A Ford foi a
marca do segmento automotivo mais lembrada e com melhor imagem junto ao público
norte-americano em 2012, pelo segundo ano consecutivo. A informação foi
divulgada pela empresa global de pesquisas YouGov, que monitora diariamente o
desempenho de diversos setores, entrevistando milhares de pessoas pela
internet.
A Ford fez
grandes lançamentos nos segmentos de carros, utilitários esportivos e picapes.
Um deles foi o Novo Fusion, apresentado em eventos públicos simultâneos em
cinco cidades, incluindo a Times Square, no coração de Nova York. Foi também a
única montadora a vender mais de 2 milhões de veículos nos Estados Unidos em
2012, desempenho impulsionado em parte pelo grande sucesso do Focus.
No ranking
geral, considerando as marcas de todos os segmentos, a Ford ficou em sexto
lugar, com uma pontuação de 32,1. Ela subiu uma posição em relação ao ano
passado e é a única automotiva entre as 25 melhores. Na lista das 10 primeiras
estão: Subway, Amazon, Cheerios, History Channel, Lowe's, Ford, Target, Kindle,
YouTube e Google.
O relatório da
YouGov menciona que a Ford adotou em 2012 a postura ousada de lançar uma
campanha corporativa mostrando novos modelos sem exibir o logotipo oval azul ou
mencionar a marca pelo nome e introduziu a assinatura Go Further (ir mais
longe).
Índice
O índice de marcas da YouGov, chamado BrandIndex, é resultado da média de vários rankings, que incluem qualidade, valor, satisfação, impressão geral, reputação e recomendação. A pontuação vai de 100 a -100 e o resultado final é a soma dos positivos e negativos. Um índice zero representa equilíbrio. Na pesquisa de automóveis, são ouvidos consumidores com mais de 18 anos que pretendem comprar um carro nos próximos seis meses.
A metodologia da
pesquisa é baseada em duas perguntas: se a pessoa ouviu alguma coisa sobre a
marca nas últimas duas semanas, seja por meio de propaganda, notícias ou
comentários, e se ela era positiva ou negativa.
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