quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Vendas da FCA crescem 14,5% em 2019 e empresa é líder do mercado brasileiro


A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) encerrou o ano com 496.663 automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil, crescendo 14,5% em relação ao ano anterior. Com esse resultado, a FCA assegurou a liderança do mercado brasileiro em 2019, como a empresa com maior volume de veículos comercializados, alcançando 18,7% de participação de mercado e avançando 1,2 ponto percentual no market share acumulado em comparação com 2018.

Três modelos se posicionaram entre os 10 mais vendidos no ano no Brasil: Fiat Argo (79.004 unidades), Fiat Strada (76.275 unidades) e Jeep Renegade (68.736 unidades).

As duas principais marcas da FCA cresceram acima da taxa de expansão do mercado. A Fiat comercializou 366.012 veículos no ano, com um crescimento de 12,4% em relação ao volume do ano anterior. As vendas da Jeep somaram 129.483 unidades, com expansão de 21,1% na comparação com os resultados de 2018.

As duas marcas ganharam participação de mercado. A Fiat encerrou o ano com 13,8% de market share, avançando 0,6 ponto percentual em relação ao ano anterior. A Jeep alcançou 4,9% de market share, também com um crescimento de 0,6 ponto percentual.

No segmento hatch, a Fiat registrou crescimento de 1,8 ponto percentual em participação, avançando de 13,0% para 14,8%. O volume comercializado cresceu 18,9%, frente a um crescimento de apenas 4,8% do segmento. Esse resultado coloca a Fiat como a marca que mais avançou nesse segmento, passando de 128.106 para 152.291 unidades comercializadas.

Reafirmou a liderança no segmento de picapes pelo 15º ano consecutivo, com 41,4% de participação e crescimento de vendas de 12,8%, para 141.854 unidades. A marca também garantiu o 10º ano consecutivo de liderança no segmento de vans, com 43% de participação no segmento. As vendas somaram 22.924 veículos, com expansão de 37,6%. 

A Fiat foi a montadora que mais ganhou participação de mercado nas vendas ao varejo, registrando 0,9 ponto percentual de avanço. A marca cresceu 14,2%, enquanto o mercado varejo cresceu 3,8%.

As vendas da Jeep expandiram 21,1% em 2019. “Estamos fechando o ano com cerca de 130 mil veículos da marca vendidos, um recorde absoluto que faz do Brasil o segundo mercado da Jeep no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos”, observa Tania Silvestri, diretora do Brand Jeep para a América Latina e Comercial Jeep Brasil. 

O Jeep Renegade encerrou o ano como o SUV mais vendido no mercado brasileiro, seguido pelo Jeep Compass, que, por sua vez, continua líder absoluto no segmento de C-SUV.

Em 2019, a Jeep introduziu importantes novidades no mercado brasileiro, como o Compass Série S, que possui todos os conteúdos de tecnologias autônomas de série na versão, fazendo do Compass o carro mais tecnológico da categoria produzido no Brasil. Além disso, lançou um tributo à herança da marca, o Renegade Série Especial Willys. Com base na versão mais off road, a Trailhwak, a série especial limitada e numerada homenageou a história da marca, com adesivos e bordados que fazem alusão ao modelo Jeep Willys, além de incluir ao seu legado toda a tecnologia, design e conforto disponíveis no modelo atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário