Num momento crucial para a renovação do seu contrato com
a Mercedes, Nico Rosberg cometeu um erro antológico na corrida na qual o
vencedor Lewis Hamilton sobreviveu a uma manobra deplorável do alemão, como mostra este vídeo. De volta aos boxes com o bico do
seu carro destroçado, Rosberg saber do resultado obrido por Pascal
Wehrleim: mais do que um pequeno e solitário ponto para a equipe Manor, seu
décimo lugar foi um grande salto do novato alemão para garantir um equipamento
mais competitivo para 2017. Quem sabe exatamente o mesmo que este ano é ocupado
pelo ainda líder do campeonato.
Em uma corrida que transcorreu sem maiores disputas
emocionantes, Nico Rosberg assumiu a liderança na volta 27, posição que só
abandonou momentaneamente durante duas paradas para trocar pneus, mesma tática
do seu companheiro de equipe Lewis Hamilton. Na fase final da prova o alemão
tinha pneus super macios novos, mas que desgastaram mais rápido que os macios
usados do inglês; não bastasse essa desvantagem, o Mercedes #6 já tinha um
defletor quebrado e detritos de borracha – cortesia do pneus estourado do
Ferrari de Sebastian Vettel – detalhes que contribuíram para deteriorar
ligeiramente a aerodinâmica e equilíbrio do carro.
Nas voltas finais Hamilton mostrou-se mais eficiente ao
negociar as ultrapassagens sobre retardatários e no início dos últimos 4.324
metros de corrida viu suas chances aumentarem quando Rosberg errou a tangência
e perdeu ritmo na saída da curva 1. Na próxima curva, também à direita, Lewis
ficou por fora e Nico por dentro, mas optou por um traçado tão bizarro quanto
condenável para forçar o inglês a frear. O choque foi tão inevitável quanto o
peso que ele carregará por toda a vida, independente de vencer ou não o
campeonato deste ano. Dez segundos de penalização no resultado da prova foi uma
penalização que não fez nem “cosquinhas” no orgulho ferido de Rosberg.
Não foi o primeiro acidente do gênero na F-1 – Alain
Prost e Ayrton Senna, Michael Schumacher versus companhia limitada nos
brindaram vários episódios do tipo -, muito menos na equipe Mercedes. A partir
de agora, ordens de equipe deverão ser dadas claramente – ou nem tanto – e em
caso de réplicas ou tréplicas será impossível manter os dois pilotos juntos por
mais uma temporada.
Desgraça de uns, alegria de outros. Max Verstappen esteve
próximo de conquistar sua segunda vitória na categoria e, mais vez, a Ferrari
errou na estratégia de pit stops de Sebastian Vettel. As câmeras de TV mostraram
claramente o estado do pneu traseiro direito minutos antes do estouro acontecer
na reta dos boxes. Houve tempo para chamar Vettel aos boxes, mas isso não feito
e novamente Kimi Räikkönen salvou a pátria de Maranello ao ocupar o terceiro
degrau do pódio com sua peculiar expressão de alegria e felicidade.
A felicidade maior, porém, foi de Pascal Wehrleim cuja
conquista tem muito a ver com os brasileiros que disputam a temporada da F-1,
em particular Felipe Nasr: o ponto da Manor coloca o time inglês à frente da
suíça Sauber e garante, por enquanto, importante vantagem financeira na
partilha de lucros gerados pela comercialização dos direitos promocionais do
campeonato.
Em Red Bull Ring, que os tradicionalistas conhecem desde
os tempos que o autódromo era conhecido como Österreichring, ou mesmo Zeltweg,
Felipe Nasr fez uma de suas melhores atuações da temporada, algo que pode
ajuda-lo a definir para onde ele vai mudar no ano que vem. A situação na Sauber
continua complicada e, mais uma vez, fala-se no aporte de investidores
internacionais, história a ser conferida.
Mais sobre Wehrleim: como a Mercedes fornece motor para
equipes mais competitivas que aquela onde ele descobre o caminho das pedras,
ele bem poderia acabar promovido à uma vaga na Force India ou na própria
Williams, possibilidade que já deve ter sido aventada no planejamento 2017 de
Felipe Massa. Quem vê a F-1 de fora dos boxes nota que vice-campeão mundial de
2008 não tem a mesma motivação de antes, provavelmente porque seu equipamento
também não acalenta sonhos mais ambiciosos. Até domingo os números que você vê aqui mostram a quantas anda o campeonato, que
prossegue neste fim de semana com a disputa do British Grand Prix, que em terras
latinas é mais conhecido como GP da Inglaterra, corrida que acontece no
tradicional circuito de Silverstone.
Christian segue líder
A vitória nas 6 Horas de Watkins Glen, manteve o
brasileiro Christian Fittipaldi o português João Barbosa na liderança do
IMSA WeatherTech SportsCar Championship, principal campeonato norte-americano
da categoria resistência. A equipe Action Express de Fittipaldi e Barbosa fez
dobradinha - Dane Cameron e Eric Curran terminaram em segundo lugar -, e o
brasileiro Oswaldo Negri completou o pódio ao terminar em terceiro, junto com
John Pew e Pla Michael. A próxima etapa da temporada acontece domingo que vem
(10), no Canadian Tire Motorsport Park, em Clarington, no Canadá.
Di Grassi morre na praia, de novo
Pela segunda temporada consecutiva o brasileiro Lucas DI
Grassi chegou ao final do Campeonato Mundial da F-E com chances de sair
campeão. Tal qual aconteceu na temporada 2014/2015 – quando Nelson Piquet Jr
saiu vencedor -, no certame 2015/2016 o brasileiro foi derrotado na última
prova, desta vez por um erro seu e que gerou muita controvérsia. Na etapa final
– uma rodada dupla no Battersea Park, em Londres -, pode ver a largada do brasileiro, que alinhou em terceiro,
atrás de Nico Prost e Sebastien Buemi, na liderança.
Na segunda curva uma
freada arrojada acabou com Lucas e Sebastien fora da pista. O suíço conseguiu
fazer a volta mais rápida da prova, o que lhe garantiu dois pontos extras e,
consequentemente, o título. Terminada a prova Buemi não poupou críticas ao brasileiro,
que declarou:
"Sébastien freou antes do normal e eu fui um tanto
agressivo na minha tentativa porque eu sabia que tinha de passar o Nico naquela
hora para permanecer na disputa. Quando tudo está em jogo, coisas assim podem
acabar acontecendo, infelizmente".
Nico Prost venceu as duas corridas do final de semana e
garntiu os pontos suficientes para a E.Dams-Renault vencer entre as
equipes. O resultado completo do campeonato, que também teve a
participação dos brasileiros Bruno Senna e Nelson Piquet Jr, você encontra aqui. A temporada 2016/2017 começa dia 9
de outubro, em Hong Kong e está prevista para ser disputada em 12 etapas, sendo
que as duas finais, em Montreal (15 e 16 de julho) e Nova York (29 e 30 de
julho) terão duas corridas.
WG
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