domingo, 14 de maio de 2017

NISSAN:Veículo elétrico movido a célula de combustível de bioetanol completa primeiro período de testes no Brasil

A Nissan é a primeira empresa da indústria automobilística mundial a desenvolver o protótipo de um veículo movido por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), que funciona através de energia elétrica de bioetanol. Com a combinação dessa com outras duas tecnologias (motor e baterias elétricos), o Nissan SOFC consegue autonomia superior a 600 km. Por contar com uma ampla rede de abastecimento – e ser um dos principais produtores de etanol do mundo –, o Brasil foi escolhido pela empresa japonesa como o país a desvendar mundialmente a novidade e a fazer os primeiros testes.

Realizado com dois veículos equipados com SOFC, o primeiro período de testes de abastecimento e utilização no dia a dia foi realizado nos últimos meses pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan do Brasil e demonstrou que a tecnologia de adapta perfeitamente ao uso cotidiano e ao combustível brasileiro, ainda mais pelo fato de o país ter infraestrutura já existente para abastecimento com etanol em todo o seu território.

Mostrado pela primeira em agosto do ano passado, no Rio de Janeiro, em um evento sobre a Mobilidade Inteligente da Nissan, a nova tecnologia apresenta uma “Célula de Combustível e-Bio”, com um gerador de potência movido por meio de uma SOFC, que se utiliza da reação de diversos combustíveis com oxigênio, incluindo etanol e gás natural, para produzir eletricidade altamente eficiente.

O protótipo com a Célula de Combustível faz parte do compromisso contínuo da Nissan para o desenvolvimento de veículos com emissões zero e novas tecnologias automotivas, incluindo sistemas de condução autônoma e conectividade. A Nissan já tem o carro emissão zero mais vendido do mundo, o LEAF, que tem mais de 275 mil unidades comercializadas, e é pioneira em sistemas de mobilidade inteligente, muitos deles que já estão sendo implantados nos veículos da marca.

O protótipo com Célula de Combustível e-Bio é abastecido 100% com etanol para carregar uma bateria de 24kWh que permite autonomia de mais de 600 km.

A pesquisa e o desenvolvimento da Célula de Combustível e-Bio foi anunciada pela Nissan em junho do ano passado, em Yokohama, no Japão, mas o veículo foi revelado mundialmente em agosto, na véspera da abertura dos Jogos Rio 2016. O motor é limpo, altamente eficiente e funciona 100% com etanol ou água misturada ao etanol. Suas emissões de carbono-neutro são tão limpas quanto a atmosfera, o que será a parte do ciclo natural do carbono. Além disso, a Célula de Combustível e-Bio oferece a aceleração viva e condução silenciosa de um veículo elétrico, juntamente com os seus custos baixos de manutenção, ao mesmo tempo em que possui a autonomia de um veículo movido a combustível fóssil.

Combustíveis bioetanol são provenientes principalmente da cana de açúcar e milho. Eles estão amplamente disponíveis em países da América do Norte e do Sul, que dispõem de infraestrutura já estabelecida. Devido à fácil disponibilidade de etanol e da baixa combustibilidade de água misturada ao etanol, o sistema não é dependente ou restringido pela infraestrutura de carregamento existente, tornando mais fácil para apresentar ao mercado.

Assim, a Nissan continua promovendo a inteligência e eletrificação dos veículos. O conceito da marca, “Innovation that Excites”, é entregue com a “Mobilidade Inteligente da Nissan”, que tem como foco a forma como os carros são movidos, dirigidos e integrados à sociedade ao mesmo tempo que proporciona uma experiência de condução mais agradável.

A Célula de Combustível e-Bio vai tornar real a proposta “Nissan Intelligent Power”, promovendo uma maior eficiência e eletrificação dos carros e o prazer da condução, assim como também desenvolvendo novas tecnologias de baterias de veículos elétricos, como, por exemplo, as que equipam o Nissan LEAF, o Nissan e-NV200 e o Nissan Note e-Power.

A Nissan vai continuar a agregar valor aos seus clientes com sistemas que permitem a extração de energia elétrica a partir de vários combustíveis, solucionando os problemas de infraestrutura vinculados ao fornecimento de energia em todas as regiões do mundo.

A Célula de Combustível e-Bio oferece transporte ecoamigável e cria oportunidades regionais de produção de energia e pode utilizar uma infraestrutura que já existe. No futuro, ela vai se tornar ainda mais ecoamigável, pois o etanol misturado com água é mais fácil e seguro de manusear do que outros combustíveis. Sem a necessidade de se criar nova infraestrutura, isto tem grande potencial de crescimento de mercado.


ESPECIFICAÇÕES - e-Bio – Protótipo de Veículo Movido a Célula de Combustível
Veículo de Base
e-NV200
Capacidade da Bateria
24 kWh
Fonte de Energia
Eletricidade, Etanol
Capacidade do Tanque
30 litros
Rendimento da SOFC
5 kW
Autonomia
Superior a 600 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário