Wagner Gonzalez |
Espanhol vai largar na segunda fila na corrida de domingo.
Dixon garante pole com média de 373,632 km/h.
Kanaan é o melhor brasileiro no grid
As 500 Milhas de Indianápolis deste ano acontecem domingo mas o espanhol
Fernando Alonso já pode ser considerado um vencedor da corrida com a maior
premiação em dinheiro do automobilismo mundial. O feliz ganhador da tradicional
Indy 500 de 2017 poderá receber mais de US$ 3 milhões e um prestígio que
permitirá aumentar bastante esse valor. Três vezes vencedor da competição, o
brasileiro Hélio Castro Neves foi o primeiro a quebrar a barreira dos US$ 3
milhões com sua vitória em 2009. Nos ultimos anos a média do prêmio entregue ao
vencedor ficou em torno de US$ 2,7 milhões.
Carro de Alonso está cada vez mais coberto por marcas de patrocinadores (IMS) |
Alonso pode até não vencer a corrida, mas já deixou sua
marca na história do evento: ele vai largar em quinto, ocupando a vaga central
da segunda fila e mostrou uma adaptação supreendentemente rápida à pista
norte-americana. Convertendo isso para moeda forte o resultado é que seu
Dallara-Honda está cada vez menos laranja, a cor original da McLaren, e cada
vez mais marcado por patrocinadores que pegaram carona em uma muito bem
estruturada ação de marketing. Fala-se mais da estreia de Fernando Alonso no
“Brickyard (referência ao pavimento original do quadrilátero de 2, 5 milhas de
extensão) do que de Scott Dixon, o autor da pole position. E olhe que ele já
tinha conquistado o feito em 2009 e 2015...
Scott Dixon celebra a conquista de sua terceira pole position em Indianapolis (IMS) |
Tão ou mais contundente que tal resultado é o fato da
performance de Alonso desviou os holofotes outrora focados no GP de Mônaco para
o traçado de Indiana. Como consequência, o mundo do esporte a motor viu-se
obrigado a diminuir o espaço da corrida mais charmosa da temporada da F-1 para
esmiuçar as entrelinhas do acordo que tornou possível a estreia do asturiano
bi-campeão mundial no universo de Indy.
A inglesa Pippa Mann é a única mulher entre que disputa a Indy 500 deste ano |
Eu mesmo já ouvi algumas pessoas comentarem que a jogada
não era apenas amenizar o vexame que a Honda vive no que um dia foi o Reino de
Ecclestone. Dessas almas saíram comentários de que o objetivo desse trabalho
seria unificar as duas categorias; James Bond já convenceu muita gente a nunca
dizer nunca e o próprio Bernie Ecclestone sempre diz que “everything is
possible”; Até coloco algumas fichas na vitória de Alonso, mas juntar Indy com
F-1 seria como colocar catchup e mostarda em uma pizza do Camelo ou da Cantina
Speranza. Por tudo isso, considero que Alonso já venceu em Indy.
Matheus Leist conquistou a pole para a prova preliminar, que acontece sexta-feira |
Para quem gosta de corrida o fim de semana propõe uma
agenda cheia: a manha de domingo tem a F-1 nas ruas do Principado de Mônaco e
após o almoço será a vez de acompanhar as 500 Milhas de Indianapolis. Não
bastasse isso na sexta-feira será interessante acompanhar o desempenho de
Matheus Leist, que larga na pole position para a prova de F-Indy Light,
categoria de acesso. O piloto gaúcho trocou o automobilismo europeu pelo
norte-americano e seu desempenho vem crescendo a cada etapa.
Wagner Gonzalez
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