículos de luxo alemães;
desenvolvimento de material
fono-absorvertente específico dentro do compartimento do motor.
“CREATIVE TECHNOLOGIE”: FILOSOFIA
EMBARCADA
Além do design e do desempenho, o
Citroën DS4 é repleto de equipamentos, de funcionalidades e de inovações da
“Créative Technologie”, estudados para estarem ao serviço do motorista e de
seus passageiros.A bordo do Citroën DS4, a
viagem é incontestavelmente feita em primeira classe, graças a equipamentos
como:
Sistema de navegação GPS eMyWay com mapa
do Brasil e tela colorida 16/9: utilizando uma tela colorida de 7 polegadas , oferece
inúmeras vantagens e funcionalidades, como mais de 1.300
cidades mapeadas e inúmeros pontos de interesse, o que inclui restaurantes, estacionamentos, postos de gasolina e
concessionárias Citroën;
Central multimídia com CD, MP3, espacialização
do som Arkamys e comandos no volante: o Arkamys Sound Process melhora as
prestações do áudio, integrando um programa de tratamento sonoro e uma
personalização de sua própria configuração: a música e a voz são melhores
distribuídas pelo interior do veículo e proporcionam uma sensação de precisão e
realismo. O sistema conta ainda com uma entrada UBS e um kit viva voz
Bluetooth®;
Assentos dianteiros com massageadores
dotados de regulagem lombar elétrica: presentes nos encostos dos assentos do
motorista e do passageiro que viaja na frente. Basta apertar uma tecla na
lateral do banco para ativar ciclos de 6 minutos de massagem intercalados com 4
minutos de pausa. Após uma hora, a função é desativada automaticamente;
Equipamentos customizáveis totalmente
originais: o motorista pode escolher o ambiente a bordo, personalizando o som
da alavanca das setas, do pista alerta, do aviso do esquecimento da chave no
comutador de ignição etc. Ele tem assim a escolha dentre quatro modos de sons
polifônicos (Classic, Crystal Symphony, Jungle Fantasy e Urban Rythmik) para os
sinais de alertas e de lembretes e três níveis de intensidade de vazão de
climatização (suave, média, intensa).
A lista de equipamentos tecnológicos de
série do Citroën DS4 também está a serviço da segurança e do prazer ao dirigir,
incluindo:
Faróis bixênon com lavadores e
acendimento automático: além das vantagens do bixênon – que permite alta
qualidade de iluminação, melhorando a visibilidade do motorista e diminuindo o
cansaço visual -, o sistema ilumina o interior das curvas, movendo-se em um
ângulo de até 15°. Os faróis possuem regulagem automática de altura do facho
luminoso, de acordo com a carga do veículo, a fim de evitar ofuscamentos aos
outros motoristas;
Faróis de neblina dianteiros com iluminação
estática de intersecção: complementar ao sistema descrito acima, em situação de
curva, oferece um feixe luminoso suplementar para aumentar a visibilidade para
dentro da curva (ou da interseção) em até 75° à esquerda ou à direita do
veículo. O acionamento é automático sempre que o motorista aciona o pisca-pisca
ou quando o ângulo de manobra do volante chega a 60°;
Sistema para monitoramento do ângulo
morto: baseado no mesmo princípio usado pelos sensores de ré, este equipamento
funciona graças a quatro sensores de ultrassom (entre 12 e 140 km/h ) que indicam, por
meio de um pictograma nos retrovisores, a presença de um veículo na área dos
ângulos mortos. Desta forma, monitora uma área que se estende a até 5m para
trás do para-choque traseiro e até 3,5m pelos lados do veículo;
Sistema de ajuda à baliza com avaliação
do espaço disponível: avisa ao condutor se a vaga possui tamanho suficiente
para estacionar o DS4. Após ativar a função, o motorista deve acionar o
pisca-pisca do lado do lugar a ser medido e deslocar o veículo a uma velocidade
de até 20 km/h
ao lado do espaço. Em seguida, a tela do computador de bordo informa o
resultado: estacionamento “possível”, “difícil” ou “não aconselhado”;
Para-brisa panorâmico acústico com
para-sol deslizante para motorista e passageiro: o para-brisa panorâmico
oferece uma visão para cima de 45°. Associado à superelevação do carro, ele
otimiza a visibilidade para uma direção dinâmica e eficaz, proporcionando
bem-estar a ocupantes inseridos em um contexto urbano às vezes carregado e
caótico. O motorista, como seu passageiro do lado, dispõe de persianas
para-sol deslizantes para um conforto preservado;
Ajuda à partida em aclive/declive (Hill
Assist): a ajuda à partida em
aclives/declives facilita as manobras no dia a dia. Ela
permite manter o Citroën DS4 imóvel por aproximadamente 2 segundos após ter-se
soltado o pedal de freio, em inclinações superiores a 3°. O
motorista dispõe assim do tempo necessário para que seu pé direito alcance o
pedal do acelerador para permitir o deslocamento do carro;
Regulador/limitador de velocidade
programável que permite inserir (com o veículo parado) instruções de
velocidades: o motorista pode assim, mais rapidamente, utilizá-las durante sua
viagem.
Citroën
DS4: segurança a toda prova
Um carro dotado de
tantos atributos de estilo, desempenho, conforto e tecnologia não poderia
deixar para trás o quesito “segurança”. No Citroën DS4,
a segurança é enfatizada por tecnologias de ajuda à direção, tais como o REF
(repartidor eletrônico de frenagem), o AFU (ajuda à frenagem de urgência) e o
ESP (controle dinâmico de estabilidade). Além de seu comportamento na estrada,
a segurança a bordo faz parte de seus muitos argumentos com 6 airbags de série
(motorista, passageiro dianteiro, laterais e cortinas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário