sábado, 20 de fevereiro de 2016

VOLARE ANTECIPA NOVO CONCEITO DE VEÍCULO COMPACTO PARA O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

O protótipo de um avançado e inédito conceito de veículo para o transporte de passageiros foi apresentado em fevereiro, pela Volare Montadora de Veículos, em sua sede regional em São Paulo. A fabricante, líder nacional no segmento de veículos leves para o transporte de pessoas, antecipou informações e imagens do Volare Cinco, modelo que será lançado ainda no primeiro semestre de 2016 e produzido na moderna fábrica da empresa na cidade de São Mateus, no Espírito Santo.

Idealizado e desenvolvido para transportar pessoas, a partir das dimensões e necessidades desses usuários, o modelo tem chassi e carroceria que formam um conjunto integral. Trata-se do conceito de dimensionar o veículo com maior espaço interno, por intermédio da redução das espessuras e tolerâncias da carroceria, mantendo a rigidez e segurança do conjunto para proporcionar maior conforto, visibilidade e segurança para os usuários. Os atributos de durabilidade, robustez, facilidade de manutenção, reduzido custo de assistência técnica e versatilidade criam novos parâmetros no mercado.

O Volare Cinco terá três diferentes configurações entre 13 e 20 passageiros e incorpora conceitos de automóveis. Tecnicamente, se enquadra na classificação M3 do Contran, de micro-ônibus com PBT de cinco toneladas, que estabelece os requisitos de segurança para veículos de transporte público coletivo de passageiros tipos micro-ônibus e ônibus.

“Com o Volare Cinco pretendemos criar um novo segmento de mercado, dos veículos compactos. É integral e não o consideramos um ônibus, nem um micro-ônibus e tão pouco uma van, e sim um conceito inédito de transportar pessoas” disse o diretor-geral da Volare, Gelson Zardo.

Com chassi tubular, projetado com avançada tecnologia de materiais, tem processo de fabricação que adota características dos automóveis, como soldas por robôs e componentes em plástico injetado e SMC. Pelo maior nível de automação, a qualidade e o acabamento atendem às exigências mais rigorosas do padrão automobilístico.

Entre as novidades que aproximam o Volare Cinco das características da indústria de automóveis, a chave com controle remoto permite abrir a porta e o porta-malas (bagageiros) à distância.

“Fizemos pesquisas e ouvimos os operadores de ônibus e vans. Entre as necessidades que eles listaram estavam, por exemplo, melhor ergonomia e conveniência para o motorista, que normalmente é o dono do veículo nesse tipo de transporte, custo/benefício, distribuição homogênea do ar-condicionado, porta-pantográfica automática, características ora presentes nas vans, ora nos ônibus. Então, a proposta foi unir tudo isso em um só veículo”, explica Roberto Poloni, diretor de engenharia da Volare.


O Volare Cinco é totalmente acessível para qualquer pessoa e não somente as com mobilidade reduzida. “Acessibilidade é como todas as pessoas entram no veículo, a posição que elas ficam, a posição das pernas, dos pés, tudo isso foi pensado para o mais conforto e ergonomia”, destaca Poloni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário