A ZF apresenta
seu Intelligent Rolling Chassis (IRC) flexível, um conceito de plataforma
veicular pronta para lançamento, projetada para atender às exigências
essenciais do projeto de veículos, visando apoiar futuras soluções de
mobilidade urbana. A plataforma combina um motor elétrico integrado no eixo e
um chassi inovador extremamente ágil, a um sistema de direção avançado e a uma
unidade de controle eletrônica que coordena todas as funções do chassi. Estes
sistemas mecânicos inteligentemente interligados equipam perfeitamente o IRC,
visando a condução urbana autônoma no futuro. Simultaneamente, o assoalho plano
entre os eixos dianteiros e traseiros aceita quase todos os desenhos de
carroceria. Isso torna o IRC uma plataforma ideal e flexível, para o
desenvolvimento de inovadores veículos elétricos destinados ao transporte
urbano de passageiros ou mercadorias.
Os sistemas mecânicos se tornam elétricos
O Electric Twist Beam (eTB) instalado no eixo traseiro do IRC garante a
mobilidade sem nenhuma emissão de poluentes. Para conseguir isso, a ZF combinou
um eixo de torção a dois motores elétricos montados perto das rodas, cada um
deles com uma potência de 40 kW. Eles são instalados em uma carcaça de
alumínio, cada um com uma transmissão de uma só velocidade. O eTB constitui
assim um motor eficiente e dinâmico que atende às necessidades de mobilidade e
transporte urbano.
O eixo dianteiro do IRC é baseado em um inovador desenho de suspensão
independente por duplo braço de controle. Esta é a principal exigência mecânica
para aumentar o ângulo de esterçamento em até 75 graus — em conjunto com o
sistema de direção eletromecânico ZF. A título de comparação, os eixos
dianteiros-padrão permitem um ângulo de esterçamento de no máximo 50 graus.
Graças a este ângulo aperfeiçoado, as manobras de mudança de direção e
estacionamento serão mais fáceis do que nunca. A maior manobrabilidade
beneficiará os veículos tanto de passageiros como de transporte, especialmente
na condução urbana sujeita ao tráfego pesado, nos locais de estacionamento, nas
ruas estreitas, nos pátios dos prédios, nos engarrafamentos ou nas áreas de
carga.
A unidade de controle eletrônica inteligente garante múltiplas funções
Outro componente essencial do sistema da plataforma é a ECU (electronic control
unit) do IRC, o “cérebro” por trás de tudo que acontece no chassi. Ela coordena
todas as funções dinâmicas longitudinais e transversais do veículo, bem como os
outros sistemas ZF como os freios de serviço, a eletrônica motriz e,
adicionalmente, o gerenciamento da bateria. A ECU do IRC está, além disso,
equipada com uma função vetorial do torque, que distribui a força motriz entre
os dois motores elétricos, separadamente quando é necessário. Esta é a única
forma pela qual os veículos construídos sobre esta plataforma podem sair da
imobilidade a um ângulo de quase 90 graus, o que é perfeito para estacionar e
mudar de direção em espaços apertados. Esta unidade de controle eletrônica
interage com todas as interfaces necessárias para os sistemas de assistência
avançados, o que também torna o IRC da ZF muito atraente como plataforma básica
para a operação de veículos de transporte urbano altamente automatizados ou
autônomos.
Além de conectar os eixos dianteiros e traseiros, o IRC tem seu assoalho plano
como um “skate” e que aceita as configurações mais diversas, simples e baseadas
nas necessidades e conceitos de interior. Isso inclui, por exemplo, os veículos
para duas pessoas, táxis sem motorista com assentos frente a frente e um
veículo que percorre autonomamente a “última milha”, para entregar mercadorias
em áreas urbanas. Sendo que os modelos deste último estão se tornando cada vez
mais importantes para a logística, o que foi ressaltado pelo Estudo do Futuro
ZF 2016 recentemente publicado.
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