terça-feira, 23 de maio de 2017

Veículos inovadores para o transporte de pessoas e cargas mostram futuro do transporte municipal

A ZF acaba de fechar um contrato de joint venture com a empresa e.GO Mobile AG através da sua subsidiária Zukunft Ventures. 

As metas da nova joint venture e.GO Moove, sediada em Aachen, consistem em desenvolver, produzir e vender veículos transportadores autônomos de pessoas e cargas. O primeiro protótipo foi apresentado recentemente no campos da RWTH Aachen University. A ação está baseada na premissa de que a eletromobilidade autônoma tornará o trânsito em áreas metropolitanas mais limpo, seguro e eficiente. Com a joint venture será possível promover o estabelecimento desses sistemas e inspirar outras inovações tecnológicas.  

"Veículos e-shuttle autônomos, conectados e assim altamente flexíveis desempenharão um papel significativo em áreas urbanas e metropolitanas do futuro como modalidades de transporte seguras, confortáveis, eficientes e ambientalmente corretas”, explica o Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF Friedrichshafen AG. “Estes veículos nos colocam a um importante passo, cada vez mais próximos da nossa Vision Zero.”

A ZF é um dos principais fornecedores automotivos de driveline eletrificado, que são elementos básicos fundamentais no compromisso da ZF para com a joint venture idealizada, a empresa e.GO Moove, por serem caracterizados pela durabilidade, economia e alto nível de eficiência. Além disso, a ZF também disponibilizará suas tecnologias de ADAS, chassis e de fusão de sensores para a joint venture. 

A caixa de controle de supercomputação escalável ZF ProAI desempenhará um papel central como um sistema de veículo integrado que pode ser atualizado na nuvem. A caixa de controle baseia-se em algoritmos de inteligência artificial para aplicações na infraestrutura do veículo, sendo inclusive capaz de aprender. Ela pode se comunicar com outros veículos e com o seu ambiente ao redor, e, na forma de inteligência de enxames, torna as frotas de veículos mais seguras e mais eficientes. A ZF, a e.Go Mobile AG e a Nvidia trabalham em conjunto para desenvolver e testar funções de condução autônoma para o e.GO Mover.

A joint venture estabelecida pela e.GO Moove será um ótimo acréscimo a este mercado. Conforme informa o Dr. Stefan Sommer, “juntos com a e.GO estamos combinando o poder de inovação, velocidade e know-how de produção global na indústria da mobilidade com vendas de primeira classe e expertise em serviço. Os veículos transportadores de pessoas e cargas da e.GO demonstrarão a nossa expertise em sistemas mecânicos inteligentes, bem como em condução autônoma e, assim, nas soluções de mobilidade do futuro.”


Portanto, a ZF continua a estabelecer acordos de cooperação com parceiros externos e outros especialistas neste campo, motivo este pelo qual ela fundou a Zukunft Ventures GmbH em setembro de 2016. Sediada em Friedrichshafen, esta nova empresa tem uma missão bem clara, ou seja, investir em empresas que estejam ativamente desenvolvendo tecnologias que são relevantes para a ZF. E, por parte da ZF, essas empresas de menor porte, porém já bem estabelecidas, recebem o apoio de um sólido parceiro. Em contrapartida, a ZF está expandindo o seu portfólio para incluir tecnologias sustentáveis que a manterá um passo à frente da concorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário