O Rinspeed “Oasis” é o
primeiro carro a usar o IRC ou “Chassi Rodoviário Inteligente” da ZF,
plataforma que combina acionamento elétrico a um chassi extremamente ágil onde
a parte inferior do veículo é completamente plana permitindo, assim, a máxima
liberdade de projeto para os conceitos de mobilidade urbana.
O IRC foi
projetado para veículos urbanos de passageiros e de transporte e não produz
emissões de poluentes graças ao seu acionamento totalmente elétrico, baseado no
eixo traseiro elétrico com barra de torção. Os motores elétricos de alumínio,
no eixo traseiro, estão integrados a uma transmissão com uma única velocidade,
o que permite ao Oasis acelerar a 100 km/h em aproximadamente nove segundos e,
se necessário, pode atingir uma velocidade final de até 150 km/h.
A alta agilidade gerada ao Oasis se dá graças à integração da Barra de Torção
Elétrica (eTB) da ZF e aos sistemas de direção eletromecânicos combinados a um
inovador projeto de suspensão independente com braço de controle duplo, no eixo
dianteiro. Ele possui um raio de manobra de até 75 graus contra um raio de
manobra convencional de 50 graus, tornando-o um veículo ideal para grandes
cidades, onde o espaço para estacionamento é disputado.
A tecnologia da ZF possibilita esse controle do veículo com elevada precisão ao
integrá-lo em rede com os sistemas de atuação do chassi, que utiliza uma
unidade de controle eletrônico (ECU) localizada dentro do sistema do IRC. Essa
unidade pode receber sinais de vários sistemas de controle do veículo –
proporcionando melhor manobrabilidade para a condução humana ou automatizada.
Reinventando o volante de direção
A condução automatizada é obtida através das soluções da nova Interface
Homem-Máquina (IHM) e pode apresentar desafios únicos para ajudar a proteger os
passageiros. A tecnologia da ZF também é predominante aqui, na forma do seu
exclusivo volante de direção com raio único com sensibilidade ao toque ou via
controle por gestos que substituem os tradicionais botões e seletores.
O próprio aro do volante está equipado com um sistema de Hands
ON/OFF Detection -
HDO - (detecção de presença/ausência das mãos). Dez campos de sensores
capacitivos podem, imediatamente, detectar se, onde e como o motorista está
tocando no volante, uma característica importante para a condução automatizada
segura. Além disso, os campos dos sensores podem ser associados a vários
comandos com os respectivos gestos para seu acionamento, como as luzes
indicadoras de direção (setas) ou a buzina e os sistemas de
informação/entretenimento.
Este volante inteligente também é dobrável - quando o modo automatizado estiver
acionado, esse espaço pode ser convertido em um apoio para tablet, PC ou teclado que pode ser
encaixado. É claro que o volante pode ser rapidamente desdobrado ao retornar ao
modo manual.
O airbag do motorista, que não mais se
encontra no volante de direção, está instalado no forro do teto, acima do
para-brisa dianteiro - conhecido como o desenho do tipo bag-in-roof (airbag no teto). Outros
destaques no interior do veículo incluem um exclusivo sistema de cintos de
segurança que integram as tecnologias de cintos de segurança ativos e
configuração da placa de fixação, possibilitando um "modo relax"
durante a operação automatizada.
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