quinta-feira, 25 de maio de 2017

Volkswagen mostra conceitos e celebra esportividade em encontro de GTI

Começou ontem (24) o encontro anual de GTI no Lago Wörthersee, na Áustria, o maior do gênero no mundo – até o sábado 27, cerca de 200 mil fãs da mítica sigla visitarão a exposição ao ar livre. A Volkswagen participará oficialmente com várias surpresas. Entre elas, a estreia mundial do up! GTI, conceito de 115 cv que presta homenagem ao Golf GTI original de 1976.

Outra estreia mundial em Wörthersee é o Golf GTE Performance Concept. O híbrido tipo plug-in desenvolve potência de 272 cv (em vez dos 204 cv do modelo de produção). O torque é de 450 Nm (45,9 kgfm), ante os 350 Nm (35,7 kgfm) originais.
O novo up! GTI – externa e internamente similar em tamanho com o GTI original – ampliará a gama de produtos Volkswagen com essa sigla a partir do início de 2018, na Europa. Equipado com motor TSI de 200 Nm (20,4 kgfm) de torque, pesa apenas 997 kg e é capaz de atingir 197 km/h de velocidade máxima, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos.
Em seu exterior o up! pode ser identificado pelos símbolos GTI – na dianteira, a faixa vermelha na grade do radiador; sobre ela, a sigla GTI. Nas laterais, as faixas duplas remetem ao GTI original. As rodas são de 17 polegadas. A suspensão foi rebaixada em 15 mm (em relação ao up! “normal”). Na traseira, há uma faixa vermelha e o defletor. No interior, há volante esportivo, pomo da alavanca de câmbio “GTI” e o lendário revestimento “Clark” dos bancos.
Com o Golf GTE Performance Concept a Volkswagen mostra uma possível evolução para o híbrido, capaz de rodar até 50 km em modo totalmente elétrico. Externamente, o modelo é pintado na cor branca, trazendo detalhes como o teto e retrovisores na cor preta e elementos azuis nas laterais, além de defletores no para-choque dianteiro em preto brilhante e rodas de 19 polegadas. Para acompanhar o acréscimo de potência, a Volkswagen o equipou com discos de freio perfurados de 17 polegadas.
Na traseira, fora adotadas novas saídas de escapamento, difusores e o defletor de teto do lendário Golf GTI Clubsport. No interior, há detalhes exclusivos como bancos esportivos revestidos de couro e volante multifuncional revestido de “Alcântara”, com marcação de “12 horas” (que indica a posição centralizada) em azul.
Outro GTI também será destaque em Wörthersee: o Golf GTI First Decade (Primeira Década), 10º carro criado e preparado pelos aprendizes da Volkswagen a participar da mostra. O Golf GTI First Decade foi criado em aproximadamente nove meses com base nas ideias de aprendizes de seis áreas.
O Golf GTI First Decade combina motor de 410 cv, cuja potência é entregue nas rodas dianteiras, a um motor elétrico de 48 Volts que desenvolve 12 kW, entregues nas rodas traseiras. Os sistemas podem ser utilizados separadamente ou de forma combinada, quando necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário