A Fiat Chrysler Automóveis
(FCA) encerrou o ano com 496.663 automóveis e comerciais leves vendidos no
Brasil, crescendo 14,5% em relação ao ano anterior. Com esse
resultado, a FCA assegurou a liderança do mercado brasileiro em 2019, como a
empresa com maior volume de veículos comercializados, alcançando 18,7% de
participação de mercado e avançando 1,2 ponto percentual no market share
acumulado em comparação com 2018.
Três modelos se posicionaram entre os 10 mais vendidos no
ano no Brasil: Fiat Argo (79.004 unidades), Fiat Strada (76.275 unidades) e
Jeep Renegade (68.736 unidades).
As duas principais marcas da FCA cresceram acima da taxa
de expansão do mercado. A Fiat comercializou 366.012 veículos no ano, com um
crescimento de 12,4% em relação ao volume do ano anterior. As
vendas da Jeep somaram
129.483 unidades, com expansão de 21,1% na comparação com os resultados de
2018.
As duas marcas ganharam participação de mercado. A Fiat
encerrou o ano com 13,8% de market share, avançando 0,6 ponto percentual em
relação ao ano anterior. A Jeep alcançou
4,9% de market share, também com um crescimento de 0,6 ponto percentual.
No segmento hatch, a Fiat registrou crescimento de 1,8
ponto percentual em participação, avançando de 13,0% para 14,8%. O volume
comercializado cresceu 18,9%, frente a um crescimento de apenas 4,8% do
segmento. Esse resultado coloca a Fiat como a marca que mais avançou nesse
segmento, passando de 128.106 para 152.291 unidades comercializadas.
Reafirmou a liderança no segmento de picapes pelo 15º
ano consecutivo, com 41,4% de participação e crescimento de vendas de 12,8%,
para 141.854 unidades. A marca também garantiu o 10º ano
consecutivo de liderança no segmento de vans, com 43% de participação
no segmento. As vendas somaram 22.924 veículos, com expansão de
37,6%.
A Fiat foi a montadora que mais ganhou participação
de mercado nas vendas ao varejo, registrando 0,9 ponto percentual de
avanço. A marca cresceu 14,2%, enquanto o mercado varejo cresceu 3,8%.
As vendas da Jeep expandiram
21,1% em 2019. “Estamos fechando o ano com cerca de 130 mil veículos da marca
vendidos, um recorde absoluto que faz do Brasil o segundo mercado da Jeep no mundo, atrás apenas
dos Estados Unidos”, observa Tania Silvestri, diretora do Brand Jeep para a
América Latina e Comercial Jeep Brasil.
O Jeep Renegade encerrou o ano como o SUV mais vendido no
mercado brasileiro, seguido pelo Jeep Compass, que, por sua vez, continua líder
absoluto no segmento de C-SUV.
Em 2019, a Jeep introduziu
importantes novidades no mercado brasileiro, como o Compass Série S, que possui
todos os conteúdos de tecnologias autônomas de série na versão, fazendo do
Compass o carro mais tecnológico da categoria produzido no Brasil. Além disso,
lançou um tributo à herança da marca, o Renegade Série Especial Willys. Com
base na versão mais off road, a Trailhwak, a série especial limitada e numerada
homenageou a história da marca, com adesivos e bordados que fazem alusão ao
modelo Jeep Willys, além de incluir ao seu legado toda a tecnologia, design e
conforto disponíveis no modelo atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário