segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Fábrica da Nissan em Resende inaugura novo espaço de treinamento em segurança

Produzir veículos e motores com Qualidade e Tecnologia mundial e respeito ao meio ambiente não são os únicos focos do Complexo Industrial da Nissan em Resende. A segurança e o bem estar dos funcionários e prestadores de serviços estão entre as prioridades e, dentro deste conceito, a Nissan inaugurou o seu novo Dojo de Segurança, um espaço dedicado à preparação e treinamento dos funcionários e prestadores de serviços nos conceitos de segurança e saúde ocupacional.

O "Dojo de Segurança", que em japonês é a palavra para definir o local onde os praticantes de artes marciais realizam seus treinamentos para melhorar suas performances, foi apresentado oficialmente durante a visita de executivos mundiais da companhia, e inaugurado pelo vice-presidente executivo mundial de Manufatura e Logística da Nissan Motor Co., Ltd., Fumiaki Matsumoto, pelo vice-presidente de Operações de Manufatura da América Latina, Hitoshi Mano, e pelo presidente da Nissan do Brasil, François Dossa.

"Desde o início das operações o complexo de Resende vem melhorando a sua performance nos indicadores de Segurança. Agora esta fábrica já figura entre as mais seguras da Nissan no mundo, devido ao comprometimento das pessoas e ao investimento da companhia", explica Mano.

Assim, o complexo industrial que já tinha uma área específica para treinamento e já superou 600 dias sem acidentes com afastamento, conta com uma nova estrutura, mais completa e confortável, para aprender e revisar todas as regras de Segurança da empresa. A equipe segue a metodologia japonesa de melhoria contínua e já incorporou esse comportamento como parte da sua cultura, focado nas métricas e resultados de segurança.

Alguns dos equipamentos do Dojô foram desenvolvidos pelas equipes da própria fábrica, utilizando materiais obsoletos e reaproveitando insumos gerados na linha de produção. "Nosso foco de trabalho para este ano é o comportamento seguro. A falta de atenção ou a negligência são ainda as maiores causas de acidentes. No Dojo os funcionários verão diversas situações que irão preparara-los para a rotina da fábrica", comenta Ivana Ribeiro, gerente de Saúde e Segurança da Nissan do Brasil.

Veja alguns destaques do Dojo:
No espaço "altura e espaço confinado" há uma estrutura de 2 m de altura e 2,52 m² de área para simular as situações reais. Os funcionários podem subir as escadas, treinando o uso do cinto de segurança para trabalho em altura, e descer por uma portinhola, saindo de um espaço confinado. O equipamento foi todo construído internamente pelas equipes da fábrica.
Com o equipamento EARfit, no espaço "regras gerais de segurança", é possível identificar se o protetor auricular está sendo colocado corretamente nos ouvidos e, por meio do computador, receber um relatório com informações sobre o teste e o nível de ruído em decibéis.

A área de "Log Out e Tag Out" simula o bloqueio de equipamentos elétricos e pneumáticos antes da intervenção para a manutenção. A estrutura conta com um circuito elétrico que deve ser interrompido pelo operador antes de qualquer manuseio, evitando assim os acidentes. Ao término da atividade, o equipamento pode ser religado com segurança.

Uma fábrica premiada pelo comprometimento e os resultados em Segurança e Saúde Ocupacional

Desde a inauguração do Complexo Industrial de Resende em abril de 2014, a Nissan acumula uma série de reconhecimentos dos órgãos e publicações especializadas em Saúde e Segurança no Brasil e no exterior. Tricampeã do prêmio da Revista Proteção Brasil nos anos de 2014, 2015 e 2016 e, mais recentemente bicampeã do Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador em 2015 e 2016, a fábrica da Nissan é um exemplo de melhores práticas e resultados em segurança ocupacional dentro do grupo Nissan e da indústria automotiva nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário