segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Volkswagen vence pela quarta vez seguida o Rali da Suécia, pelo Campeonato Mundial de Rali (WRC)

Quatro vitórias seguidas no único rali “de inverno” no Campeonato Mundial de Rali (WRC): a Volkswagen venceu com a dupla Sebastien Ogier/Julien Ingrassia o Rali da Suécia, disputado entre quinta-feira 11 e domingo 14, e permanece imbatível nesse terreno de neve e gelo com o Polo R WRC.

Para Ogier e Ingrassia, essa vitória foi a terceira em quatro anos nesse clássico rali – e a 34ª em sua carreira. A vitória, contudo, exigiu enorme esforço da dupla tricampeã mundial, pelo qual a Volkswagen foi recompensada com a 11ª conquista seguida e o 36º triunfo em 41 ralis disputados desde 2013. Entre os espectadores presentes no evento estava Dr. Frank Welsch, membro do Board da Volkswagen responsável por Desenvolvimento.

A dupla Ogier/Ingrassia superou o desafio de abrir os trechos nas estradas – todas cobertas com neve, assim “limpando o caminho” para os carros seguintes – com uma das melhores demonstrações de pilotagem e navegação dos últimos anos.

Andreas Mikkelsen e Anders Jæger terminaram o Rali da Suécia na quarta posição. A dupla Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila teve de abandonar a prova ainda na sexta-feira.

Temperaturas abaixo de zero e chuva persistente antes do rali, forte nevasca durante a prova: os participantes do Rali da Suécia tiveram de enfrentar e superar condições difíceis. Durante o reconhecimento na quarta e na quinta-feira, os trechos cronometrados estavam cobertos de barro e lama. Quando a prova começou, as condições haviam mudado e o piso estava coberto de gelo e neve fresca. Foi necessário um replanejamento da prova, por parte da organização, que teve de eliminar alguns dos trechos incialmente planejados.

Com o novo planejamento, reduzido em mais de 30%, as duplas Ogier/Ingrassia e Mikkelsen/Jæger foram as responsáveis por “abrir” os trechos – as primeiras a correr cada especial. Dessa forma, as duplas “limparam terreno”, permitindo às demais melhores condições de piso e tempos menores.

Sebastien Ogier/Julien Ingrassia e Andreas Mikkelsen/Anders Jæger não apenas adicionaram um novo capítulo à trajetória de sucesso da Volkswagen no Mundial de Rali, mas também continuaram o incrível recorde na Super Especial, na qual pontos de bonificação são concedidos às três duplas mais rápidas.


Após duas etapas disputadas, Ogier/Ingrassia lidera o Campeonato Mundial de Rali com 23 pontos de vantagem sobre a dupla na segunda colocação. E passada essa prova na Suécia, a Volkswagen já conquista outra marca histórica: os onze triunfos em sequência marcam a segunda maior série de vitórias no WRC – a primeira maior série é também da Volkswagen, com 12 triunfos seguidos. Ogier, Latvala, Mikkelsen e o Polo R WRC estão imbatíveis desde o Rali de Portugal de 2015. A Volkswagen tem a oportunidade de igualar seu próprio recorde no Rali do México, a próxima prova do WRC, entre os dias 3 e 6 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário