Um dos
modelos de maior sucesso da Audi em todo mundo, o Audi A3 Sedan chega ao
mercado brasileiro na versão 1.4 Flex com novo design de faróis, lanternas,
grade e para-choques, tornando o carro ainda mais atraente.
O modelo passa a
contar com volante e alavanca de seta semelhante à do A4, novos difusores de
ar, console central com mudança nos botões de acesso ao sistema MMI (media music interface) e duas entradas USB, que dispensam o uso
do cabo adaptador. Todas as luzes internas são agora de LEDs.
A estrutura de
menus no sistema MMI foi redesenhada, passando a ter o mesmo visual dos modelos
TT, A4 e Q7. Na tela eletricamente rebatível de sete polegadas, a operação é
baseada em smartphones. A peça central do terminal é o botão redondo giratório,
cujo anel tem iluminação branca na versão superior. Acima e ao lado do controle
rotativo estão alternadores e botões com os quais o motorista pode navegar na
nova estrutura de menu. O controle de voz aprimorado para rádio, mídia e
telefone agora também entende muitas frases da linguagem cotidiana.
Por meio da
entrada USB, telefones celulares com os sistemas operacionais iOS e Android
podem se conectar com o carro por meio do Audi smartphone interface. O sistema
permite que certos aplicativos funcionem diretamente na tela do veículo.
Embora quase
nenhuma alteração tenha sido feita às dimensões – 4,24 metros de comprimento e
distância entre-eixos de 2,60 metros – o novo A3 tem visual mais esportivo e
expressivo. A dianteira traz elementos que remetem ao “irmão maior” A4, com a
grade Singleframe ampliada e com contornos mais nítidos e os faróis que trazem
recortes afiados na borda inferior. A traseira
acentua a largura do novo A3 com o desenho das luzes horizontais iluminadas e a
linha de separação acima do difusor redesenhado. Outra novidade é o desenho das
rodas, que agora trazem cinco raios.
As versões
Attraction e Ambiente contam com o motor 1.4 TFSI Flex produzido no Brasil, com
150 cv de potência e 250 Nm de torque disponível a apenas 1.500 rpm, otimizando
o desempenho nas condições de uso mais frequentes, ou seja, no trânsito urbano,
em velocidades moderadas. Um detalhe importante é que os valores de desempenho
do motor são idênticos tanto com etanol puro como com gasolina.
O motor com
injeção direta de combustível na câmara de combustão tem seu desempenho
potencializado pelo câmbio automático Tiptronic de seis velocidades, que
oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da
alavanca seletora ou pelas shift paddles posicionadas atrás do volante.
Esse conjunto mecânico de alta eficiência leva o A3 Sedan da imobilidade
aos 100 km/h em 8,8 segundos. A velocidade máxima é de 215 km/h.
A construção
leve é um dos conceitos fundamentais do projeto do A3 Sedan, o que levou à
utilização de uma ampla variedade de materiais combinados conforme as
solicitações de cada parte do chassi, suspensão e carroceria.
Componentes
temperados nas matrizes são usados na transição entre a dianteira do carro e a
célula de passageiros, nas colunas A, no arco do teto, túnel central, soleiras
laterais e painéis do assoalho. As colunas B também são feitas de aço temperado
na matriz. Suas seções inferiores são mais flexíveis que as mais altas, já que
a energia de uma colisão lateral precisa ser absorvida nesta região. A Audi
aplica aços de alta resistência em muitas outras áreas da carroceria, como nos
elementos longitudinais e nas colunas C. Uma peça conhecida como 'tailored
rolled blank' une o assoalho com a seção posterior da carroceria: uma chapa
única de metal com onze segmentos individuais e cinco diferentes espessuras.
Além disso, o
capô, a subestrutura do eixo dianteiro e a seção absorvedora de impactos atrás
do para-choque dianteiro e da plataforma traseira são feitas de alumínio. No
conjunto, esses componentes de liga leve economizam 12 quilos, o que favorece a
distribuição de carga entre os eixos. O suporte do eixo dianteiro é feito de
plástico de alta resistência.
O A3 Sedan
também oferece ótimos resultados em termos de segurança passiva. Em uma colisão
dianteira, a travessa frontal distribui as forças para os dois membros
laterais, que passam por uma deformação programada para
dissipá-las. Outras zonas de deformação incluem a subestrutura do eixo
dianteiro e a parte superior dos para-lamas. Em caso de impacto lateral, os
componentes de aço moldado a quente nas soleiras e colunas B proporcionam
excelente proteção aos ocupantes. Já em uma colisão traseira, os elementos
transversais do para-choque transferem a tensão para os grandes membros
longitudinais.
Com um design
complexo e ajuste equilibrado, o chassi do A3 Sedan atende aos mais altos
padrões da engenharia automotiva. Tudo começa pela distribuição de pesos
otimizada, facilitada pelo fato de o eixo dianteiro estar posicionado bem à
frente no carro. A suspensão dianteira é tipo McPherson, com braços inferiores
em V. O subchassi em peça única e os mancais de pivô conjugados aos motores
mais potentes são feitos de alumínio. Esses componentes são, em conjunto, seis
quilos mais leves que similares de aço. A bitola dianteira é de 1.555
milímetros.
Além de
proporcionar conforto e segurança, o sistema de assistência de direção
eletromecânica contribui para a eficiência do sedã. Como o motor é montado
diretamente na cremalheira, não consome energia quando o carro anda em linha
reta. A força de assistência varia de acordo com a velocidade do veículo. Sua
redução de 15,3:1 é esportivamente direta e o diâmetro de giro do carro é de
apenas 10,9 metros.
As versões
Attraction e Ambiente
Com o motor
bicombustível, o A3 Sedan continuará sendo oferecido nas versões Attraction e
Ambiente, mas traz maior variedade de itens de série e oferta de opcionais.
Todas elas se caracterizam pelo conforto e segurança, incluindo, entre outros
itens, um total de sete airbags para proteção dos ocupantes – frontais e
laterais na dianteira, airbags de cortina para as janelas laterais dianteiras e
traseiras e airbag para proteção dos joelhos do motorista. Outro item de
segurança ativa, presente em todas as versões, é o ESP, controle eletrônico de
estabilidade.
A versão de
entrada, a Attraction, traz de série ar-condicionado, direção eletromecânica,
faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, rádio MMI com
alto-falantes com conexão via Bluetooth, computador de bordo, sensor de
estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante
multifuncional e alavanca de câmbio revestidos de couro e vidros laterais e
traseiro com isolamento térmico.
Há ainda o
sistema start-stop para desligamento e partida do motor quando o carro é
imobilizado, como em semáforos e congestionamentos – um equipamento que pode
fornecer até 10% de economia de combustível, sobretudo nas grandes cidades. O
freio de estacionamento tem acionamento eletromecânico e as rodas são de
alumínio com 16 polegadas.
A versão
intermediária Ambiente soma aos itens de série do Attraction sensores de luz e
chuva, para-brisa com faixa colorida cinza e rodas de alumínio aro 17.
Um dos
diferenciais do A3 Sedan Ambiente é a oferta de opcionais, com dois pacotes de
equipamentos: o Design, constituído por bancos de couro sintético, diversos
porta-objetos e teto solar panorâmico “Open Sky”, e o pacote Ambiente Plus, que
traz controle de velocidade de cruzeiro, espelho retrovisor com função
antiofuscante automática, computador de bordo com display colorido, Audi Sound
System e pacote de luzes.
PREÇOS
A3 Sedan 1.4
TFSI Flex versão Attraction: R$ 115.190,00
A3 Sedan 1.4
TFSI Flex versão Ambiente: R$ 124.190,00
DADOS
TÉCNICOS
Audi A3 Sedan
Attraction
Motor: 1.4 Turbo
FSI Flex
Tipo: 4
cilindros em linha, transversal
Cilindrada:
1.395 cm³
Potência máxima:
150 cv* entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque máximo:
250 Nm* entre 1.500 e 5.500 rpm
Tração:
dianteira
Transmissão:
Tiptronic, 6 velocidades
Peso: 1.240 kg
Comprimento:
4.456 mm
Largura: 1.796
mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre
eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425
l
Tanque de
combustível: 50 l
Rodas: 16” 7J
Pneus: 205/55
R16
Desempenho
Aceleração:
0-100 km/h: 8,8 s
Velocidade
máxima: 215 km/h
* *Tanto com
gasolina como com etanol
Audi A3 Sedan
Ambiente
Motor: 1.4 Turbo
FSI Flex
Tipo: 4
cilindros em linha, transversal
Cilindrada:
1.395 cm³
Potência máxima:
150 cv* entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque máximo:
250 Nm* entre 1.500 e 5.500 rpm
Tração:
dianteira
Transmissão:
Tiptronic, 6 velocidades
Peso: 1.240 kg
Comprimento:
4.456 mm
Largura: 1.796
mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre
eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425
l
Tanque de
combustível: 50 l
Rodas: 17” 7,5J
Pneus: 225/45
R17
Desempenho
Aceleração:
0-100 km/h: 8,8 s
Velocidade
máxima: 215 km/h
* *Tanto com
gasolina como com etanol
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