O laboratório de Engenharia Virtual da Volkswagen em
Wolfsburg, na Alemanha, conta com vinte e quatro telas que pulsam, algumas
mostrando imagens e outras exibindo centenas de linhas de programação em
código. No centro da sala, há um modelo em escala 1:4 de um Golf.
Frank
Ostermann examina o modelo, troca as rodas, substitui as lanternas traseiras e
modifica os espelhos externos. Para mudar o design, Ostermann utiliza comandos
por voz e por gestos. Tudo é feito numa questão de segundos. A realidade
aumentada possibilita essa facilidade. O software necessário para isso foi
desenvolvido no Laboratório de Engenharia Virtual e os resultados obtidos por
sua equipe podem revolucionar o trabalho dos engenheiros e designers.
Ostermann está usando óculos de realidade mista “HoloLens”. O computador
móvel desenvolvido pela Microsoft projeta conteúdo virtual sobre um objeto físico
através de controle por gestos e comandos por voz. Ele precisa apenas apontar o
dedo e a HoloLens projeta uma pintura de cor diferente sobre o Golf, instala
outras rodas e modifica os para-choques. Inicialmente, o Golf é um modelo
R-Line, mas logo torna-se uma versão inteiramente nova. Esse modelo poderia,
eventualmente, chegar às concessionárias em um prazo de seis meses.
Ostermann (52 anos) é formado em engenharia de computadores. Na sede da
Volkswagen, em Wolfsburg, ele chefia o Laboratório de Engenharia Virtual, um
dos seis laboratórios operados atualmente pela área de TI do Grupo Volkswagen
em Wolfsburg, Berlim, Munique e San Francisco (EUA). O laboratório mais recente
está começando a funcionar em Barcelona, na Espanha. Nesses laboratórios, especialistas
da Volkswagen trabalham no futuro digital juntamente com instituições de
pesquisa e parceiros tecnológicos. Novas soluções nos campos de “big data”,
Indústria 4.0, Internet das coisas, conectividade, serviços de mobilidade e
realidade virtual estão sendo criadas através de uma intensa colaboração.
“Nós já estamos usando a realidade aumentada e a realidade virtual na
Volkswagen faz tempo, principalmente para obter uma visão tridimensional”,
explica Ostermann. “Agora estamos dando um grande passo à frente no Laboratório
de Engenharia Virtual. Estamos transformando essa tecnologia em uma ferramenta
para o Desenvolvimento Técnico. Isto permitirá que os engenheiros da Volkswagen
trabalhem em um veículo virtual, que modifiquem seu equipamento à vontade e até
mesmo projetem novos componentes virtualmente. Eles poderão ver imediatamente o
resultado de seu trabalho.”
“Estamos cooperando intensamente com nossos colegas do Desenvolvimento
Técnico e já estamos próximos de obter novos veículos conceituais e estudos de
design”, relata o engenheiro. “Contribuímos com nosso conhecimento e
experiência para o desenvolvimento do produto e oferecemos soluções sob medida
para todas as marcas do Grupo nos campos da engenharia virtual e engenharia de
sistemas."
Qual a motivação dessa iniciativa? A realidade aumentada e a realidade
virtual ajudam a poupar tempo e custos de desenvolvimento. Cada etapa desse
processo pode ser mais rápida e mais eficiente, por exemplo, com o uso do
software HoloLens do Laboratório de Engenharia Virtual.
A HoloLens não apenas projeta cada mudança de design ou equipamento
diretamente sobre o modelo físico. Ela também permite que várias equipes de
projeto trabalhem ao mesmo tempo a partir de diferentes lugares, como por
exemplo Wolfsburg, Chattanooga e Xangai. Todos os envolvidos têm acesso ao
design atual do modelo em vista e o retrabalho demorado em um modelo em argila,
por exemplo, poderá tornar-se coisa do passado.
“As equipes podem acompanhar e comparar diretamente as menores mudanças
feitas no modelo e tomar decisões rapidamente. Isto significa que podem atingir
seus objetivos com maior velocidade”, explica Ostermann.
Atualmente, o software HoloLens continua em fase de experimentação. No
futuro, ele poderá permitir, por exemplo, que os usuários acessem todo o
portfólio de modelos da marca Volkswagen e apresentem diferentes versões de
carroceria de um modelo em todas as variações concebíveis. Assim, os
desenvolvedores poderão transformar um sedã em um utilitário-esportivo, uma
station-wagon, um conversível ou um cupê. “Não faz muitos anos, isto
tudo era ficção científica. Agora está claro que é assim que vamos desenvolver
nossos próximos modelos", diz Ostermann.
Salão do
Automóvel de São Paulo
A Volkswagen mostrou na prática a tecnologia da realidade mista (real e
virtual) no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado. No up!
HoloView o público pode entender melhor como a junção de inteligência
artificial, realidade mista, reconhecimento de voz e de gestos poderão transformar
o processo de venda de carros em um futuro muito próximo.
Com a experiência “up! HoloView”, a Volkswagen apresentou, por meio de
interfaces digitais, as avançadas tecnologias dos modelos da marca. Utilizando
óculos de Realidade Aumentada e posicionado em frente a um modelo up! TSI, em
tamanho reduzido, o participante pode ter uma experiência futurista: conforme
aparecem as imagens, um assistente virtual apresentou os principais destaques
do up! através de hologramas posicionados ao redor do carro.
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