Wagner Gonzalez |
DTM COMEÇA DOMINGO
Campeonato reúne equipes da Audi, BMW e Mercedes
Temporada começa e termina em Hockenheim
Berger é o chefão
Principal campeonato europeu de turismo, o DTM reúne a
nata de experientes pilotos de turismo, equipes oficiais de fábrica, uma
estrutura logística das mais completas e traz para 2017 modificações nos
regulamentos técnico e desportivo. As principais novidades para as nove rodadas
deste ano dizem respeito ao formato das provas e à redução do apoio
aerodinâmico dos carros, todos eles equipados com motores que superam 500 CV de
potência. A competição teve origem em 1984 como Campeonato Alemão de Turismo e
desse então passou por diversas fases e teve vários concorrentes, incluindo a
Alfa Romeo e a Opel.
A evolução técnica e o inevitável aumento do investimento
necessário para disputar o título foi moldando o destino da categoria e há
algum tempo está concentrada nas tries maiores fabricantes alemãs de sedans de
luxo: Audi, BMW e Mercedes. O brasileiro Augusto Farfus Jr é um dos nomes mais
tradicionais da categoria, há anos ligado à BMW, marca que continuará
defendendo este ano.
Para este ano o calendário
prevê corridas na Alemanha, Áustria, Holanda, Hungria e Rússia. Cada uma das
nove etapas da temporada terá duas corridas com a duração de 55 minutos mais
uma volta, ou seja, dez minutos a mais em relação ao ano passado. Segundo o
comitê organizador do DTM, isso vai “permitir às equipes explorar novas
estratégias e oferecerá mais emoção para o público”. A estratégia vem do fato
que será proibido usar aquecedores de pneus e existe a obrigatoriedade de uma
troca de pneus durante cada prova, sendo que o pit stop pode acontecer a
qualquer momento entre a segunda e a penúltima volta.
Para este ano o calendário
prevê corridas na Alemanha, Áustria, Holanda, Hungria e Rússia. Cada uma das
nove etapas da temporada terá duas corridas com a duração de 55 minutos mais
uma volta, ou seja, dez minutos a mais em relação ao ano passado. Segundo o
comitê organizador do DTM, isso vai “permitir às equipes explorar novas
estratégias e oferecerá mais emoção para o público”. A estratégia vem do fato
que será proibido usar aquecedores de pneus e existe a obrigatoriedade de uma
troca de pneus durante cada prova, sendo que o pit stop pode acontecer a
qualquer momento entre a segunda e a penúltima volta.
Cada piloto recebe oito
jogos de pneus Hankook por fim de semana e durante a apenas dois mecânicos, um
em cada lado do carro, podem usar as pistolas hidropneumáticas para soltar e
reinstalar as porcas do cubo rápido. É fato consumado que os pit stops serão
significativamente mais longos em relação aos registrados no ano passado.
As novidades para o
público não param por aí e trazem algumas atividades já conhecidas em outras
categorias, inclusive no Brasil. Os espectadores que tiverem acesso ao paddock
terão acesso à três boxes especiais, situados entre o espaço de duas equipes de
cada marca, e acompanhar de perto o trabalho das equipes. Do mesmo local também
será possível acompanhar o trabalho na frente de box, o pit lane. Food trucks,
visitação aos boxes a programação matinal de sábado e domingo e durante uma
hora ao final da programação de sábado. Quem conseguir ingressos especiais
poderá acompanhar a competição do terraço de box e durante o fim de semana o
site dtm.com anunciará promoções especiais.
Cada piloto recebe oito
jogos de pneus Hankook por fim de semana e durante a apenas dois mecânicos, um
em cada lado do carro, podem usar as pistolas hidropneumáticas para soltar e
reinstalar as porcas do cubo rápido. É fato consumado que os pit stops serão
significativamente mais longos em relação aos registrados no ano passado.
A Mercedes começou a desenvolver o modelo 2017 no final
de 2015 (Mercedes)
A disputa entre as três marcas tem nível dos mais altos, algo que fica
mais claro ao notar-se que a Mercedes completou mais de 7.000 km de teste para
desenvolver o modelo 63 DTM deste ano, trabalho iniciado no final da temporada
de 2015. Cerca de 2.100 km dessa preparação aconteceram no autódromo de
Vallelunga.
Este ano o austríaco Gerhard Berger assumiu a presidência da ITR
(Internationalen Tourenwagen Rennen e.V), empresa que explora o DTM e suas
categorias de apoio. O ex-companheiro de equipe de Ayrton Senna é um dos raros
pilotos de F-1 a ter iniciado carreira com carros de turismo, mais precisamente
com um Alfasud. Berger explicou seu plano de trabalho:
“Minha proposta básica é desenvolver parcerias
internacionais, o que inclui outros fabricantes, e fomentar um ambiente de
entretenimento e esporte.”
Os inscritos
Augusto Farfus Jr, Brasil, BMW
Bruno Spengler, Canadá, BMW
Edoardo Mortara, Suíça, Mercedes-AMG
Gary Paffett, Grã-Bretanha, Mercedes-AMG
Jamie Green, Grã-Bretanha, Audi
Loic Duval, França, Audi
Lucas Auer, Áustria, Mercedes-AMG
Marco Wittmann, Alemanha, BMW
Maro Engel, Alemanha, Mercedes-AMG
Matthias Ekström, Suécia, Audi
Maxime Martin, Bélgica, BMW
Mike Rockenfeller, Alemanha, Audi
Nico Müller, Suíça, Audi
Paul Di Resta, Grã-Bretanha, Mercedes-AMG
René Rast, Alemanha, Audi
Robert Wickens, Canadá, Mercedes-AMG
Timo Glock, Alemanha, BMW
Tom Blomqvist, Grã-Bretanha, BMW
O calendário
7/5 - Hockenheimring Baden-Württemberg
21/5 - Lausitzring
18/6 - Hungaroring (Hungria)
2/7 - Norisring
23/7 - Moscou (Rússia)
20/8 - Zandvoort (Holanda)
10/9 - Nürburgring
24/9 - Red Bull Ring (Áustria)
15/10 - Hockenheimring Baden-Württemberg
Wagner Gonzalez
(11) 98326 6630
(11) 5044 9529
Nenhum comentário:
Postar um comentário