Há mais de 100
anos, os motores V-Twin da Harley-Davidson têm sido o coração das máquinas que
inspiraram gerações de motociclistas no mundo todo a descobrir a sensação única
de se pilotar uma motocicleta da marca. Mais do que meramente motores, os Big
Twin da H-D possuem visual e som inconfundíveis, e se tornaram lendários ao
longo da trajetória de sucesso da companhia, que recentemente divulgou os novos
motores Milwaukee-Eight que equipam os modelos da linha Touring.
Os nove motores
desenvolvidos pela Harley-Davidson ao longo dos anos retratam a evolução da
marca em todos os aspectos que contribuem para o melhor desempenho de suas
motocicletas. A timeline a seguir apresenta os principais
detalhes que os diferenciam entre si.
ATMOSPHERIC
V-TWIN (1909)
O primeiro motor
de dois cilindros da Harley-Davidson surgiu em 1909, o Atmospheric V-Twin, que
recebeu esse nome devido à atuação de suas válvulas pelo vácuo criado durante o
curso de admissão do pistão. Ele ganhou um lugar especial na história da H-D
por ser o elemento mais distintivo do design da motocicleta da
marca: o motor V-Twin refrigerado a ar de 45 graus.
F-HEAD (1911
– 1929)
Em 1911, o
cofundador e engenheiro-chefe Bill Harley tinha resolvido os problemas de seu design V-Twin
com a criação do motor F-Head que tinha válvulas operadas mecanicamente. Até
1929 foi o principal motor da companhia até a introdução do V-Twin Flathead.
Disponível em
deslocamentos de 45 e, posteriormente, de 74 e 80 polegadas, esses incríveis
motores de válvula lateral provaram seu valor para a Harley-Davidson com
longevidade incomparável. Gerações de motociclistas gostaram da simplicidade e
confiabilidade do modelo Flathead que permaneceu em produção até o início dos
anos 1970 em servicars de três rodas. Porém, até os anos 1930,
os motociclistas já exigiam mais potência.
FLATHEAD
(1929 – 1973)
A grande
depressão foi um golpe para a indústria de motocicletas. Na tentativa de
atender à demanda, Bill Harley testou várias novas opções de motor, até chegar
ao incrível Flathead, incluindo os designs de quatro cilindros
em linha e o “boxer”, de estilos opostos.
KNUCKLEHEAD
(1936 – 1947)
Foi o primeiro
motor da Harley-Davidson a ter componentes e superfícies deliberadamente
estilizadas que, mais tarde, se tornaram um marco do desenvolvimento de
produtos da marca. Ele recebeu este nome devido às tampas do cabeçote de
alumínio polido brilhante, com dois grandes parafusos dos balancins em cada
cilindro. Com o mesmo ângulo de cilindro de 45 graus que seus antecessores, o
motor totalmente novo proporcionou mais potência, parcialmente devido às
válvulas no cabeçote. Com ele, também foi lançado o primeiro sistema de óleo
recirculante de circuito fechado H-D. Logo, todos os motores da companhia teriam
o novo sistema de cárter de óleo seco e, junto a ele, o emblemático tanque em
forma de ferradura em torno da bateria.
PANHEAD (1948
– 1965)
O Knucklehead
definiu a aparência básica dos motores Big Twin que foram criados
posteriormente pela Harley-Davidson e inspiraram muitos de seus concorrentes.
Em 1948, mudanças importantes foram feitas para a criação de um novo motor com
arquitetura básica e deslocamento semelhantes ao Knucklehead, logo lançado como
Panhead. Ainda mais que o estilo do motor anterior serviu de estímulo para o
Panhead, que também tinha cabeçotes de alumínio mais eficientes e tuchos de
válvula hidráulicos que eram mais silenciosos e precisavam de menos manutenção.
SHOVELHEAD
(1966 – 1984)
O Panhead foi
seguido pelo Shovelhead para as motocicletas modelo/ano 1966 e apresentou,
principalmente, uma melhoria na potência. As duas décadas seguintes viram uma
proliferação de novos modelos que passaram a ser equipadas com motores Big Twin
(como as motocicletas da família Dyna – Super Glide 1971, o
Low Rider 1977, o Wide Glide 1980 e muitas
outras). Antes, os Big Twin só equipavam motos Touring.
EVOLUTION
(1984 – 1999)
O motor
Evolution passou a integrar os modelos de 1984. Com 80
polegadas cúbicas, foi o maior salto no formato dos motores Big Twin até aquele
momento. Tinha um design sem vazamento de óleo, com ruído
mecânico reduzido e uma vida útil muito mais longa, entre outros avanços. Todos
os recursos do Evolution que os clientes prezavam foram mantidos no
novo motor Twin Cam 88® que estreou nas motos de 1999.
TWIN CAM
(1999 – Até hoje)
O novo motor
oferecia comandos de válvulas impulsionados por corrente e aumento de
deslocamento. O Twin Cam 88 foi novamente aumentado em 2007,
para se tornar o Twin Cam 96. Mudanças significativas vieram com os modelos
103 e 110, ambos disponíveis com ou sem a refrigeração Twin-Cooled no modelo
ano 2014. Juntamente com as várias melhorias do Projeto RUSHMORE na família
Touring, até então, o Twin Cam fez parte do maior projeto de desenvolvimento de
produto da história da Harley-Davidson.
NOVO MOTOR
MILWAUKEE-EIGHT
Em 2016, a
Harley-Davidson lançou Milwaukee-Eight, o 9º motor da história da companhia e
que marcou outro importante salto em termos de design de
motores da marca. Com oito válvulas e cabeçotes refrigerados a água ou a óleo,
o Milwaukee-Eight oferece o mais alto nível de desempenho de fábrica e leva o
legado do Big Twin para o futuro.
A nova
motorização recebeu esse nome para homenagear a cidade americana de Milwaukee
em Wisconsin (EUA), o berço da Harley-Davidson, por apresentar quatro válvulas
por cilindro (que totalizam oito) e também por que apresenta oito mudanças
principais que refletem diretamente no desempenho inigualável das motocicletas
da família Touring.
Os novos motores
integram as Touring e são oferecidos em duas versões diferentes e com três
variações:
● Milwaukee-Eight
107 (107 polegadas cúbicas de
deslocamento, 1750 cc): No Brasil, presente nos modelos Street Glide® Special
e Road King® Classic.
● Twin-Cooled Milwaukee-Eight 107 (107
polegadas cúbicas de deslocamento, 1750 cc): No Brasil, presente na Ultra
Limited.
● Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114 (114
polegadas cúbicas de deslocamento, 1870 cc): No Brasil, presente nos modelos
CVO Limited e CVO Street Glide.
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