O dia 22 de junho marcou a abertura da primeira rodovia
elétrica do mundo na Suécia. A Ministra da Infraestrutura do país, Anna
Johansson e o Ministro da Energia, Ibrahim Baylan, inauguraram o primeiro
sistema de rodovia elétrica em uma estrada pública.
Pelos próximos dois anos,
um sistema de catenária da Siemens para caminhões será testado em um trecho de
dois quilômetros da rodovia E16 ao norte de Estocolmo.
O ensaio utilizará dois
veículos híbridos a diesel fabricados pela Scania e adaptados, em colaboração
com a Siemens, para operar sob o sistema de catenária.
O transporte é responsável por mais de um terço das
emissões de CO2 da Suécia, com quase metade disso sendo originado pelo
transporte de mercadorias. Como parte de sua estratégia de proteção do clima, a
Suécia comprometeu-se a ter um setor de transporte independente de combustíveis
fósseis até 2030. Devido ao crescimento esperado no transporte de carga, o
transporte rodoviário de mercadorias tende a crescer da mesma forma que a
capacidade ferroviária aumenta. É necessário, portanto, encontrar uma solução
para transporte rodoviário de mercadorias livre de gás carbônico.
Durante o teste de dois anos, a Trafikverket,
Administração de Transportes da Suécia e o Condado de Gävleborg querem criar
uma base de conhecimentos para saber se o sistema de Rodovia elétrica da
Siemens é adequado para futuro uso comercial de longo prazo e implantação
adicional. "De longe a maior parte das mercadorias transportadas na Suécia
passa pelas rodovias, mas apenas uma parte limitada das mercadorias pode ser
transferida para outros tipos de modal. É por isso que temos de libertar os
caminhões de sua dependência de combustíveis fósseis, para que eles também
possam ser utilizados no futuro. Rodovias elétricas oferecem essa possibilidade
e são um excelente complemento para o sistema de transporte", diz Anders
Berndtsson, estrategista-chefe da Administração de Transportes da Suécia.
O núcleo do sistema é um pantógrafo inteligente combinado
com um sistema de acionamento híbrido. Um sistema de sensores permite que o
pantógrafo seja conectado e desconectado da catenária a velocidades de até 90
km por hora.
Caminhões equipados com o sistema são alimentados pela fiação de
catenárias aéreas à medida que se movimentam, permitindo sua viagem eficiente e
sem emissões locais. Graças ao sistema híbrido, também são possíveis operações
fora da linha de contato, mantendo assim a flexibilidade dos caminhões
convencionais. A tecnologia da Rodovia elétrica apresenta uma configuração
aberta. Como resultado, soluções de baterias ou gás natural, por exemplo, podem
ser implementadas como uma alternativa para o sistema de acionamento híbrido a
diesel usado na Suécia. Isso permite que o sistema seja adaptado com
flexibilidade para a aplicação específica.
No momento, a Siemens está desenvolvendo outro projeto de
demonstração de Rodovia elétrica na Califórnia. Este projeto está sendo
realizado em colaboração com a montadora Volvo em nome do Distrito de Controle
de Qualidade da Costa Sul (SCAQMD). Os testes serão realizados ao longo de 2017
para ver como diferentes configurações de caminhões interagem com a
infraestrutura Rodovia elétrica nas proximidades dos portos de Los Angeles e
Long Beach.
Nenhum comentário:
Postar um comentário