Há 35 anos, em julho de 1981, as concessionárias
Volkswagen no Brasil começavam a receber as primeiras unidades do Voyage.
Derivado do Gol, o sedã já acumula mais de 1 milhão de unidades vendidas ao
longo de sua história. Oferecido inicialmente apenas com carroceria de duas
portas, o Voyage foi lançado nas versões S e LS, com opção de motores movidos a
álcool ou a gasolina, ambos de 1,5 litro e refrigerados a água. O câmbio era de
quatro marchas.
Como o Gol, o Voyage foi totalmente projetado e
desenvolvido no Brasil e, ao longo de sua história, já teve mais de 410 mil
unidades exportadas para 61 países. Quinto modelo Volkswagen mais vendido do
mercado brasileiro, o Voyage registrou 14.102 unidades comercializadas no
mercado nacional no acumulado do primeiro semestre de 2016.
A produção do Voyage teve início na fábrica da Volkswagen
em São Bernardo do Campo, que fabricou 340.891 unidades do carro em dois
períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Nos anos de 1988 e 1989 o
carro foi produzido na fábrica de Taubaté, no interior do estado de São Paulo.
Desde 2008, o modelo é produzido exclusivamente na unidade de Taubaté, na mesma
linha em que é fabricado também o Novo Gol.
O nome Voyage significa “viagem” em francês e foi
escolhido para o carro pela conotação de qualidades como charme e beleza. O
Voyage apresenta design versátil com formas, linhas e proporções harmônicas,
combinando uma imagem clássica com modernidade.
Uma curiosidade sobre as exportações do Voyage é que o
sedã somente é comercializado com este nome na Argentina, onde também foi
vendido com o nome Gacel (‘gazela’, em espanhol). Nos demais países da América
do Sul, América Central e México, o Voyage é conhecido como Gol Sedan.
Já nos Estados Unidos e no Canadá, onde foi vendido
durante um período de sete anos (de 1987 a 1993), foi chamado de Fox (o atual
modelo com este nome ainda não existia) e somou mais 202 mil unidades
comercializadas. Na ocasião, o Voyage exportado já contava com uma novidade
para a época que era um inédito sistema de injeção de combustível. Em relação
às versões comercializadas no Brasil, os modelos receberam aproximadamente
2.000 modificações, incluindo suspensão e câmbio de quatro marchas com
“overdrive” (longo).
Atualmente, o Voyage é exportado para oito países:
Argentina, México, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e Uruguai. Entre os
61 países onde o Voyage já foi comercializado estão Egito, Haiti, Liberia,
Bahamas, Angola e Jordânia.
A versão inicial do Voyage passou por inúmeras
atualizações ao longo de sua história, marcada também por várias séries
especiais, a começar pelo Voyage Plus, de 1983, e o Voyage Los Angeles,
caracterizado pela cor azul metálica, que homenageava os Jogos Olímpicos
realizados na cidade americana. Sua produção se estendeu até 1996, quando o
modelo foi substituído no portfólio da Volkswagen pelo recém-chegado Polo
Classic.
Em 2008, com plataforma totalmente nova e desenvolvido
simultaneamente com a quinta geração do Gol, o Voyage retornou ao mercado,
trazendo motor transversal, maior espaço interno e tecnologia e conforto
condizentes com os novos níveis de exigência do mercado brasileiro do século
21. Oferecido com motores TotalFlex 1.0 e 1.6, a partir do ano seguinte ele
também passou a contar com a opção da transmissão automatizada I-Motion.
De lá para cá, ano a ano, o sedã vem se modernizando e
inovando sua categoria. Seja em estilo ou em equipamentos de série. No início
de 2016, o sedã recebeu na linha 2017, entre outras novidades, a evolução de
design, um interior completamente novo e passou a contar com a tecnologia
Volkswagen App-Connect, a mais inovadora em sistemas de infotainment no
mercado, tornando-se o sedã mais conectado no mercado brasileiro.
Cronologia
1981 – Lançamento do sedã, com duas portas, motor de 1,5
litro refrigerado a água (o mesmo usado no VW Passat) a álcool ou gasolina, nas
versões S (Super) e LS (Luxo Super)
1982 – Eleito Carro do Ano pela revista AutoEsporte. Início da fabricação
também na Argentina, onde foi inicialmente comercializado com o nome Gacel, e
da exportação para países da América do Sul com os nomes Senda e Amazon
1983 – Primeira série especial, o Voyage Plus. Motor passa a ser 1.6
1984 – Lançamento da versão com quatro portas. Série especial Los Angeles,
homenagem aos Jogos Olímpicos realizados nos Estados Unidos, na cor azul
metálico e equipamento diferenciado como bancos Recaro e aerofólio traseiro
(limitada a duas mil unidades). Câmbio de cinco marchas passa a ser oferecido
como opcional
1985 – Passa a utilizar os motores AP (alta performance) 1.6 e 1.8
1986 – Série especial “GLS Super” com motor 1.8
1987 – Início das exportações para os Estados Unidos (Projeto 99), juntamente
com a Parati. Durante sete anos, rebatizado de Fox, o Voyage, teve 202.062
unidades exportadas para os EUA. Para atender às exigências legais e do mercado
americano, as versões CL (Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super)
passaram por aproximadamente 2.000 modificações, incluindo mudanças na
suspensão, câmbio de quatro marchas com overdrive, novos faróis, lanternas e
para-choques
1990 – Comemoração da produção de 600.000 unidades do Voyage no Brasil.
1991 – Nova dianteira: mudanças nos faróis, lanternas,
grades, capô e para-lamas. O Voyage atinge a marca de 700.000 unidades
produzidas, dessas mais de 400.000 foram destinadas ao mercado interno e o
restante para o externo, principalmente para os Estados Unidos, e Argentina
(onde recebeu o nome de Gacel e Senda), além de outros países da América
Latina, África e Europa. Até 1991 a VW já havia exportado mais de 170 mil
unidades para os EUA.
1993 – Série especial Sport, com motor 1.8
1994 a 1995 – Novas cores e revestimentos. Novos rádio e toca-fitas, como itens
opcionais
1996 – A produção do Voyage é encerrada após 465.176 unidades fabricadas, dando
lugar ao Polo Classic
2008 – Volta do Voyage após 12 anos de ausência do mercado. Desenvolvido
juntamente com o Gol, o carro tem motor transversal 1.0 ou 1.6 e linhas
completamente novas.
2009 – Versão I-Motion, com câmbio automatizado ASG e motor 1.6
2010 – Novos equipamentos de série: temporizador do limpador do para-brisa,
Módulo Alto-falantes e o Módulo Preparação, nas versões 1.0 e 1.6
2012 – Alcança o marco de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Sedã passa
a contar com design global e equipamentos inéditos. Novo Voyage traz a nova
geração de motores 1.0l, da família EA111. O novo propulsor traz a nova
denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível).
2014 - passam a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas
versões: Trendline, Comfortline e Highline. E mais: com a linha 2015, a
Volkswagen lança o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline
2016 – Modelo recebe evolução de design, interior completamente novo e a
tecnologia Volkswagen App-Connect, a mais inovadora em sistemas de infotainment
no mercado. Estreia do motor 1.0l de três cilindros Total Flex (82 cv) na linha
Voyage.
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