2012 foi marcado por um excelente desempenho para a Renault, que figura
entre as marcas automotivas que mais se destacaram no Brasil nos últimos anos.
Pelo terceiro ano consecutivo com crescimento acima do mercado, a Renault emplacou
mais de 241.000 unidades, o que representa um aumento de 24,3% em relação a
2011, frente a um mercado que cresceu 6,1% na mesma comparação. No ano, a
participação de mercado foi de 6,65% (vs 5,67% em 2011).
"A
combinação entre oferta de novos produtos, ampliação da rede comercial e
presença da marca em diversas ações no País contribuiu para que atingíssemos
crescimento quatro vezes acima do mercado brasileiro pelo 3º ano
consecutivo", afirma Olivier Murguet, Presidente da Renault do Brasil.
Para atingir
alcançar esse resultado foi fundamental a estratégia de ampliação e renovação
da gama de produtos – com a chegada de modelos como Novo Clio, Fluence GT,
Duster Tech Road, Sandero GT Line e nova linha de motores; expansão da rede
comercial, com um aumento de 15% de concessionárias em todo o País; além dos
investimentos para a ampliação da capacidade produtiva, que saltará de 280.000
para 380.000 carros por ano a partir de março de 2013.
O bom
desempenho do ano se deve principalmente aos bons resultados alcançados por
modelos como Duster, que emplacou 46.904 unidades, consolidando-se como o SUV
(Sport Utility Vehicle) mais vendido no Brasil em 2012. Já o Sandero emplacou
98.458 unidades (vs 81.787 unidades em 2011) e destacou-se com as evoluções na
linha 2012, marcadas pela chegada do novo motor 1.6 8V Hi-Power, do Sandero Gt
Line, da série limitada Stepway Rip Curl. O Fluence teve também papel
importante neste resultado. Em um segmento altamente competitivo, o modelo foi
o 5º mais vendido em 2012 entre os sedãs médios, emplacando 15.336 unidades (vs
10.388 unidades em 2011), um crescimento de 48%.
Entre os comerciais leves, destaque para o modelo Master, que emplacou 8.662
unidades, um volume 16% superior ao registrado em 2011. O Kangoo também se
destacou, emplacando 5.312 unidades, um aumento de 71% em relação ao ano
anterior.
Vale destacar que o ano de 2012 foi marcado pela entrada em vigor do Proconve
L6 e a Renault foi a primeira montadora a oferecer um furgão leve a atender a
nova legislação.
Posição
do Brasil no Grupo Renault
Em
âmbito global, o mercado brasileiro continua sendo o segundo mais importante
para o Grupo Renault pelo segundo ano consecutivo. Com volume total de 551.334
unidades, a França está em primeiro lugar, seguida do Brasil (241.603), da
Rússia (189.852), da Alemanha (170.628) e da Argentina (118.727).
Nenhum comentário:
Postar um comentário