quarta-feira, 31 de maio de 2017

Tarcísio Dias em Mecânica Online - Conectividade pode contribuir para a redução de acidentes entre carros e motocicletas.

Ninguém tem dúvida dos riscos que todos nós corremos na combinação entre motoristas e motociclistas em nossas vias. Não é por acaso que a convivência nunca foi algo fácil, mas normalmente, é o motociclista quem leva a pior na hora de um acidente.

Segundo uma recente pesquisa apresentada na Alemanha, os motociclistas estão entre os condutores que mais correm riscos, com 18 vezes mais chances de serem mortos em um acidente do que motoristas.  Só em 2016, aproximadamente 30 mil acidentes de moto foram registrados somente na Alemanha, dos quais cerca de 600 foram fatais. Imagine você os nossos números!

É uma realidade muito triste. Uma das principais razões é que os motociclistas são negligenciados no trânsito, tanto em cruzamentos como em ultrapassagens.
Em pareceria com a Autotalks, Cohda Wireless e Ducati, a Bosch desenvolveu o protótipo de uma solução inteligente para conectar motos e carros e garantir a visibilidade digital.

"Permitimos que motocicletas e carros conversem entre si, criando um escudo de proteção digital para os motociclistas", afirma o Dr. Dirk Hoheisel, membro da direção mundial da Bosch. A meta é evitar a ocorrência de situações perigosas.

Conectividade pode contribuir para a redução de acidentes - De acordo com uma pesquisa sobre acidentes realizada pela Bosch, a comunicação entre a motocicleta e o carro pode evitar quase um terço dos acidentes.

"Através de sistemas de segurança como o ABS e o controle de estabilidade, a Bosch já tornou a condução do motociclista significativamente mais segura. Conectando as motocicletas, o objetivo é elevarmos a segurança para um nível superior", diz Hoheisel.

A solução funciona da seguinte forma: veículos dentro de um raio de centenas de metros trocam informações, até dez vezes por segundo, sobre os tipos os veículos, velocidade, posição e direção do percurso.

Muito antes dos motoristas ou dos sensores presentes nos veículos percebam a presença de uma motocicleta, a tecnologia informa a situação permitindo que ambos os usuários da rodovia (motoristas e motociclistas) adotem uma estratégia de condução mais defensiva.

Um exemplo de situação perigosa é quando uma motocicleta fica no ponto cego do carro, no momento em que este irá fazer uma ultrapassagem ou mudar de faixa em uma avenida.

A nova tecnologia identifica a condição potencialmente perigosa, avisando o motociclista ou o motorista ativando um alarme sonoro e também uma luz de aviso no painel. Desta forma, todos recebem as informações necessárias para evitar ou reduzir o risco de acidentes.

Troca de informações entre veículos em milissegundos - Para a troca de dados entre motocicletas e carros, o sistema utiliza como base o padrão público WLAN (ITS G5).

Com um tempo de transmissão de poucos milissegundos entre o transmissor e o receptor, os usuários podem gerar e transmitir informações importantes relacionadas ao tráfego nas ruas.

Além disso, veículos estacionados ou com velocidade reduzida também podem transmitir dados para os receptores próximos.

Para permitir que motociclistas e motoristas distantes recebam com segurança toda a informação necessária, a tecnologia utiliza recursos que encaminham a informação automaticamente de veículo para veículo.

Em situações críticas, portanto, todos os usuários sabem o que está acontecendo e podem tomar as providências necessárias antecipadamente.

BOX
- Nova tecnologia pode contribuir para evitar quase um terço dos acidentes com motocicleta
- Conectar motos e carros garante a visibilidade digital
- Motociclistas correm 18 vezes mais risco de morte por acidente do que motoristas

VÍDEO

PERFIL
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. 

METRA COMEMORA 20 ANOS DE ATIVIDADES COMO OPERADORA-MODELO DE TRANSPORTES NO BRASIL

A Metra Transportes completou, em maio, 20 anos de atividades. A operadora do Corredor ABD, em São Paulo, é responsável por um dos mais avançados serviços de transporte de passageiros e reconhecida mundialmente, pelo padrão de qualidade, investimentos em sustentabilidade e nas mais avançadas tecnologias.

No dia 24 de maio de 1997, a Metra começou a operar o sistema e foi a primeira concessão de transportes no Estado de São Paulo. Hoje estão em operação aproximadamente 260 veículos, entre ônibus a diesel, híbridos, elétricos com bateria e os trólebus, e a concessionária possui um quadro de aproximadamente 1.700 funcionários.

Os serviços da Metra no Corredor ABD são os mais bem avaliados em toda a região metropolitana de São Paulo com 85% de avaliações positivas. Diariamente, o corredor atende mais de 300 mil passageiros, tem velocidade média operacional de 21 km /h e intervalo médio das partidas nos dias da semana de três minutos.

Para atender a todas as necessidades dos clientes e passageiros, a Metra investe continuamente em melhorias operacionais, frota, gestão, formação profissional e ainda em preservação ambiental. O respeito ao meio ambiente é um de seus principais direcionadores. Para isso, além do investimento na renovação, modernização e aquisição de veículos com emissão ZERO de CO², também mantem o Corredor ABD totalmente arborizado, com árvores como o manacá da serra, que são reconhecidas por sequestrar o gás carbônico da atmosfera.

Esse foco da empresa na preservação ambiental motivou a criação de programas e ações para a conscientização da sociedade e que motivou os próprios colaboradores a atuar na manutenção e embelezamento dos corredores, com o plantio de árvores ao longo dos 33 quilômetros do corredor ABD. Com esse projeto, de 2008 até hoje, os colaboradores voluntários já plantaram mais de 10.000 árvores, que neutralizam a emissão de CO² lançado na atmosfera pelos ônibus e outros veículos.

A consciência ambiental e na escassez dos recursos hídricos fez com que a Metra, também desde 2008, percebesse a necessidade de criar ações visando à conservação desse recurso natural. Foi quando surgiu o projeto de reciclagem da água utilizada pela empresa, por intermédio do sistema de reuso. A sua adoção permite que sejam economizados 10 milhões de litros de água utilizados na lavagem da frota de veículos, dependências da empresa, terminais e áreas dos corredores.


Para conhecer mais sobre a Metra, seus projetos e programas, curta a página da empresa no Facebook (facebook.com/metratransportes) ou visite a webpage (http://www.metra.com.br).

Nissan X-Trail X-Scape, com drone autônomo de série, é o parceiro ideal para aventuras em família

Os crossovers da Nissan são os companheiros perfeitos para aventuras em família. Mas uma nova versão do Nissan X-Trail, a X-Scape, lançada no Reino Unido, vem com um equipamento incomum, que eleva esse conceito a um nível ainda mais emocionante. Trata-se de um drone compacto-leve, item padrão na série especial, equipado com uma câmera que permite aos usuários o registro de memórias incríveis de seus melhores momentos.

A série X-Scape já está disponível no Reino Unido. O drone que a acompanha é equipado com o avançado sistema de GPS "Follow Me";*, que incorpora tecnologias de rastreamento via satélite e visual. Com o dispositivo, o drone pode perseguir o carro autonomamente, enquanto fotografa e grava vídeos – do próprio X-Trail em movimento ou do usuário a pé, na bicicleta, no caiaque, no skate ou qualquer outro meio de locomoção.

O drone – um Parrot Bebop 2, pesando apenas 500g – tem o logo da Nissan e vem acompanhado do controle remoto Parrot Skycontroller 2 e do Parrot Cockpitglasses. Este último, que lembra aqueles óculos de realidade virtual, permite ao usuário ter uma visão em primeira pessoa do que a câmera de 14 megapixel captura. Uma verdadeira experiência imersiva, que mostra o X-Trail pelo ponto de vista de um pássaro.

O pacote X-Scape também pode ser adquirido nas versões N-Vision e Tekna do X-Trail, vendidas na Nissan do Reino Unido.

O X-Trail X-Scape também vem com a central multimídia NissanConnect, com navegador via satélite, que guia o crossover até os destinos mais aventureiros. O teto solar panorâmico com abertura de um toque garante um visual ainda mais espetacular, e as barras no teto permitem que bicicletas e caiaques sejam carregados com facilidade. O cliente pode optar pelos interiores com cinco ou sete lugares.

A produção prevista da versão especial X-Trail X-Scape é de aproximadamente 1.200 unidades em toda a Europa, sendo 200 delas para o Reino Unido.


*A funcionalidade "Follow Me"; é habilitada por meio da compra do aplicativo FreeFlight Pro, disponibilizado pela fabricante do drone.

MWM MOTORES APRESENTA TRABALHOS TÉCNICOS NO EVENTO SAE WORLD CONGRESS EXPERIENCE

A MWM, fabricante independente de motores diesel líder no Mercosul, esteve presente no evento SAE WORLD CONGRESS EXPERIENCE, em Detroit/US, através das apresentações de trabalhos técnicos desenvolvidos por colaborador da companhia.

O evento contou com experiências interativas, unindo os melhores talentos da indústria da mobilidade, de centros de inovação em todo o mundo, para aprendizagem ativa, colaborativa e de descobertas tecnológicas.

Os dois trabalhos técnicos desenvolvidos e apresentados por colaborador da MWM foram:

“ Integração da Engenharia da Qualidade de Fornecedores e Lean Manufacturing”;

“Efeito das melhorias nos processos de retifica e polimento em moentes de virabrequim”.

Ambos do autor Silvio César Bastos, colaborador da MWM Motores Diesel.


Para o Diretor Industrial de Manufatura e Qualidade da MWM Motores, Michael Andreas Ketterer, “A apresentação de trabalhos técnicos idealizados por colaboradores da companhia, em eventos de relevância como este, é um grande orgulho para todos. Demonstra nossa busca constante pela inovação tecnológica e a dedicação dos profissionais que aqui estão. Parabenizamos o autor e esperamos que incentive a mais profissionais a dedicarem-se a projetos que contribuam com o desenvolvimento da indústria.”.

Nissan amplia linha de acessórios originais para Kicks e Frontier


A linha de acessórios da Nissan ganha mais opções com os lançamentos de novidades para o crossover urbano Kicks e para a recém-lançada 12ª geração da picape Frontier. Os dois modelos passam a contar com itens como barra transversal de teto, bagageiro e suporte de bicicleta.

O suporte de bicicleta custa R$ 470, enquanto o bagageiro sai por R$ 865 e a barra transversal por R$ 1.615 para a barra transversal. Os acessórios, produzidos pela Thule, estão disponíveis em nas 166 concessionárias Nissan em todo o país. Uma vantagem para o cliente Nissan é a possibilidade de incluir o valor desse e de outros acessórios originais no financiamento do veículo pelo CrediNISSAN (RCI), desde que não ultrapassem 10% do valor final da compra do carro.

Nissan Kicks
Com um estilo ousado e dinâmico, o Nissan Kicks foi criado para os clientes que levam uma vida agitada nas grandes cidades e precisam enfrentar os desafios da "selva urbana". O modelo é um dos primeiros a integrar o conceito de "Mobilidade Inteligente" da Nissan, resultado de avançados processos de engenharia e manufatura e inclusão de itens tecnológicos que proporcionam o equilíbrio perfeito entre performance e economia de combustível.

A comercialização do Nissan Kicks foi iniciada mundialmente no Brasil, seguindo depois para outros mercados da América Latina, com previsão de lançamento em mais de 80 países. Fabricado atualmente no México, o modelo passará a ser produzido no Brasil, no Complexo Industrial de Resende, este ano.

Nova Nissan Frontier
Com a reputação de forte e inteligente, a totalmente nova Frontier é a melhor picape já produzida pela Nissan em seus 80 anos de tradição nesse segmento. Além da modernidade, do design totalmente novo e robusto, a peça-chave dessa nova geração é a estrutura ainda mais resistente, com um chassi reforçado, quatro vezes mais durável, ao mesmo tempo que é mais leve e eficiente. Com oito barras transversais, conta um outro chassi sobreposto por dentro com soldas contínuas, chamado de duplo "C". Assim, o veículo fica ainda mais resistente às tensões da torção da carroceria. 


Uma combinação de tecnologias permite extrair o máximo em desempenho no fora-de-estrada e garantir uma condução confortável, enquanto itens inéditos para o modelo estão a serviço do condutor. Entre eles, o Controle Automático de Descida (HDC) e o Sistema de Auxílio de Partida em Rampa (HSA). Ambos sistemas atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar descidas íngremes ou saídas do carro da imobilidade em subidas. A picape chega na versão cabine dupla com tração 4x4 e que é equipada com o novo e moderno motor diesel 2.3 com duplo turbo.

Átila Abreu é o primeiro brasileiro a competir de Supertrucks nos EUA

De folga da Stock Car, Átila Abreu terá neste fim de semana uma nova experiência no automobilismo: o piloto da Shell Racing vai guiar um carro da categoria Supertrucks Series na rodada dupla de Detroit, nos Estados Unidos.

Os caminhões têm motores Chevrolet de até 650 cavalos, suspensões de curso longo que permitem aos veículos saltarem sobre obstáculos, rodas de 18 polegadas e pneus que permitem competições em qualquer tipo de superfície, seja terra ou asfaltoPara se ter uma ideia da incrível potência, os caminhões são capazes de atingir a casa de 230 km/h. 

Em Detroit, a Supertrucks Series será um dos eventos-suporte da Fórmula Indy e o traçado será o mesmo da categoria, com o acréscimo das rampas características da categoria, capazes de projetar os caminhões a vários metros de altura e até 30m de distância.

A Supertrucks Series tem dez etapas ao longo da temporada e, além dos Estados Unidos, visita países como Austrália, Canadá e China.

Piloto da Shell Racing na Stock Car, Átila vem experimentando outras competições nos últimos anos, como o Rallycross, modalidade em que foi finalista nos X-Games de 2014. A partir daquele contato inicial com carros de competição 4x4 o sorocabano interessou pelos Supertrucks.

No começo do ano, fez um teste em Charlotte, na equipe de Robby Gordon. O ex-competidor da Indy e Nascar, criou a Supertrucks Series em 2012 e foi bicampeão. Seu time prepara todos os carros, que são rigorosamente idênticos do ponto de vista da engenharia e desenvolvimento.

Programação (horários de Brasília):

Sexta-feira
13h25 – Treinos livres e classificação


Sábado
12h55 – Primeira prova


Domingo
16h – Segunda prova


O que disse Átila Abreu:
"O convite surgiu do fato de eu sempre ser um curioso, de sempre querer conhecer todas as categorias, de eu já ter competido no Rallycross, de eu já ter competido nos X-Games uma etapa a convite do Nelsinho Piquet. Aí surgiu a oportunidade de fazer um teste, e de cara eu abracei. Acho muito bacana para um piloto conhecer vários tipos de carros, pistas e eventos. 

O teste no começo do ano foi muito bacana. Aconteceu em Charlotte, onde fica a sede da equipe do Robby Gordon, que é o promotor do evento. Ele tem uma pista no fundo da oficina dele e foi muito legal para ter uma primeira experiência com o carro, aprender a pular... O carro tem um curso de suspensão muito longo, totalmente diferente do que eu estou acostumado a pilotar. Teve toda uma questão de aprendizado, de como pilotar o carro. Tem algumas coisas que você tem que se atentar. Dependendo de como você salta, pode cair de bico. 

Na primeira vez, dei algumas voltas mas evitei fazer o salto. Mas depois foi muito legal, na primeira vez você fica meio apreensivo. Você tem que ter velocidade para fazer o salto. Quando chega na hora você fala “agora vai, seja o que Deus quiser!”. Mas você vai se acostumando. O salto que eu fiz não foi numa grande velocidade, na prova vai ser bem mais rápido, saltos bem mais longos. Não tinha imaginado correr numa categoria como esta, com um carro de mais de 600 cavalos, muito alto. Quando você olha até assusta! Mas depois que você anda pela primeira vez é bem viciante. Depois que eu fiz o teste, tinha certeza de que iria correr alguma prova, era só não bater com a Stock Car. Fico feliz que tenha encaixado uma data, correr em Detroit vai ser muito bacana."

JAGUAR REVELA XE SV PROJECT 8: O JAGUAR COM A MELHOR PERFORMANCE DE TODOS OS TEMPOS



A Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover anunciou o Jaguar mais potente, rápido e de extrema performance: o novo XE SV Project 8. Com um motor V8 5.0 de 600 cv, uma performance de superesportivo e uma camuflagem exclusiva criada pela SVO Design, o protótipo realizou seu teste de estreia em Nürburgring, um dos mais famosos autódromos do mundo. 

Com o motor mais potente da Jaguar Land Rover, o Project 8 se tornará o segundo veículo de edição de colecionadores da SVO, após o lançamento bem-sucedido do Jaguar F-TYPE Project 7 em 2014. Não mais do que 300 carros,  montados manualmente no Centro Técnico da SVO em Coventry, serão produzidos para venda em todo o mundo.

John Edwards, Diretor Geral da Divisão de Operações Especiais da Jaguar Land Rover disse: "É o momento certo para a SVO produzir o carro de estrada com o desempenho mais extremo da história da Jaguar. A equipe da SVO é possuída pelo espírito da performance e comprometida a criar a experiência de condução mais emocionante possível.

"Nossos clientes em todo o mundo ficaram entusiasmados com o  F-TYPE Project 7. O novo XE SV Project 8 leva aerodinâmica e engenharia de desempenho a outro nível - é concebido para entusiastas e colecionadores mais exigentes.’’

O Jaguar XE SV Project 8 fará sua estréia mundial no Goodwood Festival of Speed, em West Sussex no Reino Unido, em 30 de junho. O modelo não tem previsão de chegar ao mercado brasileiro.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Wagner Gonzalez em Conversa de pista

Wagner Gonzalez
Vitória de Sato vai além de Indy


Conquista do japonês pode ativar mercado de pilotos

Se Toyota vencer Le Mans, mercado de pilotos terá grande impulso no Japão


Até certo ponto inesperado, o triunfo de Takuma Sato na edição 2017 das 500 Milhas de Indianapolis, domingo, trará com certeza um grande impulso ao automobilismo japonês, mercado de trabalho dos mais importantes para o esporte. 

Nos anos 1980/1990 o Japão movimentava parcela considerável do PIB mundial do setor e organizava campeonatos de alto nível nas categorias Fórmula Nippon (equivalente ao que hoje é conhecido como F-2) e protótipos, que evoluíram e mantém níveis altos de competividade e técnica. Ao se tornar o primeiro japonês a vencer em Indy essa nova onda poderá crescer ainda mais caso a Toyota finalmente conseguir sua sonhada vitória em Le Mans, competição que acontece daqui a três semanas.

Takuma Sato já passou pela F-1 mas não brilhou o suficiente para se manter na categoria, apesar de ter marcado sua passagem como um piloto aguerrido e determinado. Em 2010 optou por disputar a F-Indy e durante duas temporadas defendeu a equipe KV Racing; em 2012 ele se transferiu para o time de Bob Rahal e David Letterman e no ano seguinte iniciou um período de quatro anos com o celebrado A.J. Foyt, onde permaneceu ate dezembro último. O primeiro lugar em Indy rendeu um prêmio em dinheiro que superou em muito o que recebeu em sua primeira, e até então única, vitória na categoria norte-americana, em Long Beach, 2013, exatos US$2.458.129, pouco menos de 20% do total distribuído na corrida de domingo. Já a narração dasvoltas finais pela TV japonesa foi algo impagável graças à emoção dos comentaristas.

Fernando Alonso
Em um país que mantém um automobilismo financeiramente saudável e atrai patrocinadores de peso o triunfo de Sato no célebre “brickyard”, o primeiro de um piloto oriental na história das 500 milhas mais famosas do mundo, é por si só antológico. O interesse e os investimentos da Honda na F-Indy ajudarão a alavancar mais patrocinadores ao piloto nascido em Tóquio aos 28 de janeiro de 1977, combinação de circunstâncias que aumentarão o interesse de outros pilotos japoneses no automobilismo norte-americano. Nem mesmo o abandono de Fernando Alonso, que mostrou-se competitivo em sua estreia em Indy, causado por quebra de motor, impactou negativamente no sucesso de Sato, que disputou a prova com um Dallara equipado com motor Honda e inscrito pela mesma equipe que assistiu ao espanhol, a Andretti Autosport. Alonso, aliás, já fala em voltar em 2018.

Se por si só tal cenário já traz consequências ao automobilismo internacional, tal movida ficar ainda atingir nível astronômico caso a Toyota consiga finalmente conquistar o primeiro lugar nas 24 Horas de Le Mans,
Uma eventual e merecida vitória em Sarthre consagraria a indústria automobilística japonesa, até agora imune aos escândalos que vitimaram a VW e outros fabricantes de automóveis com motores diesel nos EUA.

Hélio Castro Neves esteve muito próximo de vencer a corrida pela quarta vez e terminou em segundo. Caso tivesse superado Sato num duelo que eletrizou Indy nas sete últimas voltas, aí sim, os japoneses estariam vivendo hoje uma ressaca terrível: o brasileiro foi um dos poucos pilotos que disputaram as 500 Milhas com carros equipados com motores Chevrolet. Tony Kanaan terminou em quinto lugar.

Outro brasileiro, o gaúcho Matheus Leist, largou na pole-position e venceu a prova Freedom 100, disputada na sexta-feira. Prova é igualmente a mais importante do calendário do calendário da Indy Light, categoria de acesso à F-Indy, e disputada com carros Dallara-Mazda.

Vettel amplia liderança na F-1  
Sebastian Vettel largou em segundo lugar e explorou o baixo consumo de pneus para superar o pole position Kimi Räikkönen, e vencer o GP de Mônaco. Ao parar para trocar pneus quatro voltas mais tarde que o finlandês, o alemão herdou a liderança do finlandês, e conseguiu retornar à pista em primeiro lugar. Daniel Ricciardo completou o pódio. 

Os resultados completos do GP de Mônaco você encontra aqui. A vitória ampliou a liderança do primeiro piloto da Ferrari no Campeonato Mundial de F-1.  Lewis Hamilton, que largou em 13o, ficou em sétimo e soma agora 104 pontos, exatos 25 atrás de Vettel, quantidade que equivale a uma vitória. Felipe Massa terminou em nono e marcou dois pontos.




Wagner Gonzalez
(11) 98326 6630

(11) 5044 9529

Augusto Farfus completa 24 Horas de Nürburgring em 4º lugar em prova com final caótico

O último fim de semana de maio marcou a realização de três icônicas provas do automobilismo mundial. Enquanto a F1 correu nas charmosas ruas de Mônaco, e a Fórmula Indy teve as 500 Milhas de Indianápolis, o circuito de Nordschleife (como é conhecido o traçado longo de Nürburgring) recebeu a 45ª edição das 24 Horas, uma das mais famosas corridas de longa duração. 

Único brasileiro em um grid com 160 carros, Augusto Farfus teve a importante missão de correr em dois carros da equipe Team Schnitzer, as BMW M6 GT3 #42 e #43, e ficou próximo de subir ao pódio com ambos os quartetos. 

Vencedor em 2010 e pole position da prova em 2015, Farfus, junto de seus companheiros, mostrou desde o início das atividades que tinham um carro com muito potencial de brigar pelas primeiras posições. Na quinta-feira, o brasileiro garantiu a pole position provisória para o carro #43 na primeira sessão classificatória. Na segunda sessão, ficaram com o 4º lugar, garantindo assim vaga para o top-30. Na sessão que definiu o grid de largada, Augusto assegurou o 10º lugar para o #43, e o #42 ficou com a 18ª posição.

No sábado, ainda na primeira parte da corrida, os dois carros já tinham tido um grande avanço, com ambos entre os 10 melhores. No #43, Augusto dividiu a condução com António Félix da Costa, Alex Lynn e Timo Scheider, cumprindo quatro stints. Durante a noite, o quarteto seguiu evoluindo, e alcançou o 3º lugar no início da manhã. Eles estavam caminhando bem para terminarem no pódio, porém, durante uma ultrapassagem, Farfus foi acertado por um adversário, e teve de abandonar com o carro danificado.

Enquanto isso, o #42 também vinha muito competitivo, com Tom Blomqvist, Martin Tomcyzk and Marco Wittmann. A última hora da prova foi marcada por uma repentina e forte chuva, após altas temperaturas durante todo o dia anterior. Farfus assumiu o volante para um duplo stint final, e levou o carro para completar em um forte 4º lugar, a apenas uma posição do pódio, após 158 voltas no circuito de mais de 25 quilômetros de extensão, e em frente a um público de 205 mil espectadores.

Depois do desafio em Nürburgring, Farfus seguiu direto para Pequim, na China, onde participa de um evento da BMW. Na sequência, o curitibano volta ao volante de seu DTM para a terceira etapa do campeonato, entre os dias 16 e 18 de junho em Budapeste, na Hungria.

Augusto Farfus:
"Foi realmente uma pena que não conseguimos terminar com o carro #43. Fui acertado por outro carro durante uma ultrapassagem, e isso quebrou a barra de direção do carro, e me fez bater no muro e abandonar. Estávamos muito bem posicionados para garantir um lugar no pódio. Por outro lado, fiquei muito feliz com o 4º lugar com o #42. Foi ótimo para a equipe termos conquistado um bom resultado, para recompensar o grande trabalho de todos e nosso espírito de luta".

Novo MINI Countryman chega em três versões às concessionárias da marca no país

O novo MINI Countryman já está disponível nas concessionárias da marca no país em três versões: Cooper (R$ 144.950), Cooper S (R$ 164.950) e Cooper S ALL4 (R$ 189.950) — esta última à venda desde abril no mercado nacional. 

A versão Cooper (foto) deve responder pela maior fatia no mix de vendas, segundo o diretor da MINI Brasil, Julian Mallea:"O novo MINI Countryman vem completo em todas as versões, com tecnologia embarcada de última geração e um conjunto mecânico que permite excelente dirigibilidade em diferentes situações e terrenos. 

Dessa forma, acreditamos que a versão Cooper, a mais procurada no pré-venda, responderá sozinha por 40% no mix de vendas". Vale lembrar que os primeiros 150 proprietários do modelo ganharão o MINI Service Inclusive, serviço gratuito de manutenção pelo período de três anos ou 40 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro). 

Único no mercado brasileiro, o plano inclui serviços de mão de obra, manutenção com peças originais MINI e o Serviço Premium das Concessionárias da marca. A MINI possui atualmente uma rede de 25 concessionárias distribuídas por todo o Brasil.

Carro elétrico daTesla será um dos destaques da 12ª Eletrolar Show

A Elektra Motors, que desde o final do ano passado comercializa os veículos da marca Tesla no Brasil, confirmou participação na 12ª Eletrolar Show. Em seu estande, a loja de luxo apresentará um modelo do portfólio da companhia americana especializada em automóveis movidos por tração elétrica. 

Para a feira, a Elektra, que trabalha com veículos elétricos e sustentáveis e é pioneira nesse segmento em São Paulo, levará também suas scooters  (bicicletas elétricas). “Na Eletrolar Show, nossa expectativa é divulgar a marca, fechar vendas e fazer novas parcerias”, diz a diretora comercial da empresa, Monique Angeli.

Os veículos elétricos, assim como os modelos autônomos, têm chamado a atenção nos últimos anos, tanto que o segmento automotivo vem ganhando cada vez mais espaço nas feiras globais de tecnologia. Em um momento em que o mundo todo discute fontes de energia limpa, esse é um mercado com grande potencial a ser explorado.

Junto com essa novidade, a Eletrolar Show reunirá, de 17 a 20 de julho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, 10 mil produtos de 700 marcas, que serão vistos por 29 mil executivos de compras do grande, médio e pequeno varejo, que respondem por 30 mil pontos de venda em todo o Brasil. O evento terá, também, a participação de 800 compradores de grandes redes do Brasil que não têm sede em São Paulo, e 200 da América do Sul, que virão da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Venezuela para a feira, com o patrocínio do Grupo Eletrolar.

Serviço: 
Eletrolar Show 2017 “12ª Feira de Negócios para a Indústria e o Varejo de Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos, Celulares e TI” 
Data: 17 a 20 de julho de 2017, das 13h às 21h
Local: Transamerica Expo Center 
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387
Realização: Grupo Eletrolar

BMB inaugura centro de customizações exclusivo para VW Caminhões e Ônibus no México

A MAN Latin America e o BMB, seu centro de modificações exclusivo, vão exportar o modelo brasileiro de parceria e produção para dar início às customizações de veículos Volkswagen Caminhões e Ônibus no México. 

Com investimento inicial de US$ 500 mil até 2018, o BMB começa sua operação no país com clientes garantidos. A inauguração vai ao encontro da estratégia de crescimento internacional da MAN Latin America.


“O México é nosso segundo maior mercado de exportação, com grande potencial de evolução, com a oferta de um portfólio cada vez mais completo. A chave de nosso sucesso reside no conceito sob medida, modelo de negócio baseado na estreita parceria com o cliente. Nesse sentido, a fábrica de customização vai nos abrir oportunidades importantes”, argumenta Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

Localizada a poucos metros da unidade produtiva da MAN Latin America no México, na cidade de Querétaro, o BMB terá cerca de 1.500 metros quadrados de área total e 20 colaboradores para o início de suas atividades até acelerar a demanda do mercado. “A expectativa é atendermos em torno de 30% de todo o volume de veículos da marca vendidos no país. Para isso, teremos um grande portfólio de customizações e também contamos com uma parceria estratégica com a Suspensys, empresa do grupo Randon e uma das maiores produtoras de suspensões do mundo para nos dar suporte tecnológico diante das necessidades do mercado mexicano”, explica Sérgio Secco, diretor do BMB no México.

Um de seus grandes focos está na suspensão pneumática — uma demanda forte no país — para agregar essa configuração em qualquer produto do portfólio mexicano. A transformação para cavalo-mecânico também é outra expertise que será oferecida aos clientes. Essas duas modificações caracterizam, inclusive, o primeiro atendimento já realizado em um suporte para a montadora na negociação com a Heineken em recente venda de 150 caminhões.

Garantia de fábrica
Todo o know-how em customização adquiridos pelo BMB ao longo dos últimos 15 anos e mais de 130 mil veículos modificados no Brasil, com a chancela da MAN Latin America, estará agora disponível também no México. “A instalação do BMB, com a possibilidade de uma customização com garantia de fábrica, vai beneficiar, sobretudo, os clientes principalmente com relação à agilidade da entrega e disponibilidade dos veículos, além de uma maior oferta nem nosso portfólio”, explica Leonardo Soloaga, diretor geral da operação da MAN Latin America no México.

BMW M8 é confirmado para as ruas e versão de competição vai a Le Mans

O BMW Série 8 ainda está sendo desenvolvido, mas já tem companhia: a versão apimentada M8, cujo protótipo camuflado será mostrado junto à corrida 24 horas de Nürburgring. 

"A concepção e o desenvolvimento do BMW Série 8 e do BMW M8 caminham juntos", explica o presidente BMW M, Frank van Meel. "O futuro M8 herdará os genes do Série 8, mas seu DNA será potencializado com porções extras de apuro dinâmico, precisão e agilidade, o que resultará em uma experiência de condução alinhada aos reconhecidos padrões de qualidade M e satisfará os mais exigentes clientes", conclui. 

Além do M8, está sendo desenvolvido também o M8 GTE, um carro de competição que será responsável pelo retorno da BMW Motorsport à corrida de Le Mans. 

"Desenvolver um novo carro de corrida é sempre emocionante, e no caso do BMW M8 GTE estamos ainda mais empolgados", afirmou o diretor da BMW Motorsport, Jens Marquardt. "Não podemos revelar imagens, mas adianto que o BMW M8 GTE será espetacular. Estamos planejando uma apresentação inicial no primeiro semestre deste ano e a estreia oficial do modelo na corrida 24 horas de Daytona, em janeiro de 2018".

DAF Caminhões Brasil atinge 300 mil seguidores no Facebook

A DAF Caminhões Brasil, subsidiária da americana PACCAR Inc., acaba de atingir a marca de 300 mil seguidores em sua página oficial no Facebook. Com atualizações diárias, a fanpage publica novidades sobre os produtos, serviços e ações da DAF. 

“As redes sociais propiciam um relacionamento mais próximo, interativo e dinâmico com clientes e pessoas que admiram a marca. O Facebook é uma ferramenta simples que facilita nossa comunicação e nos aproxima de nosso público”, diz Rúbia Ribeiro, Gerente de Comunicação e Marketing da DAF Caminhões Brasil.

Entre os seguidores da página estão empresários, frotistas, caminhoneiros autônomos, concessionários, diversos profissionais do segmento automotivo e fãs de caminhões. Além do Facebook, a DAF também está presente no Instagram, YouTube e LinkedIn.


Conheça a página através do link www.facebook.com/DAFcaminhoes.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Honda CB Twister 250 é campeã geral do Selo Maior Valor de Revenda ­ Motos 2017

Com apenas 8,1% de depreciação em um ano, a Honda CB Twister 250 foi a moto melhor avaliada na 2ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Motos, da Agência AutoInforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação. A montadora japonesa também venceu nas categorias Motoneta com a BIZ 110i, Naked até 800 cc (CB 650 F), Scooter até 200 cc (PCX 150), Scooter acima de 200 cc (SH 300 i), Trail (NXR 160 BROS) e na categoria Street com a própria CB Twister 250.


Outras nove motocicletas foram contempladas pelo Selo Maior Valor de Revenda – Motos 2016, respectivamente em suas categorias: Dafra ZIG (50 cc), Triumph Tiger 800 (Big Trail até 800 cc) BMW R1200 GS (Big Trail acima 800 cc), Ducati Scrambler Icon 803 (Clássica), Yamaha MT-09 Tracer 850 (Crossover), Suzuki Intruder 125 (Custom até 800 cc), Harley-Davidson Softail Heritage Classic (Custom acima de 800 cc), Yamaha MT-09 850 (Naked acima 800 cc), Yamaha YZF-R· (Sport até 800 cc), BMW S 1000 RR (Sport acima 800 cc) e Harley-Davidson CVO Street Glide (Touring).

A pesquisa, parceria da Agência Autoinforme com a Molicar, considerou 138 motos zero km mais vendidas, de 17 marcas, com base nas cotações de preços praticados no mercado, em março de 2016 ante igual período deste ano.

Segundo Joel Leite, idealizador do SMVR-Motos e diretor da Agência AutoInforme, “esta versão de motocicletas faz parte do tripé do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, em sua 4ª edição, e o de Veículos Comerciais, em sua 3ª edição. No Brasil, a moto proporcionou o verdadeiro direito de ir e vir para grande parte da população. Em 2000, pouco mais de 3,5 milhões de brasileiros utilizaram a moto para o seu transporte. Hoje são mais de 20 milhões. Daí a importância deste selo que procura incentivar a indústria e os importadores a oferecerem melhores produtos e melhores serviços de pós-vendas, de modo que o consumidor possa obter o máximo de seu investimento”.

Com apoios institucionais da ABAC, Abeifa, AEA, Fenabrave, Fenauto e Sindipeças, e patrocínio máster da Philips Automotive, o Selo Maior Valor de Revenda – Motos retrata, constata, baliza, os preços praticados no mercado brasileiros, sem subjetividades. “Com isso, reconhece o trabalho das montadoras e das importadoras no processo de aperfeiçoamento de seus produtos e serviços e, na outra ponta, auxilia o consumidor na hora da compra”, argumenta Joel Leite.

Honda lidera Dona de quase 80% do mercado brasileiro de motocicletas, a Honda foi a grande vencedora da 2ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Motos 2017, ao faturar em seis categorias, além de levar o título de Campeã Geral. Segundo Alexandre Cury, diretor de vendas da montadoras/importadora, “este reconhecimento é consequência da confiança e satisfação dos clientes com a marca. É um trabalho que vai além da qualidade dos nossos produtos. É a sinergia de uma ampla rede, hoje com mais de 1.100 pontos de atendimento autorizados apoiadas por um inovador beneficio de 3 anos de garantia em todo line-up, diferenciais que fazem com que os seminovos da marca sejam ainda mais reconhecidos pelo mercado”.   

MUDANÇAS NO COMANDO DA RENAULT



A partir de 1º de julho de 2017, Fabrice Cambolive passa a ser Vice-Presidente Sênior e Presidente do Conselho da Região África – Oriente Médio - Índia (AMI). Ele passa a integrar o Comitê de Direção do Grupo Renault (CDR) e estará subordinado a Stefan Mueller, Vice-Presidente Executivo de Performance do Grupo Renault.Esta recente mudança é resultado da saída de Bernard Cambier, que está deixando os quadros da empresa.

Fabrice Cambolive é atualmente Presidente da Renault do Brasil, um mercado estratégico para o Grupo. Em 2016, apesar de o mercado local ter caído 19,8%, a Renault aumentou sua participação para o nível recorde de 7,5%. Isso foi possível graças aos lançamentos de gamas de SUVs e picapes desenvolvidos localmente. Anteriormente, Fabrice Cambolive ocupou várias funções no Grupo, tendo sido por quatro anos Vice-Presidente de Vendas e Marketing na região Eurásia, onde contribuiu significativamente para o crescimento da Renault na Rússia e em novos mercados, como Cazaquistão, Bielorrússia e Ucrânia.

Nascido em 1967, Fabrice Cambolive é formado pela Escola Superior de Comércio de Toulouse, na França. Entrou para o Grupo Renault em 1992, ocupando diferentes posições nas áreas de vendas e marketing na Espanha, Suíça e França. Em 2005, passou a ser Diretor de Marketing na Renault Alemanha. Em 2009, foi transferido para a Romênia, passando a ser Gerente da Renault Dacia e da Nissan Comercial. Em 2011, Fabrice Cambolive foi promovido a Vice-Presidente de Vendas e Marketing para a Rússia e Região Eurásia (Rússia e países que pertenciam à Comunidade dos Estados Independentes – CEI –, como Cazaquistão, Bielorrússia e Ucrânia). Desde 2015, Fabrice Cambolive é Presidente da Renault do Brasil.

Bernard Cambier nasceu em 1953 e é mestre em Direito Privado. Entrou para a Renault em 1979 e desempenhou diferentes funções na Renault DIAC (Diffusion Industrielle et Automobile par le Credit). Em 1990, passou a ser Gerente de Filial e, em 1992, Gerente Regional da região nordeste da França. Em 1994, passou a ser Diretor da Renault Suíça, antes de comandar o projeto de veículos seminovos multimarcas. De 1999 a 2001, foi Diretor de Vendas e Marketing da gama de veículos topo de linha, sendo promovido a Vice-Presidente de Vendas Corporativas em 2001. Após mais de três anos e meio como Vice-Presidente de Peças e Acessórios, passou a fazer parte do Comitê de Direção da Renault, em 2008. Em 2009, tornou-se Vice-Presidente Sênior de Mercado da área França e, em 2014, Bernard Cambier passou a ser Presidente do Conselho da recém-criada Região África – Oriente Médio – Índia.