A Nissan é a primeira empresa da indústria
automobilística mundial a desenvolver o protótipo de um veículo movido por uma
Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), que funciona através de energia
elétrica de bioetanol. Com a combinação dessa com outras duas tecnologias
(motor e baterias elétricos), o Nissan SOFC consegue autonomia superior a 600
km. Por contar com uma ampla rede de abastecimento – e ser um dos principais
produtores de etanol do mundo –, o Brasil foi escolhido pela empresa japonesa
como o país a desvendar mundialmente a novidade e a fazer os primeiros testes.
Realizado com dois veículos equipados com SOFC, o
primeiro período de testes de abastecimento e utilização no dia a dia foi
realizado nos últimos meses pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan
do Brasil e demonstrou que a tecnologia de adapta perfeitamente ao uso
cotidiano e ao combustível brasileiro, ainda mais pelo fato de o país ter
infraestrutura já existente para abastecimento com etanol em todo o seu
território.
Mostrado pela primeira em agosto do ano passado, no Rio
de Janeiro, em um evento sobre a Mobilidade Inteligente da Nissan, a nova
tecnologia apresenta uma “Célula de Combustível e-Bio”, com um gerador de
potência movido por meio de uma SOFC, que se utiliza da reação de diversos
combustíveis com oxigênio, incluindo etanol e gás natural, para produzir
eletricidade altamente eficiente.
O protótipo com a Célula de Combustível faz parte do
compromisso contínuo da Nissan para o desenvolvimento de veículos com emissões
zero e novas tecnologias automotivas, incluindo sistemas de condução autônoma e
conectividade. A Nissan já tem o carro emissão zero mais vendido do mundo, o
LEAF, que tem mais de 275 mil unidades comercializadas, e é pioneira em
sistemas de mobilidade inteligente, muitos deles que já estão sendo implantados
nos veículos da marca.
O protótipo com Célula de Combustível e-Bio é abastecido
100% com etanol para carregar uma bateria de 24kWh que permite autonomia de
mais de 600 km.
A pesquisa e o desenvolvimento da Célula de Combustível
e-Bio foi anunciada pela Nissan em junho do ano passado, em Yokohama, no Japão,
mas o veículo foi revelado mundialmente em agosto, na véspera da abertura dos
Jogos Rio 2016. O motor é limpo, altamente eficiente e funciona 100% com etanol
ou água misturada ao etanol. Suas emissões de carbono-neutro são tão limpas
quanto a atmosfera, o que será a parte do ciclo natural do carbono. Além disso,
a Célula de Combustível e-Bio oferece a aceleração viva e condução silenciosa
de um veículo elétrico, juntamente com os seus custos baixos de manutenção, ao
mesmo tempo em que possui a autonomia de um veículo movido a combustível
fóssil.
Combustíveis bioetanol são provenientes principalmente da
cana de açúcar e milho. Eles estão amplamente disponíveis em países da América
do Norte e do Sul, que dispõem de infraestrutura já estabelecida. Devido à
fácil disponibilidade de etanol e da baixa combustibilidade de água misturada
ao etanol, o sistema não é dependente ou restringido pela infraestrutura de
carregamento existente, tornando mais fácil para apresentar ao mercado.
Assim, a Nissan continua promovendo a inteligência e
eletrificação dos veículos. O conceito da marca, “Innovation that Excites”, é
entregue com a “Mobilidade Inteligente da Nissan”, que tem como foco a forma
como os carros são movidos, dirigidos e integrados à sociedade ao mesmo tempo
que proporciona uma experiência de condução mais agradável.
A Célula de Combustível e-Bio vai tornar real a proposta
“Nissan Intelligent Power”, promovendo uma maior eficiência e eletrificação dos
carros e o prazer da condução, assim como também desenvolvendo novas
tecnologias de baterias de veículos elétricos, como, por exemplo, as que
equipam o Nissan LEAF, o Nissan e-NV200 e o Nissan Note e-Power.
A Nissan vai continuar a agregar valor aos seus clientes
com sistemas que permitem a extração de energia elétrica a partir de vários
combustíveis, solucionando os problemas de infraestrutura vinculados ao
fornecimento de energia em todas as regiões do mundo.
A Célula de Combustível e-Bio oferece transporte
ecoamigável e cria oportunidades regionais de produção de energia e pode
utilizar uma infraestrutura que já existe. No futuro, ela vai se tornar ainda
mais ecoamigável, pois o etanol misturado com água é mais fácil e seguro de
manusear do que outros combustíveis. Sem a necessidade de se criar nova
infraestrutura, isto tem grande potencial de crescimento de mercado.
ESPECIFICAÇÕES - e-Bio – Protótipo de Veículo
Movido a Célula de Combustível
|
|
Veículo de Base
|
e-NV200
|
Capacidade da Bateria
|
24 kWh
|
Fonte de Energia
|
Eletricidade, Etanol
|
Capacidade do Tanque
|
30 litros
|
Rendimento da SOFC
|
5 kW
|
Autonomia
|
Superior a 600 km
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário