Os pilotos André Marques, Leandro Totti, Débora
Rodrigues, Adalberto Jardim e Felipe Giaffone com o chefe de equipe Renato
Martins
|
Integrante da lista das equipes mais vencedoras da
história da Fórmula Truck, a RM Competições-Volkswagen vive uma fase de grande
reviravolta às vésperas do início dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano da
categoria. A equipe comandada pelo bicampeão Renato Martins, que atuou nos
últimos 12 anos com caminhões Volkswagen e vinha utilizando o modelo
Constellation, passa a alinhar no grid com cinco unidades do modelo TGX da MAN.
“Teremos cinco caminhões novos, todos eles com a plataforma do MAN TGX, mas
nesse primeiro momento só um deles vai ter a cabine do novo MAN. Os outros
quatro vão manter a cabine Volkswagen”, antecipa Martins. Caberá ao paulista
Felipe Giaffone, três vezes campeão brasileiro e dono do título sul-americano de
2011, a pilotagem do modelo que terá a plataforma e a cabine do novo modelo,
fabricado na unidade de Resende (RJ).
Felipe Giaffone |
Giaffone, Débora Rodrigues, André Marques e Adalberto Jardim seguem na equipe,
em que Martins cede lugar ao paranaense Leandro Totti, campeão brasileiro e
sul-americano em 2012 pela ABF Racing Team. “Vou parar agora, mas não vou me
aposentar”, explica Martins. “Além dos motivos pessoais que recomendam que eu
não corra neste ano, preciso focar no gerenciamento da equipe nessa fase de
tantas mudanças”, comenta o bicampeão.
A equipe oficial da MAN Latin America terá o desafio de tornar vencedor o
caminhão TGX com motor de MAN D26 12 litros – o Constellation tem motor de nove
litros. “O trabalho todo começa da estaca zero. Experimentei o MAN ainda em
2012, em testes em Londrina e em Campo Grande. O caminhão é bom, mas ainda não
tínhamos os novos motores. A equipe toda trabalhou duro para concluir a
montagem dos cinco caminhões em tempo hábil”, conta.
Leandro Totti |
Os novos caminhões da equipe foram apresentados na manhã desta segunda-feira
(4), em evento que reuniu diretores e executivos da MAN Latin America, pilotos,
jornalistas e integrantes da equipe de produção da Fórmula Truck em São Paulo
(SP). “Nós não deveremos ter a condição ideal nas duas primeiras corridas, e
nessas vamos lutar por pontos. Só a partir da terceira etapa é que os novos
caminhões deverão estar mais competitivos”, acredita.
Desde a adoção dos caminhões Volkswagen, na década passada, a RM Competições
conquistou quatro vezes o título brasileiro de Fórmula Truck, com o próprio
Martins, em 2006, e outras três vezes com Giaffone, em 2007, 2009 e 2011 –
neste último ano, Giaffone também obteve o título sul-americano. Na competição
entre marcas, instituída em 2005, foram quatro títulos nacionais, em 2007,
2009, 2010 e 2011, e dois continentais, em 2011 e 2012.
CALENDÁRIO
As dez corridas que vão compor a temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro de
Fórmula Truck serão as seguintes: 10 de março – Tarumã (RS); 7 de abril –
Londrina (PR); 19 de maio – Caruaru (PE); 9 de junho – Goiânia (GO); 7 de julho
– Interlagos (SP); 4 de agosto – Cascavel (PR); 8 de setembro – Córdoba (ARG);
13 de outubro – Guaporé (RS); 10 de novembro – Curitiba (PR); 8 de dezembro –
Brasília (DF).
Nenhum comentário:
Postar um comentário