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A Marcopolo lança, em maio, uma nova versão do
seu modelo urbano de maior sucesso, o Torino S. O produto foi desenvolvido ao
longo de dois anos para garantir eficiência operacional, com manutenção
simplificada, mais rápida, gerando menos custos, e os mesmos atributos de
robustez e confiabilidade comuns a todas as outras versões do Torino, além de
oferecer qualidade, conforto, segurança e maior espaço para os passageiros e
motorista.
O novo Torino
S será produzido na fábrica da Marcopolo Rio, em Xerém. A expectativa da
fabricante é comercializar mais de 1.000 unidades ao longo de 2017 e que a
versão tenha uma expressiva participação do volume total de veículos dos
modelos urbanos.
A nova
versão foi desenvolvida com base no que os clientes desejam, com as
principais informações transmitidas para a rede de representantes em todo o
Brasil. O trabalho foi ampliar ainda mais a vocação do modelo para a
aplicação pesada e contínua. Suas características de manutenção mais fácil,
ágil e barata, vão permitir ao transportador manter o veículo maior tempo em
operação e realizar quaisquer reparos da forma mais rápida.
O Torino S
reflete a ideia da Marcopolo em proporcionar o que os empresários almejam em
termos de custo, facilidade de manutenção e redução do tempo parado em
garagens para a realização de serviços. Ou seja, é o produto ideal para este
momento de necessidade de redução de custos e também de ociosidade do
produto.
A praticidade
para o operador começa na oferta de configurações. São 24 diferentes
configurações para os cinco principais modelos de chassis urbanos vendidos no
Brasil, de 11.200 mm até 13.200 mm de comprimento. O novo Torino S será
montado inicialmente em chassis Mercedes-Benz OF 1519, OF 1721 e OF 1721 L e
os MAN VW 15.190 OD e VW 17.230 OD.
Externamente,
o Torino S tem como diferenciais o design limpo e leve, com novos conjuntos
ópticos dianteiro e traseiro. O novo vigia traseiro, com cantos menos
salientes e arredondados, também dá mais leveza e modernidade ao ônibus. Com
lâmpadas totalmente em LED e desenho redondo, os faróis e lanternas têm
máxima eficiência luminosa e são facilmente intercambiáveis, reduzindo tempo
e custo de manutenção e reparo.
Focando na
rapidez e custo de reparação, a nova versão ganhou também saias laterais
retas, aro de rodas em borracha e placa do veículo incorporada (não mais no
para-choque traseiro), e vidros laterais intercambiáveis em um único tamanho.
O veículo conta ainda com espelhos retrovisores mais modernos e eficientes,
tomadas de ar de teto com novo formato e sistemas de fixação e vedação de
fácil acesso e manuseio para os usuários. O resultado de todo o trabalho de
marketing e engenharia da Marcopolo é a redução do tempo do veículo parado
para manutenção, com serviços facilitados. Até mesmo os chicotes elétricos
foram separados em dianteiro e traseiro, redesenhados e reposicionados,
facilitando o acesso e a manutenção.
Internamente
as mudanças também são significativas. Para o motorista, o posto de condução
foi totalmente redesenhado para ampliar conforto, ergonomia e facilitar o
acesso aos comandos. Ganhou console mais ergonômico, que proporciona maior
espaço para pernas e para a sua movimentação. Também passou a contar com
novas saídas de ar no painel, no teto e para as pernas, com ventilação mais
forte e eficiente.
O novo painel
de instrumentos conta com teclas de comando do tipo IP66 (padrão europeu) e o
seu projeto garante maior isolamento e vedação e facilita as operações de
limpeza do veículo. Para aumentar o espaço para as pernas do motorista, o
defroster foi instalado em novo local, sob o painel. A tampa superior interna
frontal do itinerário foi redesenhada e permite o acesso ao equipamento pelo
interior do ônibus.
A padronização
de componentes também possibilita a facilitação da manutenção e maior
comodidade para os passageiros. A empresa desenvolveu uma nova tampa superior
para acesso ao sistema de abertura das portas. Em ABS, em vez de fibra de
vidro, permite acesso mais rápido, amplia sua vida útil e diminui possíveis
ruídos decorrentes de vibrações geradas pelas irregularidades das ruas e avenidas,
além de colaborar com o meio ambiente O sistema de abertura e fechamento das
portas conta com nova estrutura e bandeja que ampliam a vida útil dos pistões
de acionamento.
Para mais
eficiência e produtividade na fabricação do novo Torino S, a Marcopolo
projetou em sua operação em Xerém (Marcopolo Rio) uma linha exclusiva e
dedicada, que possui algumas inovações e diferenciais em relação à linha onde
são montados os demais modelos Torino.
O Torino S foi
projetado para melhor geração de valor para o operador. As linhas de montagem
e seus processos são fundamentais na construção de um produto sólido e
bem-estruturado para garantir o mais elevado padrão de qualidade, com entrega
rápida, e satisfação dos clientes e usuários.
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sexta-feira, 12 de maio de 2017
NOVO ÔNIBUS MARCOPOLO TORINO S É FOCADO NA EFICIÊNCIA OPERACIONAL E NA FACILIDADE DE MANUTENÇÃO
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VW 17.230 OD
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