Imagem: Thiago Terci |
O ônibus 100% elétrico do Centro de Pesquisa e
Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina, com
sistema de tração desenvolvido pela Eletra superou, em abril, a marca de 10 mil
quilômetros ao longo de dois meses de testes no trajeto entre o campus da
universidade e o Sapiens Parque. O veículo realiza diariamente cinco viagens e
é totalmente alimentado pela eletricidade solar gerada nas estruturas do
laboratório Fotovoltaica UFSC.
O ônibus, único no Brasil, tem como grandes diferenciais
ser alimentado por energia fotovoltaica e possuir sistema de tração Eletra, com
motor elétrico WEG Trifásico 250 L com 200/400 kW de potência e autonomia de
até 200 quilômetros, com quatro recargas de seis minutos. O projeto de
integração e tecnologia da Eletra possui baterias de tração tipo Ions de Lítio
(Energia de 128kWh com oito “Packs” e tempo de recarga de 2,5h com carregador
lento e apenas 30 minutos com carregador rápido).
Com carroceria Marcopolo Novo Torino Low Entry e
plataforma Mercedes-Benz O500U, o veículo de propulsão 100% elétrica é
resultado da parceria das empresas Eletra, Marcopolo, Mercedes-Benz e WEG, e
envolve o conceito de “deslocamento produtivo” e para o qual a geração de energia
elétrica é realizada por intermédio de módulos solares fotovoltaicos
integrados.
Toda a eletricidade gerada no laboratório pelos sistemas
fotovoltaicos instalados atende o consumo das recargas do ônibus, além de
abastecer os prédios da instalação. A sobra é enviada por meio da rede elétrica
da Celesc para ser consumida no campus central da UFSC. Pelas simulações
realizadas, cerca de 80% da geração de eletricidade atende o consumo das
edificações e das recargas do ônibus, e os restantes 20% são enviados pela rede
da Celesc para o campus da UFSC na Trindade.
Está também em fase de desenvolvimento um aplicativo que
permitirá à comunidade acadêmica da UFSC reservar seu assento no ônibus por
meio do telefone celular, da mesma maneira como se faz o check-in para um voo
comercial. Após o lançamento do aplicativo, o serviço de deslocamento será
oferecido com horários regulares a todos os estudantes, docentes e
técnicos-administrativos em Educação da Universidade.
Criada em 1988, a Eletra lançou, em 1999, o primeiro
ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente
em 400 ônibus com tração elétrica em operação na grande São Paulo, além de
cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia. Somente na
cidade de São Paulo foram fornecidos 220 ônibus elétricos nos últimos quatro
anos.
A Eletra fabrica veículos com as seguintes
tecnologias: Trólebus (rede aérea); Híbrido (grupo motor gerador +
baterias); Elétrico puro (baterias); DualBus – Híbrido e Trólebus, e
DualBus – Híbrido e Elétrico Puro.
Justo o que eu procurava sobre energia fotovoltaica como funciona
ResponderExcluir