Os primeiros veículos bicombustíveis para o coleta de
resíduos do mundo, que usam uma combinação de diesel e hidrogênio e que
receberam uma transmissão Allison totalmente automática, entraram em serviço na
Escócia. Espera-se que esta nova e ousada iniciativa, assumida pelo Conselho do
condado de Fife, reduza o nível de emissões, diminua os custos operacionais do
veículo e reduza os ruídos do motor, tornando os veículos mais fáceis e seguros
para as serem operados por seus motoristas.
Num momento em que as autoridades em todo o Reino Unido estão sob grande
pressão financeira, o Conselho de Fife optou por comprar dois veículos de
coleta de resíduos (RCVs — refuse collection vehicles) bicombustíveis depois de
avaliar os custos do ciclo de vida dos caminhões. Como parte de um processo
mais amplo de aquisição, também foram comprados seis RCVs com motores a diesel
equipados com transmissões Allison.
Os oito novos RCV do condado de Fife foram montados sobre o chassi do
Mercedes-Benz Econic de 26 toneladas, com carrocerias idênticas Heil PowerLink
e levantadores de contêineres Terberg. O Econic é movido por um motor Mercedes
OM 936 LA de seis cilindros e 7,7 litros, que desenvolve 299/354 hp que chega
às rodas por meio de uma transmissão Allison totalmente automática de seis
marchas da Série 3000™. Os veículos operarão em uma rota exigente, com muito
anda e para, de segunda a sexta-feira por 15 horas diárias.
A tecnologia de bicombustível desenvolvida pela
inglesa ULEMCo Ltd. faz com que o hidrogênio seja injetado no sistema de
admissão de ar, se misture com diesel, e na sequencia seja introduzido
diretamente no motor a combustão. O hidrogênio, comprimido a 350 bar, provém de
tanques instalados do lado esquerdo do chassi do Econic. A adaptação do kit de
hidrogênio inclui um sistema de gerenciamento do motor cuidadosamente
controlado, que otimiza o uso do combustível em sua mistura com o diesel, para
possibilitar a máxima redução das emissões com um ótimo equilíbrio entre
desempenho e autonomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário