quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Furgão Sprinter e robôs autônomos aumentam a eficiência da logística de distribuição de produtos

Em alinhamento com a iniciativa estratégica “adVANce”, a Mercedes-Benz Vans está investindo numa parceria com a Starship Technologies, empresa "start-up", líder mundial em desenvolvimento de robôs autônomos de entrega de produtos e mercadorias. Como principal investidora, a divisão de Vans participa do financiamento de 16,5 milhões de Euros.

O projeto, iniciado em setembro, combina as vantagens de um veículo leve furgão com as de um robô autônomo. O Mercedes-Benz Sprinter, apresentado como protótipo, funciona como central móvel de carga e de transporte para até oito robôs. Graças a uma interconexão inteligente dos processos de entrega, essa solução desempenhará um papel significativo na eficiência da logística no futuro.

Essa iniciativa é o primeiro resultado de uma parceria em pesquisa e desenvolvimento da divisão de Vans da Mercedes-Benz com a Starship Technologies, “start-up” criada no ano passado.

“Atualmente, um robô consegue circular em curtas distâncias com energia própria e precisa retornar ao almoxarifado para ser recarregado depois de cada entrega. A apresentação deste conceito, tendo o furgão como central móvel, amplia significativamente o alcance operacional dos robôs, enquanto também dispensa a construção e operação com alto custo de almoxarifados descentralizados. 

Vemos a combinação dessas duas tecnologias como uma oportunidade de dar aos nossos clientes o acesso a serviços e modelos de negócios totalmente novos. Ao mesmo tempo, tornamos o processo de entregas muito mais conveniente para o cliente final”, afirma Volker Mornhinweg, chefe mundial da Mercedes-Benz Vans. "Este conceito torna muito mais fácil entregar pontualmente as encomendas”.

Desenvolvimento sistemático é o próximo passo
A meta da parceria é desenvolver o conceito de maneira sistemática nos próximos meses. Os testes-piloto iniciais dessa combinação de comerciais leves e robôs estão previstos para ocorrer na Europa ainda este ano, como foi anunciado na edição de 2017 da CES - Consumer Eletronics Show em Las Vegas, nos Estados Unidos, uma das maiores feiras mundiais de tecnologias e inovações. Após isso, o plano é ampliar os testes do conceito em conjunto com um ou vários parceiros de logística, e já num ambiente real.

Mercedes-Benz Vans avança nas transformações do transporte

A Mercedes-Benz Vans revelou sua iniciativa estratégica “adVANce” em setembro do ano passado. A Divisão de Negócios está sistematicamente direcionando seu foco para novas e mutantes necessidades dos clientes. Nesse sentido, a Empresa investirá cerca de 500 milhões de Euros no avanço da digitalização, automação e robótica em comerciais leves, bem como em soluções inovadoras de mobilidade até 2020. A divisão de veículos leves da Mercedes-Benz está, assim, evoluindo de uma fabricante de vans de sucesso global para uma fornecedora de soluções completas e abrangentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário