quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Fórmula Truck oficializa tecnologia de ponta na temporada

Testado durante quase toda a temporada de 2015, neste ano o detector de fumaça será implantado oficialmente já na primeira prova da Fórmula Truck, marcada para o dia 13 de março em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Projetado especialmente para a mais popular categoria do automobilismo da América do Sul pela empresa DSA, do interior do Estado de São Paulo, para ajudar a preservar o meio ambiente, o equipamento eletrônico denominado DSA Evo Truck ganhou uma regulagem mais rígida para a emissão de fumaça dos caminhões.


Esse aparato tecnológico, inédito no mundo, servirá para os comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) punirem os pilotos dos caminhões que estiverem emitindo fumaça preta além do permitido pelo regulamento. O Sistema de Medição Eletrônica de Fumaça (DSA Evo Truck) é composto por uma central eletrônica interligada a um conjunto de sensores posicionados no cano do escapamento. 

Um desses sensores emite uma luz, controlada eletronicamente, e o outro a recebe, medindo a opacidade, a propriedade que os materiais têm de absorver a luz. Em linhas gerais, quanto menos luz passar, mais opacidade será apresentada na parte interna do cano de descarga. Ou seja, mais fumaça. Dependendo do nível, o piloto será punido. Além de transmitir on line as informações aos comissários, que poderão acompanhar tudo da tela do computador na torre da direção de prova, o detector de fumaça também armazena na memória os dados para, eventualmente, serem verificados depois do treino ou da corrida. 

CALENDÁRIO DE 2016*
|
13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
10 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)

* Sujeito a alterações

Nenhum comentário:

Postar um comentário