quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Transmissões Allison reforçam a segurança para os bombeiros que atuam em aeroportos do Brasil

Nos últimos três anos, a empresa Lavrita Engenharia entregou 70 novos caminhões classe AP2 para o Corpo de Bombeiros com operações em aeroportos de voos domésticos regulares. Estes novos caminhões equipados com as transmissões Allison fazem parte do programa de Investimento Logístico da Secretaria de Aviação Civil (SAC) com o intuito de reforçar a segurança da aviação comercial do interior do Brasil. 

O caminhão CCC-AP2-Fênix, montado pela Lavrita em uma plataforma Scania P 440 é o único caminhão 4x4 fabricado no Brasil que preenche todas as exigências internacionais e pode ser usado em qualquer aeroporto das Américas do Sul e do Norte. O caminhão, equipado com uma transmissão totalmente automática Allison 4000 Series™, possibilita o combate ao incêndio ao mesmo tempo que realiza manobras, proporcionando maior segurança, velocidade e eficiência para os bombeiros. 

"Este veículo equipado com uma Allison representa uma ferramenta muito importante para as operações de segurança de aeroportos em missões de combate a incêndio, tanto para aviões como nos arredores do aeroporto", afirma Wilson Molina Ribas, diretor técnico da empresa Lavrita Engenharia. O projeto, que começou em 2009, é o resultado de intensa colaboração com a Allison.

"Por regulamento, estes caminhões devem proporcionar simultaneamente mobilidade e força; devem se locomover e bombear a água ao mesmo tempo", diz Ribas. "É impossível fazer isso com as transmissões manuais ou as transmissões manuais automatizadas (TMA). Uma transmissão totalmente automática Allison pode usar a força do motor para mover o veículo e simultaneamente usar a tomada de força (PTO) que ativa a bomba d’água. "

Em uma emergência, cada segundo conta. Graças à tecnologia avançada Allison, estes veículos conseguem acelerar de 0 a 80 km/h em menos de 35 segundos atendendo os padrões internacionais e atingindo uma velocidade máxima de 113 km/h. As transmissões Allison proporcionam até 35 por cento de aceleração mais rápida do que as transmissões manuais e as transmissões manuais automatizadas (TMA). 

Entretanto, de acordo com Leandro Marques, gerente de contas da Allison Transmission, os benefícios das Automáticas Allison vão muito além da aceleração mais rápida e mudança de marcha suave. "A capacidade de combater incêndio rapidamente mantendo o fluxo de água sem interrupções é um atributo chave da tecnologia da transmissão totalmente automática."

O modelo CCI-AP2- Fênix é um veículo de combate a incêndio Classe 2 com capacidade para até 6.000 l de água. Montado em cabine e chassis P 440 4x4, a Lavrita desenvolve, fabrica, e monta o equipamento usando transmissão Allison 4500 e implementos Rosenbauer, tais como, bomba d’água, canhões d’água e outros recursos exigidos pelas agências reguladoras internacionais para combate a incêndio em aeroportos. Embora exista um projeto similar na Austrália, o caminhão brasileiro Fênix é 80 por cento nacionalizado.

O CCI-AP2-Fênix possui 440 cv de potência, tração 4x4 para operar em qualquer tipo de terreno, monitoramento eletrônico, sistema de freios ABS/EBS, um tanque de 700 litros para um gerador de espuma líquida além de um reservatório com capacidade para 200 quilos de pó químico. O canhão superior tem alcance de 75 metros para o jato d’água, pó ou espuma, e o canhão inferior tem alcance de 46 metros. 

Estes caminhões atendem os padrões e regulamentações internacionais conforme definido pelas instituições NFPA (EUA - Padrão para Resgate de Aeronaves e Veículos de Combate a Incêndio - Aircraft Rescue and Fire-Fighting Vehicles), ICAO (Canadá - Organização Internacional de Aviação Civil - International Civil Aviation Organization), FAA (EUA - Organização da Aviação Federal - Federal Aviation Organization), ANAC (Brasil - Agência Nacional de Aviação Civil) e SAC (Secretaria da Aviação Civil). 

A Secretaria da Aviação Civil alocou estes primeiros caminhões para os aeroportos de Alta Floresta (MT), Altamira (PA), Araguaína (TO), Barreiras (BA), Bonito (MS), Cacoal (RO), Caruaru (PE), Cruzeiro do Sul (AC), Fernando de Noronha (PE), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Ji-Paraná (RO), Juazeiro do Norte (CE), Macapá (AP), Marabá (PA), Paulo Afonso (BA), Santarém (PA), Sinop (MT), Tabatinga (AM), Tefé (AM) e Vitória da Conquista (BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário