A Nissan tem duas visões corporativas
para uma sociedade com mobilidade sustentável: "Zero Emissões" e
"Zero Fatalidades". Em relação às emissões zero, a meta da empresa é
para eliminar as emissões de CO2 dos veículos da Nissan, enquanto o conceito de
zero fatalidades procura eliminar as lesões e mortes causadas por acidentes de
trânsito.
A inteligência dos veículos irá
desempenhar um papel fundamental na concretização do conceito “Zero
Fatalidades” e, por isso, a empresa está desenvolvendo uma forma de
inteligência para seus veículos chamada Intelligent Driving (Condução
Inteligente, em português), que é composta de várias características inovadoras
que serão apresentadas por estágios.
Para a primeira fase, a Nissan vai
oferecer até ao final de 2016, no Japão, a Unidade Pilotada 1.0 que permite a
condução autônoma segura em condições de tráfego pesado nas autoestradas. Para
2018, a empresa espera implementar um sistema de condução autônoma em pistas
múltiplas que permita a mudança automática de faixas. Em 2020, uma nova
tecnologia será introduzida e permitirá que os veículos viagem de forma independente
por ruas e estradas urbanas, incluindo cruzamentos.
O veículo protótipo será testado em
condições reais de circulação para desenvolver e melhorar a confiabilidade do
sistema Intelligent Driving da Nissan para uso público. O veículo é baseado no
100% elétrico Nissan LEAF e está equipado com recursos como o radar de ondas
milimétricas, scanner a laser, câmera, chip de computador de alta velocidade e
interface especializada homem-máquina (HMI, por sua sigla em Inglês) para citar
apenas alguns.
Tudo isso permite que o veículo possa
operar de forma completamente autônoma tanto nas estradas quanto nas vias
urbanas sem qualquer manipulação do motorista, com exceção da definição do
destino no sistema de navegação. Os testes estão previstos para acontecer no
Japão e em outros países em um futuro próximo.
Duas tecnologias inovadoras foram desenvolvidas para permitir
a condução autónoma nas ruas. A primeira é um scanner em miniatura a base de
raios laser da mais alta qualidade, um protótipo em fase final de elaboração. O
scanner a laser determina com precisão a distância entre o veículo e os objetos
circundantes através do uso de uma medida tridimensional que permite que o
veículo seja conduzido com segurança através de espaços estreitos.
A segunda tecnologia é uma câmera de 8 lentes que fornece uma
visão 360 graus do veículo, permitindo-lhe tomar o caminho certo quando guiado
em cruzamentos e estradas com curvas sinuosas. Com estas duas inovações, o novo
protótipo garante um ritmo seguro e suave de condução, mesmo no transporte em
tráfego pesado.
"Na Nissan estamos estabelecendo
metas claras e estamos nos preparando para implementar a condução autônoma.
Estarmos apresentando este protótipo é prova de como nos aproximamos cada vez
mais perto de alcançar essa meta”, afirmou Takao Asami, vice-presidente sênior
da Nissan.
"A Nissan quer um carro futurista
seguro e livre de problemas. Pretendemos ser líderes da indústria na
implementação de condução autónoma", concluiu Asami.
- Comando de Unidade Pilotada
Posicionado na console central, o
dispositivo é responsável por várias funções, tais como alternar entre condução
manual e condução autônoma, mudança de faixa automática e muito mais.
- Medidor de área
O medidor de área adota uma tela de LCD
para exibir informações com base no modo de condução do veículo e no ambiente
de condução. No modo de condução manual, as informações relacionadas à condução
do veículo incluem velocímetro, tempo de vida da bateria, distância, entre
outros.
Para o modo de condução autônoma, para
além das informações acima, o ambiente em torno do veículo é mostrado 360 graus
em altas velocidades durante a condução, enquanto, em baixa velocidade, a vista
frontal é mostrada.
- Visor frontal
Quando ativado o modo de condução
autônoma, são exibidas informações como mudanças de pista e interseções.
- Cluster Central
Para observar as condições de condução
para o modo de condução autônoma, uma vista panorâmica é exibida na tela grande.
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