Hoje,as 8h, motos,
quadriciclos, UTVs, carros e caminhões deram a largada para mais uma edição
do Rally Dakar. O pórtico foi
construído na Praia de Chorrillos, distrito de Magdalena, em Lima, Peru. "Estamos muito orgulhosos de nós
mesmos. Toda a luta para chegar até aqui valeu a pena. Tenho certeza de que uma
grande emoção nos tomará no momento em que passarmos pelo pórtico mais famoso
do mundo e nos apresentarem para o grande público", detalhou
o piloto Bruno Sperancini. O briefing da organização com os competidores será
realizado hoje à noite, às 21h.
O 35º Rally Dakar terá 8.574
quilômetros, com 4.155 de trechos cronometrados - destes, aproximadamente
65% é composto por terrenos arenosos e dunas. As especiais são bem longas,
sendo que a maior será no décimo dia de prova - 593 quilômetros, entre San
Miguel de Tucuman e Córdoba, na Argentina. O roteiro também adentrará o Chile,
com chegada em Santiago.
Para encarar tantos desafios, Sperancini
e seu navegador, Thiago Vargas,
contam com um UTV muito bem equipado. O motor, os diferenciais e a transmissão
CVT são originais da Polaris, já os
pneus, rodas, conjunto de suspensão e a parte eletrônica foram especialmente
desenvolvidos pela empresa Xtreme Plus, a fim de superar as situações mais
extremas do off-road. Eles ainda contam com um arsenal de peças de reposição, a
exemplo de 40 pneus que estarão à disposição da equipe.
"O motor é um Polaris de 900 cc
com 2 cilindros em linha, perfazendo 95 cavalos de potência. Toda a parte de
segurança, como extintor de incêndio canalizado, bancos concha, cinto quatro
pontas, entre outros, atende as normas da FIA - Federação Internacional de
Automobilismo", explicou Sperancini, citando ainda o
Iritrak, um aparelho comunicador que alerta a central do ASO - organizadora do
Dakar - na França. "Temos três
botões, sendo: o azul - um telefone via satélite. Verde - identifica o veículo
de cada competidor ao longo de todo o percurso, ou seja, eles sabem onde todos
estão (ninguém fica perdido). Entretanto, se acontecer algo e ficarmos parados
no meio do caminho, somente em caso de necessidade é que vamos utilizar este
botão. E o vermelho - em situações extremamente graves (com vítimas)",
descreveu Vargas.
Programação - Rally Dakar 2013
05 de janeiro - PERU: Lima
06 de janeiro - Pisco / Pisco
07 de janeiro - Pisco / Nazca
08 de janeiro - Nazca / Arequipa
09 de janeiro - Arequipa / Arica
10 de janeiro - Arica / Calama
11 de janeiro - ARGENTINA: Calama / Salta
12 de janeiro - Salta / San Miguel de Tucumán
13 de janeiro - Dia de Descanso - San Miguel de Tucumán
14 de janeiro - San Miguel de Tucumán / Córdoba
15 de janeiro - Córdoba / La Rioja
16 de janeiro - La Rioja / Fiambalá
17 de janeiro - CHILE: Fiambalá / Copiapó
18 de janeiro - Copiapó / La Serena
19 de janeiro - La Serena / Santiago
20 de janeiro - Premiação
Nenhum comentário:
Postar um comentário