Alta Roda nº 939/289 – 05 /05 /2017
Fernando Calmon |
Se existe segmento do setor de veículos que sentiu
menos o enorme tranco da recessão brasileira foi o de reparação e de peças de reposição. Sem recursos, financiamentos e medo
de perder emprego, os motoristas cuidaram melhor de seus carros. Fabricantes
que tradicionalmente têm forte atuação nesse mercado não estão reclamando da vida
graças a um salto no faturamento.
Os reparadores espalhados por todo o País tiveram procura maior por seus
serviços. Estima-se em mais de 120.000 as oficinas de mecânica, funilaria,
pintura e elétrica. Mão de obra bem treinada que perdeu emprego na indústria
pôde reforçar os quadros técnicos dessas oficinas, o que está sendo bom para os
clientes.
Nesse ambiente positivo a 13ª Automec – Feira Internacional de Autopeças,
Equipamentos e Serviços – organizada de terça a sábado da semana passada pela
Reed Alcântara, no São Paulo Expo, superou expectativas. O número de cerca de
1.000 expositores cresceu quase 40% em relação à edição de 2015. O público
passou de 74.000 visitantes do Brasil e de mais 60 países, ótimo para uma feira
técnica com acesso apenas por convite. Estiveram em exposição aproximadamente
1.500 marcas.
Um dos temas recorrentes durante aquela feira bienal foi a inspeção técnica
veicular. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro de 1997, espera-se há 20
anos sua regulamentação. A previsão era de que fosse estadualizada, mas agora
se comenta que talvez ocorra a federalização. Em outros termos, as discussões
ainda não terminaram, embora o consenso aponte para o modelo descentralizado
por Estado como o melhor pela experiência de outros países.
Algumas novidades bem interessantes se destacaram. A Bosch apresentou o E-call
Retrofit, dispositivo para serviço de chamada de emergência. Trata-se de
concorrente para o OnStar, da GM. Semelhante a um plugue de recarga para
celulares, mas com chip próprio, é conectado na tomada do carro. Um sensor de
aceleração detecta a colisão e ativa a chamada de emergência. Por meio de
aplicativo de smartphone, posição do carro e gravidade do impacto chegam à
central de monitoramento.
A Delphi exibiu dispositivos para carros autônomos. Câmeras, sensores, radares
e programas compatíveis com o conceito V2E (veículo se conecta com tudo em
volta). A empresa banca sozinha as pesquisas e tem interessados que ainda não
pode revelar. Também decidiu entrar no segmento de velas de ignição com um,
dois e três eletrodos, mercado altamente competitivo.
Primeira pastilha de freio com tecnologia cerâmica produzida no Brasil foi
apresentada pela Federal Mogul. Batizada de Ferodo Top Premium, suporta
temperaturas mais altas e tem vida útil até 30% maior que as convencionais. A
catarinense Zen, que atua com grande desenvoltura no mercado externo, disse
estar pronta para acompanhar a evolução dos componentes de motores a combustão.
Fornece polias, tensores e impulsores de partidas entre outros.
A Philips apresentou lâmpadas de LED para os faróis principais. Apesar do preço
bastante elevado, o aumento da potência iluminante, sem risco de ofuscamento,
significa grande avanço na segurança das viagens noturnas.
RODA VIVA
AINDA sem cronograma exato de lançamentos – começa
este ano e termina em 2019 – a renovação de modelos da VW começa em setembro
próximo com o Polo. Pode ocorrer de o Virtus (Polo sedã maior e estilo próprio)
ser apresentado ainda este ano, porém vendas só em 2018. Depois virão SUV
T-Cross (segundo semestre) e picape (primeiro semestre de 2019).
CAPTUR tem desempenho bom na versão de 1,6 litro.
Além de suavidade no funcionamento (mais que no motor de 2 litros), não deixa
impressão de falta de potência para o seu porte. Câmbio manual, agora, é de
fácil manuseio (automático CVT chegará em pouco mais de um mês). Já o motor
mais potente casa bem com o câmbio automático, mesmo de quatro marchas.
MOVIMENTO Maio Amarelo, ação coordenada entre
Poder Público e sociedade civil em prol da segurança de trânsito, este ano tem
como tema “Minha escolha faz a diferença”. Alerta para todos estarem muito
atentos a atitudes corretas (inclusive pedestres e ciclistas). Cerca de 90% dos
acidentes no país ligam-se a falhas humanas (imperícia, imprudência, entre
outros).
FEBRE de aplicativos para serviços em tempo real,
como Uber e outros, ganhou nova opção. Ituran, fabricantes de rastreadores,
criou o Guincho 55 para localização de reboques, troca de pneus, carga de
bateria e chaveiro. Implantado na Grande São Paulo e planejado para se expandir
no Estado e no País em etapas. Disponível na loja para aplicativos Android.
ALGO realmente irritante é serviço de recapeamento
que deixa tampas de bueiros desniveladas. Além de ser comum uso de asfalto de
menor qualidade, cria-se uma armadilha. Satisfeito em rodar por pavimentação
sem buracos ou piso irregular, o motorista se surpreende com depressões
inesperadas. Muitas vezes sem tempo de desviar. Pneus, rodas e suspensão
sofrem.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista
especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos
técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna
automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede
nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do
site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:
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