A série especial up! Run, que acaba de chegar às
concessionárias, reforça o compromisso da Volkswagen em oferecer, cada vez
mais, modelos com excelente desempenho e baixo consumo de combustível. Assim
como toda a linha up!, os modelos Novo Gol, Novo Voyage e Fox estão disponíveis
no mercado brasileiro com o moderno motor aspirado 1.0 de três cilindros Total
Flex, o que faz da Volkswagen a marca que oferece a maior quantidade de modelos
com esse conceito de motorização no mercado nacional. Ao todo são cinco
modelos: up!, cross up!, Novo Gol, Novo Voyage e Fox.
Há, ainda, o moderno motor 1.0 com três cilindros com a
tecnologia TSI, que consiste na combinação de injeção direta de combustível,
turbo compressore alta eficiência energética, resultando em baixo consumo de
combustível e alta performance.
Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 tem potência
de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina
no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm
à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000
rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no
uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.
Trata-se do motor mais moderno da categoria, com bloco e
cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.
Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape,
o cabeçote tem comando de admissão variável – a variação é contínua, o que
reduz consumo de combustível e emissões e melhora sensivelmente a resposta do
motor em baixos regimes de rotação. O motor dispõe de tecnologias como o sistema
de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho).
O coletor de escape integrado ao cabeçote, formando uma
peça única, é refrigerado pelo próprio líquido de arrefecimento do motor. Isso
permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais
rapidamente, melhorando sua eficiência térmica.
Outra solução inovadora adotada no motor 1.0l de 3
cilindros é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas
diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas
termostáticas. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de
funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor
atrito entre os componentes.
O up! TSI foi lançado no Brasil em julho de 2015,
trazendo o novo motor 1.0 TSI Total Flex. O modelo chegou para revolucionar o
mercado brasileiro em termos de desempenho, economia de combustível e prazer ao
dirigir.
O novo motor 1.0 TSI Total Flex é o mais avançado da
Volkswagen no Brasil e o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e
tecnologia flexível produzido no País. O mercado brasileiro é primeiro no mundo
a oferecer o up! com o novo motor 1.0 TSI Total Flex, que está disponível
exclusivamente com a carroceria de quatro portas, nas versões move up!, high
up!, black up!, red up!, white up!, cross up! e speed up!.
Produzido na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP),
esse motor tem potência máxima de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido
com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. Seu torque
máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a
partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.
Com desempenho sem precedentes, o up! TSI foi o modelo
mais premiado no Brasil pela imprensa especializada em 2015 e leva apenas 9,1
segundos de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 184 km/h de velocidade
máxima – dados com etanol (E100).
O up! TSI traz de série em todas as versões ar-condicionado, direção elétrica e
vidros e travas elétricos. Também é equipado de série com sistemas ISOFIX e
top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário