terça-feira, 5 de março de 2013

No cockpit de um Citroën, Robert Kubica volta a disputar um Mundial



Com um Citroën especialmente adaptado para suas condições físicas, o piloto polonês Robert Kubica, vencedor do GP do Canadá de Fórmula 1 em 2008, voltará a participar de um Campeonato Mundial. Kubica, que em 2011 sofreu sérias lesões em sua mão direita após um acidente no Rali Ronde di Andora, disputará etapas do Campeonato Mundial de Rali (WRC) neste ano a bordo de um DS3 RRC.
Algumas semanas após ter disputado dois ralis a bordo de um Citroën C4 WRC, Kubica decidiu continuar sua carreira off-road com um Citroën DS3 RRC. O polonês competirá no Rali das Ilhas Canárias, que é a terceira etapa do Campeonato Europeu de Rali da FIA, começando sua temporada como competidor da categoria WRC2 do Mundial no Rali de Portugal.

A programação de Kubica para 2013 terá grande ênfase no rali. Até agora, o ex-piloto de Fórmula 1 disputou predominantemente provas nacionais na Europa. Agora, ele encarará uma competição continental e uma mundial no cockpit de um Citroën DS3 RRC. “Estudei diferentes opções antes de optar por essa programação”, disse o piloto. “Mantive contato com a Citroën Racing e notei que ambos os lados estavam ansiosos por continuar a trabalhar juntos. Estou realmente muito satisfeito agora por poder voltar ao automobilismo de alto nível. Participar do Rali das Ilhas Canárias será um desafio interessante para mim. Mal posso esperar por começar a correr, mas ainda não estabeleci a mim mesmo uma meta específica. Ainda tenho muito a aprender sobre ralis e, para isso, precisarei de milhagem em especiais.”

Três semanas após competir nas Canárias, Kubica fará sua estreia no WRC em Portugal. Inscrito na categoria WRC2, ele acertou sua participação em sete provas de 2013. Ele ainda pode fazer outros ralis do Campeonato Europeu.
Derivada do DS3 WRC, a versão RRC possui componentes aerodinâmicos mais restritos e acertos específicos no turbo. Após uma licença especial, concedida pela Federação Internacional de Automobilismo, o carro do polonês terá uma caixa de câmbio com um desenho específico, com uma palheta instalada à esquerda do volante. No acidente de 2011, Kubica teve fraturas graves na perna e braço direitos.

“Estou muito satisfeito por ter Robert Kubica como um de nossos pilotos em 2013”, disse Yves Matton, chefe de equipe da Citroën Racing. “Graças aos seus apoiadores, poderemos lhe dar um plano de corrida que lhe possibilitará melhorar em um carro que oferece uma tocada similar a um do WRC. A determinação de Robert é um exemplo para todos nós, e estamos orgulhosos por associarmos a imagem da Citroën Racing a uma pessoa tão positiva. Também gostaríamos de agradecer à FIA pelo apoio que nos deu nesse acordo.”

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