quarta-feira, 31 de maio de 2017

Tarcísio Dias em Mecânica Online - Conectividade pode contribuir para a redução de acidentes entre carros e motocicletas.

Ninguém tem dúvida dos riscos que todos nós corremos na combinação entre motoristas e motociclistas em nossas vias. Não é por acaso que a convivência nunca foi algo fácil, mas normalmente, é o motociclista quem leva a pior na hora de um acidente.

Segundo uma recente pesquisa apresentada na Alemanha, os motociclistas estão entre os condutores que mais correm riscos, com 18 vezes mais chances de serem mortos em um acidente do que motoristas.  Só em 2016, aproximadamente 30 mil acidentes de moto foram registrados somente na Alemanha, dos quais cerca de 600 foram fatais. Imagine você os nossos números!

É uma realidade muito triste. Uma das principais razões é que os motociclistas são negligenciados no trânsito, tanto em cruzamentos como em ultrapassagens.
Em pareceria com a Autotalks, Cohda Wireless e Ducati, a Bosch desenvolveu o protótipo de uma solução inteligente para conectar motos e carros e garantir a visibilidade digital.

"Permitimos que motocicletas e carros conversem entre si, criando um escudo de proteção digital para os motociclistas", afirma o Dr. Dirk Hoheisel, membro da direção mundial da Bosch. A meta é evitar a ocorrência de situações perigosas.

Conectividade pode contribuir para a redução de acidentes - De acordo com uma pesquisa sobre acidentes realizada pela Bosch, a comunicação entre a motocicleta e o carro pode evitar quase um terço dos acidentes.

"Através de sistemas de segurança como o ABS e o controle de estabilidade, a Bosch já tornou a condução do motociclista significativamente mais segura. Conectando as motocicletas, o objetivo é elevarmos a segurança para um nível superior", diz Hoheisel.

A solução funciona da seguinte forma: veículos dentro de um raio de centenas de metros trocam informações, até dez vezes por segundo, sobre os tipos os veículos, velocidade, posição e direção do percurso.

Muito antes dos motoristas ou dos sensores presentes nos veículos percebam a presença de uma motocicleta, a tecnologia informa a situação permitindo que ambos os usuários da rodovia (motoristas e motociclistas) adotem uma estratégia de condução mais defensiva.

Um exemplo de situação perigosa é quando uma motocicleta fica no ponto cego do carro, no momento em que este irá fazer uma ultrapassagem ou mudar de faixa em uma avenida.

A nova tecnologia identifica a condição potencialmente perigosa, avisando o motociclista ou o motorista ativando um alarme sonoro e também uma luz de aviso no painel. Desta forma, todos recebem as informações necessárias para evitar ou reduzir o risco de acidentes.

Troca de informações entre veículos em milissegundos - Para a troca de dados entre motocicletas e carros, o sistema utiliza como base o padrão público WLAN (ITS G5).

Com um tempo de transmissão de poucos milissegundos entre o transmissor e o receptor, os usuários podem gerar e transmitir informações importantes relacionadas ao tráfego nas ruas.

Além disso, veículos estacionados ou com velocidade reduzida também podem transmitir dados para os receptores próximos.

Para permitir que motociclistas e motoristas distantes recebam com segurança toda a informação necessária, a tecnologia utiliza recursos que encaminham a informação automaticamente de veículo para veículo.

Em situações críticas, portanto, todos os usuários sabem o que está acontecendo e podem tomar as providências necessárias antecipadamente.

BOX
- Nova tecnologia pode contribuir para evitar quase um terço dos acidentes com motocicleta
- Conectar motos e carros garante a visibilidade digital
- Motociclistas correm 18 vezes mais risco de morte por acidente do que motoristas

VÍDEO

PERFIL
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário