Os uniformes usados por colaboradores da Toyota do Brasil
ganham um papel nobre depois de seu tempo de uso. As peças são doadas a uma
cooperativa de costureiras de Indaiatuba, a Cooper Art Camp, para serem
transformados em outros objetos. A ação, realizada pela Fundação Toyota do
Brasil, é uma alternativa para o descarte de materiais, minimizando os impactos
ambientais, sendo também uma forma de geração de renda.
Além dos uniformes, são doados itens de comunicação, como banners de lona, que não poderiam ser
reutilizados. Já foram doados - por todas as unidades da Toyota no Brasil -
três toneladas de materiais para a confecção de bolsas, nécessaires, chaveiros, porta
descartes para carros, entre outros. Todos os materiais reutilizados passam por
um processo de higienização e são devidamente preparados para seu destino
final. Todos estes produtos são comprados pela Fundação Toyota do Brasil, que
os oferece ao seu público de interesse.
A ação, que teve início em 2012, apresenta resultados
bastante positivos. Houve um crescimento de 77% na produção de artigos, o que
resultou em um aumento de 42% de cooperados na entidade. No total, foram
confeccionados 16 mil itens em menos de três anos de ação. O programa da
Fundação Toyota, por essas conquistas, tem sido um exemplo para outras empresas
que firmaram parcerias com a Cooper Art Camp em outras iniciativas.
“Nosso objetivo é desenvolver nas comunidades ações
sustentáveis, que tenham a preocupação e o respeito pelo meio ambiente e que,
ao mesmo tempo, possam ser geradoras de renda”, afirma George Costa e Silva,
diretor-executivo da Fundação Toyota do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário