quarta-feira, 17 de maio de 2017

Mercedes-Benz Challenge disputa segunda etapa da temporada 2017 em pista dominada por pilotos locais

O Mercedes-Benz Challenge disputa no próximo domingo (21/05) a segunda corrida de 2017, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, situado a 150 quilômetros de Porto Alegre (RS). Os pilotos vão para a pista com a liderança das duas categorias sob comando de competidores da região Sul: o catarinense Claudio Simão é o primeiro na C 250 Cup, enquanto o gaúcho Fernando Júnior é o líder na CLA AMG Cup. Com 40 minutos de duração, a prova será transmitida ao vivo pelo canal por assinatura Band Sports, a partir das 10h.

A história do torneio em Santa Cruz do Sul é marcada pelo domínio sulista. Nas cinco provas disputadas naquela pista nos anos de 2011 e 2012 (somente com a categoria C 250 Cup) e 2015 (também com a CLA AMG Cup), todas as poles e quatro das cinco vitórias foram conquistadas por pilotos gaúchos. Na última visita, em 2015, Pierre Ventura e Fernando Júnior, ambos da região, disputaram cada curva pela vitória, que acabou nas mãos de Pierre. Na C 250, a dupla formada pelos conterrâneos Luis Sena Júnior/Cleiton Campos cruzou a linha de chegada em primeiro. Esses resultados consolidaram o maior domínio de “pilotos da casa” em um circuito de um mesmo estado no Mercedes-Benz Challenge.

Além de ter sido amplamente dominada pelos sulistas, a última prova disputada em Santa Cruz do Sul provou que vencer nos 3.058 metros do traçado exige um misto de ousadia e inteligência estratégica. “Eu assumi a ponta somente na última volta. E devo esta vitória à estratégia de pneus”, detalha Pierre Ventura, lembrando de sua vitória na CLA AMG Cup naquele ano. “Como sabemos que o piso é muito abrasivo e consome rapidamente a borracha, fizemos nossa parada obrigatória o mais tarde possível e colocamos quatro pneus novos. Quando voltei para a pista, estava em segundo e andando muito rápido. O líder (Fernando Júnior) tinha feito sua parada bem antes e desgastou os pneus a ponto de perder dois segundos por volta. Foi o suficiente para eu alcançá-lo e vencer na volta de encerramento da corrida”, conta Ventura, ainda entusiasmado com o resultado.

Na C 250 Cup, o catarinense Max Mohr não esconde sua expectativa para o próximo fim de semana. Entre os 35 pilotos que devem participar da segunda corrida do ano, ele referências positivas da pista que podem render alguma vantagem. “Em 2015 foi minha estreia em Santa Cruz do Sul. Gosto de traçados com curvas de alta velocidade e me dei muito bem lá. Larguei em sexto, mas fui ganhando posições. Foi uma daquelas provas em que tudo dá certo”, lembra Mohr, segundo colocado naquele ano. “Mas agora vou estrear em uma equipe nova, com um carro novo também. Então, outra vez Santa Cruz do Sul será uma corrida especial para mim”, conta o catarinense, que a partir do próximo domingo passa a ser parceiro do paulista Flavio Andrade na tradicional equipe Hotcar.

Outra novidade anunciada para o próximo domingo será o pódio composto por cinco pilotos em ambas as categorias, com o objetivo de aumentar a competitividade durante o campeonato. O Mercedes-Benz Challenge entra na pista a partir de sexta-feira, para os treinos livres. No sábado, acontecem as tomadas de tempo que definem o grid de largada. No domingo, às 10h, acontece a segunda prova da temporada 2017, com transmissão do canal por assinatura Band Sports.

Confira a classificação do Mercedes-Benz Challenge 2017:

CLA AMG Cup

1) Fernando Júnior, 20 pontos
2) Adriano Rabelo, 17
3) Betão Fonseca, 15
4) Cristian Mohr, 13
5) José Vitte, 11
6) Fernando Amorim, 10
7) Renato Braga, 9
8) Pierre Ventura, 8
9) Fabio Scorpioni, 7
10) Lorenzo Varassin, 6
11) Fernando Poeta, 5
12) Raijan Mascarello, 4
13) Paulo Varassin, 3
14) Cesar Fonseca, 2

C 250 Cup
1) Claudio Simão, 20 pontos
2) André Moraes Júnior, 17
3) Marcos Paioli/Peter Gottschalk, 15
4) Raphael Teixeira/Ricardo Crunivel, 13
5) Peter Michel Gottschalk, 11
6) Flavio Andrade, 10
7) Max Mohr, 9
8) Beto Rossi, 8
9) Alexandre Navarro, 7
10) Luiz Barcellos, 6
11) Carlos Guilherme/Sérgio Kuba, 5
12) João Lemos, 4
13) Carlos Machado, 3
14) Cello Nunes, 2
15) Giusepe Vecci, 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário