O último fim de semana de maio marcou a realização de
três icônicas provas do automobilismo mundial. Enquanto a F1 correu nas
charmosas ruas de Mônaco, e a Fórmula Indy teve as 500 Milhas de Indianápolis,
o circuito de Nordschleife (como é conhecido o traçado longo de Nürburgring)
recebeu a 45ª edição das 24 Horas, uma das mais famosas corridas de longa
duração.
Único brasileiro em um grid com 160 carros, Augusto Farfus teve a
importante missão de correr em dois carros da equipe Team Schnitzer, as BMW M6 GT3
#42 e #43, e ficou próximo de subir ao pódio com ambos os quartetos.
Vencedor em 2010 e pole position da prova em 2015, Farfus, junto de seus
companheiros, mostrou desde o início das atividades que tinham um carro com
muito potencial de brigar pelas primeiras posições. Na quinta-feira, o
brasileiro garantiu a pole position provisória para o carro #43 na primeira
sessão classificatória. Na segunda sessão, ficaram com o 4º lugar, garantindo
assim vaga para o top-30. Na sessão que definiu o grid de largada, Augusto
assegurou o 10º lugar para o #43, e o #42 ficou com a 18ª posição.
No sábado, ainda na primeira parte da corrida, os dois carros já tinham tido um
grande avanço, com ambos entre os 10 melhores. No #43, Augusto dividiu a
condução com António Félix da Costa, Alex Lynn e Timo Scheider, cumprindo
quatro stints. Durante a noite, o
quarteto seguiu evoluindo, e alcançou o 3º lugar no início da manhã. Eles
estavam caminhando bem para terminarem no pódio, porém, durante uma
ultrapassagem, Farfus foi acertado por um adversário, e teve de abandonar com o
carro danificado.
Enquanto isso, o #42 também vinha muito competitivo, com Tom Blomqvist, Martin
Tomcyzk and Marco Wittmann. A última hora da prova foi marcada por uma
repentina e forte chuva, após altas temperaturas durante todo o dia anterior.
Farfus assumiu o volante para um duplo stint final, e levou o carro para
completar em um forte 4º lugar, a apenas uma posição do pódio, após 158 voltas
no circuito de mais de 25 quilômetros de extensão, e em frente a um público de
205 mil espectadores.
Depois do desafio em Nürburgring, Farfus seguiu direto para Pequim, na China,
onde participa de um evento da BMW. Na sequência, o curitibano volta ao volante
de seu DTM para a terceira etapa do campeonato, entre os dias 16 e 18 de junho
em Budapeste, na Hungria.
Augusto Farfus:
"Foi realmente uma pena que não conseguimos terminar com o carro #43. Fui
acertado por outro carro durante uma ultrapassagem, e isso quebrou a barra de
direção do carro, e me fez bater no muro e abandonar. Estávamos muito bem
posicionados para garantir um lugar no pódio. Por outro lado, fiquei muito
feliz com o 4º lugar com o #42. Foi ótimo para a equipe termos conquistado um
bom resultado, para recompensar o grande trabalho de todos e nosso espírito de
luta".
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