sexta-feira, 1 de março de 2013

Fiat no Salão Internacional de Genebra de 2013



A Fiat apresenta três lançamentos mundiais no 83º Salão Internacional de Genebra: 500L Trekking, 500 GQ e Panda 4x4 bicolor. Além disso, no estande estarão expostos alguns modelos já conhecidos representando a ampla linha de produtos Fiat:  500S, Punto 2013 com Pack ‘Sporting', Freemont Loung AWD e Sedici, com o novo kit Nitro. Também terá espaço o novo 500e, a versão elétrica com emissão zero, que será comercializada exclusivamente nos Estados Unidos a partir do segundo semestre de 2013. O evento Suíço é ainda uma ocasião para conhecer os acessórios comercializados pela Mopar®, a divisão de peças, acessórios e serviços do Grupo Fiat Chrysler. Além disso , durante os dias do Salão será possível admirar ainda o protótipo Panda Monster Truck que estará exposto no Aeroporto Internacional de Genebra. 


Lançamento mundial: FIAT 500L Trekking 


Destinado aos amantes do esporte e das atividades ao ar livre, o novo Fiat 500L Trekking propõe um look off-road combinado com uma tração dianteira inteligente graças à tecnologia ‘Traction+’, um inovador sistema de controle da tração que incrementa a motricidade do veículo em terrenos com pouca aderência, garantindo uma ótima performance de desempenho na partida. Tudo isso sem renunciar ao espaço e à funcionalidade que caracterizam o modelo 500L. O ‘City Lounge’ Fiat consegue proporcionar ao proprietário os pequenos prazeres e as grandes emoções da vida,  como curtir com ele as crianças, os amigos, as viagens, a música e as comunidades na web.


 O 500L Trekking traz como itens de série para-choques especiais com barras de proteção, proporcionando um visual ainda mais agressivo e dinâmico, e estrutura elevada para enfrentar melhor os percursos acidentados.  De série também vem com novas rodas em liga de 17” diamantadas e pneus M+S ‘snowflake’, que garantem a máxima aderência e tração em situações mais difíceis. Na parte externa, a proposta é complementada com detalhes que enriquecem o estilo da versão, como frisos laterais em aço escovado. 

No interior do veículo, a versão Trekking  traz novos tecidos para os bancos com detalhes em ‘eco-couro’ e o cliente pode escolher entre duas combinações diferentes. E mais:  500L Trekking possui seis cores de carroceria (branco, cinza escuro metálico, preto, areia, bordô, verde escuro metálico e a nova cor exclusiva Amarelo Sol), que podem ser combinadas com teto preto ou branco. 

O novo Fiat 500L Trekking estará disponível, de acordo com os mercados, com as motorizações 1.4 16V de 95 cv, 0.9 TwinAir Turbo de 105 cv e os turbodiesel 1.6 Multijet II de 105 cv e 1.3 Multijet II de 85 cv (também com câmbio Dualogic). 

Uma particularidade da nova versão Trekking do Fiat 500L é a utilização do “Traction+”, tecnologia lançada com o Novo Panda, agora disponível no 500L. Trata-se de um inteligente sistema de controle de transferência de torque que aumenta a tração do veículo em terrenos difíceis e com pouca aderência, uma alternativa mais acessível do que uma tração 4x4 puro e extremamente eficiente no dia a dia e em estradas com o piso comprometido (buracos, valetas, pedras).

 O novo “Traction+” utiliza um software avançado que trabalha em conjunto com o sistema  de controle dinâmico do veículo. Sua eficiência, por sua vez, é muito mais do que um acessório acrescentado ao controle eletrônico dinâmico. Em situações leves de off-road, o “Traction +” consegue, de fato,  ter um desempenho próximo ao de uma tração 4x4, dividindo de maneira inteligente o torque entre as rodas motrizes.  Ativado através de uma tecla específica no painel do veículo, o “Traction +” se desliga automaticamente depois dos 30 km/h. Concluindo, o desempenho deste software é focado para a superação de obstáculos em pisos de baixa aderência, em baixas velocidades.

A nova versão Trekking propõe também uma ampla gama de itens de série e opcionais. Entre esses itens destacamos os três últimos lançamentos para toda a linha do Fiat 500L: o Hi-Fi Audio System Beats de 520 watt, o kit ‘Lavazza 500 Espresso Experience’ e o sistema ‘City Brake Control’.


O Fiat 500L é o primeiro veículo do Grupo Fiat e único na Europa que possui o Hi-Fi Audio System Beats de 520 watt. O sistema possui o máximo da qualidade em áudio, fruto do trabalho de engenheiros de som da  Fiat e dos fundadores do Beats: o lendário artista e produtor Dr. Dre e o presidente de Interscope Geffen A&M Records e produtor Jimmy Iovine. Outra novidade absoluta no cenário automobilístico, o Fiat 500L é o primeiro veículo de série que apresenta uma verdadeira máquina de café expresso Lavazza, 'A Modo Mio', totalmente integrada no interior do veículo.


O Fiat 500L é um dos veículos mais seguros no cenário automobilístico como demonstram as cinco estrelas Euro NCAP obtidas com uma pontuação global de 83/100. O modelo conta com uma proteção de 360° que hoje é enriquecida com o inovador ‘City Brake Control’, sistema de segurança ativo que reconhece a presença de obstáculos localizados na frente do veículo e freia automaticamente quando o motorista não realiza nenhuma manobra direta para evitar a colisão. 



Pensado como apoio à direção no trânsito da cidade e ativo em velocidades inferiores a 30 km/h, o dispositivo 'City Brake Control' pode evitar completamente a colisão ("Collision Avoidance") ou reduzir as suas consequências ("Collision Mitigation"). 


Lançamento mundial: 500 GQ

Em Genebra também é apresentada a nova série especial Fiat 500 GQ, nascida da colaboração com Gentlemen’s Quarterly, revista masculina editada pela Condé Nast, que todo mês traz as tendências de estilo e cultura em todo o mundo. O modelo será comercializado a partir de junho próximo, mas o público poderá conhecer no evento um showcar da nova versão que se diferencia pela exclusividade de duas cores: cinza opaco e preto carbono.   

A nova série especial foi criada a partir da 500S, com a diferença que traz, na parte externa, uma pintura em duas cores (cinza/preto metálico), capas dos espelhos cromadas, rodas em liga de 16" e o emblema 'GQ' na coluna. Ainda oferece itens exclusivos dessa versão: emblema 500 na cor laranja sobre as calotas das rodas, pinças dos freios na cor laranja (somente na motorização 1.4 de 100 cv) e friso estético cinza.

Da mesma forma, são exclusividade no Fiat 500 GQ o emblema especial na cor laranja colocado no painel e nos bancos em couro. Completam o look interno do ‘Gentlemen Car’ a pedaleira esportiva com efeito em alumínio e a manopla do câmbio em couro. 

Disponível nas configurações sedã e conversível, o novo Fiat 500 GQ pode ser equipado com os propulsores a gasolina 1.2 69 cv, 0.9 TwinAir 85 cv e 1.4 100 cv, além do turbodiesel 1.3 Multijet 95 cv (todos com o câmbio manual). 


Fiat 500e 





No Salão de Genebra o público poderá conhecer o lançamento europeu do 500e, o pequeno carro elétrico com emissão zero apresentado recentemente no Salão de Los Angeles e que será comercializado exclusivamente nos Estados Unidos a partir do segundo trimestre de 2013. O novo city-car com emissão zero destaca a marca Fiat pela sua característica de oferecer soluções para todos os mercados, de acordo com a política governamental da redução das emissões de CO2.

A EPA – Agência Americana que trabalha com proteção ambiental – avaliou a performance do novo Fiat 500e em percursos extra-urbanos. O resultado é de 108 MPGe, um valor jamais alcançado em veículos elétricos no mercado norte-americano.  O MPGe é a unidade de medida desenvolvida pela EPA para determinar quantas milhas pode percorrer um veículo elétrico com uma quantidade de eletricidade gerada pela bateria que contenha o mesmo conteúdo energético de um galão de gasolina.


Os testes realizados pela EPA demonstraram que, com toda a carga, o Fiat 500e tem uma autonomia de aproximadamente 140 km, o melhor valor entre todos os veículos elétricos no mercado americano produzidos pelas principais montadoras. 


Além disso, a Agência estimou que o custo anual para alimentar o veículo é de 500 dólares. A avaliação foi calculada através de projeções de preço de eletricidade durante mais de 24.000 km de percurso com as especificações de performance em ciclo combinado urbano/extra-urbano do veículo. O Fiat 500e demonstra um índice de 116 MPGe em ciclo urbano/extra-urbano e 122 MPGe em ciclo urbano. Enfim, os testes EPA estabelecem a taxa de consumo energético do veículo em somente 29 kW/hora para 100 milhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário