Coluna 2117 – 26.05.2017
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No topo das quatro
argolas
Audi centrou sua bandeira de rendimento e tecnologia em três veículos: R8
cupê; station wagon RS 6 Avant, e hatch 4 portas RS 7 Sportback. No R8,
carro de corridas amansado, enorme motor V10 aspirado, injeção direta, entre
eixos traseiro, 5,2 litros, 610 cv, tração em todas as rodas, transmissão S
Tronic 7 velocidades. Nos outros, motor V8, 4,0 litros, turbo injetados, 605 cv,
700 Nm de torque – indo a 750 Nm quando o acelerador é totalmente pressionado.
Experiência
Audi convidou alguns jornalistas a conduzi-los no circuito da Fazenda
Capuava, Indaiatuba, SP. Não é uma pista de corridas, mas capricho de rico
aficionado a disputas, como era o Cidão Diniz,
construindo circuito para diversão com amigos em carros esportivos ou alguns de
competição, como um Lister Jaguar, engenheiro e mecânico ingleses para
funcionar e manter. A fazenda, primorosa em paisagismo e disposição, ainda tem
campo de polo, criação de gado. Pessoalmente não gosto muito, pois todo o
esforço e emoção aplicados pelo Cidão
perderam razão de ser, transformados em local de eventos.
Tais Audi são o pico da tecnologia da marca, donos de impecável
construção e dimensionamento. A capacidade performática supera as habilidades
de seus condutores - com certeza nunca extrairão de tais máquinas todo o seu
potencial em aceleração, estabilidade e freios. Todos exsudam construção
responsável.
Lição
Contido pela limitação de espaço, poupo os leitores de informações quanto
à riqueza construtiva, equipamentos e acessórios, aconselhando leitura mais
rica em detalhes, como exigem os produtos e os aficionados. Entretanto assumo a
responsabilidade de traduzir impressões pessoais.
Tive sorte de dirigir o R8 e o RS 7 Sportback com pista molhada e pequena
chuva. Bom para perceber a excepcional aderência permitida pela tração em todas
as rodas – opção mecânica pela Audi para evitar patinar as rodas com tração
exclusivamente dianteira. A distribuição de torque em todas as rodas dá
estabilidade superior. As suspensões e até cubos de rodas empregam alumínio em
quantidade. Os freios com discos revestidos em cerâmica nas 4 rodas propiciam
desaceleração brilhante, e nas demandas ao acelerador é generoso. No hatch RS 7 e no station, o V8 de uso comum logo o exibe acima da marcha lenta e se
mantém pleno até os 6.000 rpm. Os 700 Nm equivalem, a grosso modo, em 7 motores
1,0 juntos, e injeção direta, um turbo para cada bancada de cilindros, dão a
impressão de haver um ente mágico despejando com vigor um balde cheio de torque
para impulsionar as rodas. As respostas ao acelerador são plenas, generosas,
daí fazer de 0 a 100 km em 3,7s e superar os 300 km/h.
Período
Dos R8 optei pelo amarelo. Homenagem histórico-sentimental: tenho cinquentenário
Lumimari Malzoni, o avô do Puma, utilizando mecânica Auto Union 1,0 – Audi era
uma das marcas a fazer tal união. O esportivo atual é carro de corridas
suavizado, construção mesclando alumínio, metais com tratamento nobre,
compósitos para resistência e leveza. Volumoso motor com 10 cilindros em V e
ronco exclusivo na geração de 610 cv e 560 Nm de torque com pico aos 6.000 rpm,
capaz de acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 3,2 s e cravar verdadeiros 330
km/h. É automóvel sério, privilegiando engenharia, desprezando o marketing.
Feito artesanalmente – permite encomendas combinando cor e tomadas de ar
laterais do agrado do comprador - na fábrica da Audi Sport, dedicada às
melhorias de performance. Divide plataforma com o Lamborghini Gallardo.
Aerodinâmico, pes 1,55 t, mostrava maior identidade com as sensações e reações
absorvidas em tantos anos e quilometragem rodados pelo condutor, com aceleração
forte, crescimento linear em torque e potência exauridos pelas rodas leves com
21”. Na mão, de reações adequadas à
demanda. Saídas de curvas mais lentas ante o hatch e o imaginado station,
pelo menor torque.
Surpreendente ? Mas é o retrato histórico do ciclo em vias de se
encerrar. As regras anti poluição, pró redução de consumo ditadas por
burocratas e advogados colocaram os engenheiros na pesquisa por mais cavalos,
menos sede, menos tamanho e menos peso. Deram nos motores compactos, leves,
geradores de enorme cavalaria, generosos em fornecer torque até há pouco
inimaginável.
Assim, num comparativo entre um hatch
e um esportivo, tão diversos entre si, ficou clara a exígua diferença de
performance. Motivo ? Basicamente o combinar injeção de combustível com turbos
e intercoolers. Há uns anos o Claudio
Demaria, engenheiro chefe da Fiat me surpreendeu enviando-me para experimentar um
Alfa 159 V6 3,2, aspiração atmosférica. Pico da linha, agradabilíssimo, e
deixou a mesma sensação de fim de tempo. Após, só motores menores e turbo
alimentados. Caso do R8 daqui a previsíveis 4 anos.
Preços
Padrão imobiliário em R$: R8 1,171M; RS 6 Avant 670 mil; RS 7 Sportback
729 mil.
Onde ver mais
R8
Coupé V10 plus:
RS 6 Avant performance
RS 7 Sportback performance
Macron toma posse e apresenta o DS7 Crossback
Emmanuel Macron, novo presidente da França, fez desfile da posse em azul
e ainda não lançado 7 Crossback azul DS, nova marca de luxo da PSA. Derivado de
Citroëns, o DS, agora independente, amplia escolha para servir ao governo.
Somou lobby da nova marca com
a juventude do novo governo, e cerimônia apresentou o DS 7 ao mundo – com ele fabricante
quer entrar no mercado dos EUA. Tem jeito de ser nova condução de embaixadores franceses
mundo a fora.
Na França automóveis presidenciais são da preferência do eleito, e escolhas
são dentre as do país. Há cinquenta anos o general Charles De Gaulle utilizava dois
Simca Présidence de 4 portas, tornados conversíveis pelo carrozziere Chapron. A Simca foi comprada pela Chrysler, perdendo
nacionalidade e cliente, pois De Gaulle, nacionalista, mandou substitui-los por
Citroëns DS, também tornados cabriolets.
Em sequência outros da marca: SM Maserati; XM limousine. E Peugeot 604; e insólito Rambler made in USA, dos tempos de associação entre Renault e American
Motors.
Dos mais recentes, Renaults Laguna, Safrane; Jacques Chirac usou Citroën
CX; François Hollande, recém deixando o Eliseu, andava com modelo C5; e Macron
inaugurou o DS.
Novo mandatário exibiu mundialmente pretensões DS, representar luxo e
avanço tecnológico franceses. Neste campo porta o sistema DS Active Scan Suspension, baseado no assemelhado nos Mercedes
Classe S: imagens de câmara frontal lendo o piso, alteram os amortecedores para
enfrentar imperfeições, mantendo ao máximo o conforto de rolagem.
Há críticas pela escolha. Financeiras pela aquisição de automóvel não
blindado por 40 mil euros. Patrióticas, pelos não concordes ante o fato de o
estado francês ser sócio em 15% da Renault, e assim, mandatoriamente, deveria
adquirir carro da marca, e não produto PSA, com chineses em seu capital.
Roda-a-Roda
Quem diria
– Icônica
marca de automóveis esportivos Lotus agora é chinesa, controlada pela Geely – dona
da Volvo. No pacote comprou 49,9% das ações da Proton, da Malásia.
Negócio - Proton
foi política governamental para colocar o país no mundo da indústria e
tecnologia, e nova injeção de poder deve expandir sua ação. Dentre os interessados
na compra estavam Renault, PSA Peugeot Citroën e Suzuki.
Imagem –
Analistas do setor creem, compra da Lotus integra projeto de Li Shufu,
controlador da Geely, para atuação global, e faze-la aparecer ícone, como nas
grandes marcas: Ferrari/ FCA; Porsche/ VW; Lexus/ Toyota.
Negócio – Como em
transações assemelhadas, Geely e Volvo terão muito a absorver na tecnologia de
construção de carros leves, característica principal dos Lotus. No caso, mesclará
com a resistência construtiva Volvo.
Lá – VW lançou na Europa o up! versão
GTi. Pequeno motor 1,0 aumentado para 115 cv. Rebaixou 16 mm, colocou rodas
leves 17”, aumentou freios e reviu suspensão. Faz de 0 a 100 km/h em 8,8s e
final de 212 km/h.
Aqui – No Brasil novidade de julho será
versão Pepper, incrementada em decoração. Mas o GTi abriu caminho para versão
de maior performance.
Macri – Presidente argentino Mauricio Macri
fez périplo de cooptação de investimentos na Ásia. Com CEO da Nissan Motor Co,
Hiroto Saikawa, agradeceu chegada da marca a seu país.
Produto –Terá linha de montagem dentro da
fábrica Renault, em Córdoba e fará picapes Nissan, Renault e Mercedes. Produção
ao fim de 2018 do Frontier hoje importado do México.
Mais – No circuito visitou Takeshi
Uchiyamada, chairman da Toyota. No
colega de Mercosul ampliou instalações, contratou 300 pessoas, e incrementará
produção em 30%, após re divisão comercial na América Latina. Exportará 70% da
produção estimada em 130 mil picapes Hi Lux e SUV SW4.
Expansão – Sob direção de Steve St Angelo
implantou e administra projeto de expansão de mercado na América Latina.
Base – PSA sediará operação latino
americana da marca DS na Argentina. Nomeou Valentina Solari diretora geral,
concentrando gestão, controle, e mostrar marca como elegância e tecnologia
francesas. Brasil, mercado maior, a reboque.
Salón
– Ante
proximidade de datas entre lançamento ao mercado brasileiro e o Salón del Automóvil, Buenos Aires, 10 a
20.junho, Ford aproveitou para mostrar novo EcoSport aos argentinos.
E ? – Após, mostra local à imprensa não convidada à
vilegiatura. No mercado, com motorizações 2,0 e 1,5 3-cilindros, agosto.
Mais – GM apresentará o Equinox, SAV mexicano,
substituto do Captiva, e Fiat o Argo e seu equivalente europeu, Tipo. Venderá
ambos no mercado argentino.
Dez – Menor dentre motos BMW, G 310R será o 10o.
produto em Manaus: monocilíndrico, refrigeração líquida, 310 cm3 e 34,4 cv de
potencia. Peças feitas na Índia, mercado menos exigente, e exportada para
montagem em Manaus.
Preço – Preço desconhecido, mas importar
de país com produtos baratos instiga raciocínio de, apesar do rótulo Premium,
possa competir com Honda Twister e Yamaha Fazer, ambas de 250 cm3 e ABS. Base
em torno de R$ 15,5 mil.
Lei – Resolução
667 Contran, Conselho Nacional de Trânsito, normatiza iluminação de veículos.
Encerra aventura de usar lâmpadas inadequadas, como as de Led em faróis comuns,
e as azuis – exceto para sinalização. Bota ordem.
Chegando –
Em dias concessionárias Nissan receberão modelo Kicks nacional. Queda de vendas
mudou planos, desde adiar produção, e ações para reduzir preços: versões com
menor conteúdo, câmbio mecânico, e focará antecipadamente compradores com necessidades especiais e taxis.
Motor – Por enquanto não emprega
atualizado motor Renault 1,6 SCE, de maior potencia e torque, porém
injustificável a associadas como Renault e Nissan ter, cada uma, motor diferente.
Mercado pulula de Suvs e Savs neste segmento.
Fora - Ante cobrança de acionistas por
pagamento de dividendos, GM cancelou investimentos para produção na Índia;
suspenderá vendas no mercado interno; apenas exportará; e venderá tradicional
operação na África do Sul.
Como – Passará adiante 57,7% de joint venture no Kênia; negocia com Isuzu assumir a fábrica na
África do Sul; venderá seus 30% nessa japonesa.
Onde - Focará
em investimentos nos EUA para produção de picapes e SUVS; aplicará nas
pesquisas de veículos autônomos; verá mercados mais rentáveis.
Diferente – Na Ford
cobrança idêntica deu resultado diferente: aposentaram precocemente Mark
Fields, 56, presidente, ex menino de ouro. Substituto Jim Hackett, 62, na Ford
há apenas um ano, vindo de fábrica de móveis e de trabalho social: diretor
atlético da Universidade de Michigan.
Visão - Família
Ford, controladora do negócio, gosta de novidades. Antecessor de Fields, Alan
Mulally veio da Boeing. Desconhecia automóveis, salvou a marca.
Tensão – Hackett
tem fama de excepcionalmente dedicado, e no emprego anterior reduziu à metade
fábricas e operários. Dizem-no de ações e soluções. Saída cortou poderes de Ray
Day, diretor de comunicações, agora consultor.
Aqui – Crê-se
em reflexos no Brasil. Recentemente Day impôs criação de diretoria corporativa,
indicando titular e missão: convívio com formadores de opinião não conhecedores
de automóveis. Criou abrasão interna.
Esperança – Com inauguração da revenda Ingá,
em Içara, sul catarinense, na movimentada BR 101, Mercedes quer aumentar 20%
sua presença no estado. Começou bem. Primeira venda: 15 caminhões.
Menos – 3M de produtos para pintura
automotiva tem nova massa de polir à base d’água. Remove rápida e limpamente marcas
do polimento mecânico. Suprime etapa para refino. A profissionais, embalagem de
1 kg.
Moralização – Denatran, Departamento Nacional de
Trânsito, oficiou às entidades credenciadas a emitir certificados de
originalidade para re classificação de veículos como Antigos de Coleção, para
saber dos critérios. Há muita falsificação e leniência no meio.
Gente – Roger
Moore, Sir, inglês, ator, embaixador da Unicef, 89, passou.
OOOO Fez 7 filmes como o agente James Bond. OOOO Num
deles, 007 contra o foguete da morte, passagem no Brasil, onde perseguido pela
atriz Emily Bolton, conduzindo então na moda MP Lafer. OOOO Deu
humor inglês aos filmes, hoje com um primata como ator principal.
Jorge Pontual, argentino, ex VP de Vendas da
VW no Brasil e larga experiência no setor, mudança. OOOO Gerente Geral da japonesa Isuzu em volta à Argentina. OOOO Luiz Pedrucci, paulistano, engenheiro, 44,
promoção. OOOO Era presidente da
Renault Colômbia e assumirá operação brasileira. OOOO Primeiro brasileiro a liderar Renault no Brasil. OOOO Fabrice Cambolive transferido para a
Europa. OOOO
O estilo Mercedes na rede
Dona de um símbolo – a
estrela de três pontas -, e nome de amplo conhecimento mundial, produtora de
automóveis mesclando performance, luxo e qualidade, a Mercedes-Benz estende
seus negócios no Brasil à área de artigos com sua marca. Além de balcões na
pequena rede de concessionários de automóveis, oferece contatos à Internet,
para vender a Mercedes-Benz Collection.
Os itens
colecionáveis passam a ser alcançados em sua loja virtual – sítio oficial da Mercedes, aba Automóveis,
seção Acessórios e Collection. Clientes e aficionados da marca e de sua
divisão esportiva AMG, podem identificar e adquirir os artigos cuja linha de
criação é para uso constante refletindo o estilo de vida de um público
interessado em tendências e design.
A criação da loja virtual
indica projeto de expansão da atividade de automóveis Mercedes no país, bem
lastreada com a fábrica em Iracemápolis, SP.
Até o momento a
variedade exposta no catálogo de produtos supera 600 itens disponíveis, criados
especialmente para a marca, indo de miniaturas dos grandes ícones Mercedes-Benz
e AMG peças de vestuário, acessórios, canetas, chaveiros, relógios e muitos
etcccc.
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