A segunda edição do “Dia da Mobilidade Elétrica”, será realizado hoje dia 27 de maio, em São Paulo, terá como destaque o Dual
Bus, da Eletra, ônibus elétrico de conceito inédito desenvolvido pioneiramente
no Brasil. A grande novidade tecnológica do veículo é o sistema padronizado de
tração, que pode ser alimentado por várias fontes de energia. O mesmo ônibus
pode circular em duas configurações diferentes: híbrido ou trólebus e híbrido
ou elétrico puro.
O Dual Bus é extremamente versátil, capaz de atender a
todas as necessidades dos operadores dos serviços de transportes, com o mesmo
desempenho em qualquer versão. “O Dual Bus incorpora uma série de novidades
tecnológicas que asseguram essa versatilidade, todas desenvolvidas pelos
técnicos e engenheiros da Eletra.
O Dual Bus é tracionado apenas pelo motor elétrico
e a energia para mover esse motor vem de um banco de baterias e de um motor
gerador – esse conjunto também tem a função de recarregar as baterias do
veículo. O modelo de veículo elétrico híbrido funciona com as duas fontes de
energia (motor gerador e baterias) operando simultaneamente. Como o motor
gerador só é usado para produção de energia (e não para tracionar o ônibus),
ele é menor que um motor convencional a diesel. O resultado é uma diminuição de
emissão de poluentes de 95% em relação à de um ônibus a diesel comum.
No modo híbrido, traz ainda as vantagens de reduzir
significativamente a emissão de poluentes, que pode chegar a zero na operação
com o motor gerador desligado, e o consumo de combustível em 28%. Como elétrico
puro ou trólebus, além de emissão zero, consome 33% menos energia, pela
eficiência na frenagem regenerativa.
Com 23 metros de comprimentos e a capacidade de
transportar 153 passageiros, o Dual Bus tem chassi articulado de quatro eixos e
motor elétrico desenvolvido pela WEG. O gerador, por sua vez, é formado por um
motor veicular movido a diesel de cilindrada reduzida de 12 para 7 litros e
desenvolvido pela Mercedes-Benz especialmente para o projeto, e um gerador
também feito pela WEG. É equipado com moderna transmissão automática Alisson,
que facilita a tarefa do motorista e traz conforto aos passageiros. As mudanças
de marcha e velocidade ocorrem suavemente, sem trancos, mesmo com o veículo
lotado e numa pista em aclive.
O veículo é movido por um avançado conjunto de 193
baterias de lítio, ligadas em série, instaladas em quatro compartimentos sobre
a capota. Na versão Elétrico Puro, essas baterias permitem uma tração
silenciosa, macia e potente. O Dual Bus desliza suavemente sobre a pista, sem
descarregar qualquer tipo de material poluente na atmosfera
Na versão trólebus, a novidade é o sistema pneumático de
recolhimento das alavancas coletoras de energia. Nos trólebus comuns, as hastes
no teto que se ligam à rede aérea de energia são recolhidas manualmente. No
Dual Bus, elas podem ser acionadas diretamente pelo motorista no painel. O
ônibus, assim, se desconecta da rede aérea e passa a mover-se por suas próprias
baterias sem interromper a viagem.
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