quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

BMW Motorrad inicia contagem regressiva para o GS Trophy International 2016

Faltando menos de duas semanas para a quinta edição do BMW Motorrad GS Trophy International, os integrantes da equipe brasileira não escondem a ansiedade para estrear na competição. Felipe Limonta, Fernando Deneka e Sandro Ceratti, vencedores do GS Trophy Brasil - etapa eliminatória realizada em agosto de ano passado, na cidade de Brotas, no interior de São Paulo - estão em fase final de preparação e embarcam no fim deste mês para Chiang Mai, na Tailândia, onde se juntarão a outros 54 pilotos de 18 equipes, representando 25 nacionalidades diferentes.

“Após o resultado em Brotas (SP), a gente se uniu muito.  Estamos com espírito de equipe e de família”, explica o advogado Fernando Deneka, que mora em Imbituva, no sul do Paraná, um dos integrantes do time brasileiro. Mais novo entre os integrantes da equipe, o empresário Felipe Limonta também está animado: “Fisicamente, estamos bem preparados, mas a expectativa de não saber o que vamos encontrar lá (na Tailândia), é o que deixa os nervos à flor da pele”.

O médico radiologista Sandro Ceratti, o terceiro membro do grupo, prepara-se há meses para o evento, em uma pista construída na cidade de São Roque (SP) exclusivamente para esse fim, nos moldes do circuito usado na etapa de Brotas. “É um percurso de habilidades semelhante àquele onde disputamos a eliminatória aqui no Brasil. Também recriamos algumas cenas que vimos em vídeos de edições anteriores do GS Trophy, como um circuito em meio a árvores e outro feito com uma canoa. Foi um treinamento intenso”, descreve Ceratti.

O torneio, voltado a pilotos amadores que são clientes e entusiastas da marca BMW Motorrad, já passou por países como Tunísia (2008), África do Sul/Moçambique/Suazilândia (2010), Argentina/Chile (2012) e Canadá (2014), e começa no próximo dia 28 de fevereiro, com duração de uma semana. Esta é a primeira vez que o GS Trophy International é realizado no continente asiático.

De acordo com o coordenador técnico do GS Trophy International, Tomm Wolf, os participantes podem esperar um rali de ritmo mais lento e desafios mais técnicos. "As trilhas serão em piso seco, provavelmente com muita poeira, e muito mais estreitas que as do Canadá e da América do Sul. As velocidades serão certamente menores e o trajeto será mais difícil. Será um torneio de alto nível". Durante o evento, os competidores participarão de uma série de desafios compatíveis com o estilo GS, desenvolvidos para extrair habilidades de pilotagem e navegação, assim como destreza em desafios na natureza e convivência em equipe.

De acordo com Mathias Horn, responsável por experiências com a marca BMW Motorrad, o GS Trophy é um evento verdadeiramente internacional, traçado para pilotos amadores do mundo todo e que segue padrões internacionais. "Os pilotos são entusiastas da marca que, por meio de seletivas regionais, ganharam a chance de ter uma experiência rica e emocionante. A cada GS Trophy, o evento evolui. Desta vez vamos nos encontrar no continente asiático e em um ambiente totalmente novo. E neste ano teremos três novas equipes: uma chinesa, outra do sudeste asiático e uma formada apenas por mulheres”.

O GS Trophy 2016 contará com uma frota de 114 de motocicletas BMW R 1200 GS, sendo 14 delas modelos BMW R 1200 GS Adventure, destinadas aos fiscais de prova. Para atender às exigências do evento, as motocicletas receberam algumas modificações. Todas elas foram equipadas com protetor de cárter e câmbio feito de alumínio, barras laterais de aço, protetores de tampa de válvula e de farol, apoios de pé mais largos, pedal de freio ajustável e parafuso de segurança do bocal do reservatório de óleo. Todas as motos são equipadas com pneus Metzeler Karro 2.


Nenhum comentário:

Postar um comentário