sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Scania bate recorde histórico de market share no México

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, consolida sua liderança no mercado mexicano: pelo sexto ano consecutivo ficou em primeiro lugar entre os concorrentes, com market share recorde de 57% no segmento de ônibus rodoviário – aumento de quase 9 pontos porcentuais em relação ao resultado do ano anterior. Outro destaque do desempenho da marca no país é o crescimento de 12% no faturamento em serviços, na comparação entre os números de 2015 e 2014. “Com esses resultados, o México se torna o principal mercado de ônibus para a Scania no mundo”, diz o diretor-geral da empresa no México, Enrique Enrich.

No quesito serviços, o México é um modelo de sucesso com o desenvolvimento do conceito de oficinas nas instalações dos clientes, hoje presente em quase 40 pontos. Também vale mencionar que a ampliação da rede de concessionários, que no último ano ganhou duas unidades, colaborou para consolidar a presença da marca no país “O fato de atualmente 80% de nossos colaboradores trabalharem na área de serviços mostra a importância do pós-venda em nossa operação. Pela primeira vez na região das Américas, mais de 50% da frota circulante roda com contratos de manutenção”, enfatiza o executivo.

Enrich afirma ser possível explorar mais o potencial de crescimento em serviços, principalmente considerando a conectividade dos veículos que oferecem, em tempo real, informações sobre sua condução. “Com esses dados conseguimos dar maior eficiência e disponibilidade a nossos clientes”, explica o executivo.

A maré favorável para o mercado mexicano deve continuar. O executivo da Scania conta que neste ano já foram encomendados 360 ônibus, mais que o dobro das encomendas do mesmo período do ano passado. Esse número representa um recorde histórico de pedidos realizados em um único mês no México.

Mobilidade sustentável – Foi somente no fim de 2013 que a Scania entrou no segmento urbano do mercado mexicano. “A partir de então estamos ganhando protagonismo, com participação em importantes sistemas da Cidade do México, do Estado do México, Puebla e León, que intensificaram nos últimos dois anos a implantação de sistemas de BRT”, conta o executivo.

A aposta reflete a estratégia da Scania de investir no crescimento do país e aproveitar a demanda por soluções de mobilidade nas grandes cidades.  "Apresentamos ao mercado mexicano em 2015 nosso ônibus Euro 6 movido a gás natural. A Scania tem todas as tecnologias para transporte de passageiros, do etanol ao diesel euro 6, do híbrido ao elétrico.

Mas vemos que no México, pela disponibilidade do combustível gás e levando em consideração todo o ciclo de vida do veículo, essa é a melhor solução, e as demonstrações comprovam isso”, explica Enrich. Outros países da América Latina, como Colômbia e Peru, já seguem a mesma tendência do uso de GNV para seus sistemas de transporte urbano. 


Para 2016, a aposta da Scania será também por caminhões. Estão planejados estudos de mercado e demonstrações com as primeiras unidades que chegam ao país. "No México, Scania é sinônimo de ônibus e excelência em serviços, e chegou a hora de ser sinônimo também de caminhões. Estamos prontos para esse passo", completa Enrich.

Nenhum comentário:

Postar um comentário