A Toyota do Brasil alcançou em 2016 sua melhor colocação
no ranking nacional de vendas e a maior participação de mercado em toda a sua
história de 59 anos no País. Com 180.406 unidades comercializadas e 8,8% de market share,
a fabricante terminou o ano na 5ª posição do mercado e registrou crescimento de
2,6% nas vendas em comparação a 2015.
Ao longo de 2016, a Toyota do Brasil também obteve
resultados recordes em produção e exportação.
“Estou muito satisfeito com o desempenho da Toyota do
Brasil, apesar da queda significativa de todo o mercado nacional. Nossa inédita
participação de mercado e o aumento no volume ano a ano foram conquistados
devido ao trabalho duro e desempenho do nosso time brasileiro de fornecedores e
concessionárias. Eu agradeço aos clientes pela preferência e lealdade. Eu quero
destacar também as melhorias que atingimos em qualidade, produtividade, gerenciamento
de custos e cadeia de valor, o que contribuiu para os níveis recordes de
produção, exportações e de serviços ao cliente. Continuamos comprometidos com o
crescimento sustentável da operação da Toyota no Brasil, como demonstrado pelo
anúncio recente de investimentos para a expansão da nossa nova fábrica de
motores em Por to Feliz e a atualização contínua de nossa linha de
produtos", diz Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe
e Chairman da Toyota do Brasil.
Vendas no mercado nacional
O utilitário SW4 consolidou sua liderança na categoria de
SUVs médios crescendo cerca de 40% em vendas em relação a 2015. Foram 12.175
unidades comercializadas, fechando uma participação de mercado de quase 53% no
segmento.
Pela primeira vez, desde o início das vendas do modelo no
Brasil, a Hilux tornou-se líder em todo o segmento de picapes médias,
totalizando 33.969 unidades vendidas, cerca de 3,2% a mais que o total vendido
em 2015.
O Etios manteve um bom desempenho e atingiu números
recordes de produção desde que começou a ser fabricado e vendido no País, em
2012. Ao mercado nacional, foram destinadas 67.768 unidades. A evolução
positiva da família Etios pode ser observada pelo aumento de market share deste produto. O modelo foi
responsável por 5,8% de todas as vendas no segmento de hatches compactos (aumento de 1,6 pontos
percentuais em relação a 2015). Já as vendas do Etios Sedã representaram 10,3%
do total vendido na categoria de sedãs compactos (aumento de 1,1 pontos
percentuais se comparado ao ano anterior).
O Corolla manteve liderança absoluta no segmento de sedãs
médios. O modelo foi responsável por 48% das vendas totais na categoria. Foram
64.737 unidades comercializadas.
A Toyota foi uma das únicas fabricantes a atingir
crescimento em 2016, um ano em que o mercado nacional recuou mais de 20%.
“A Toyota vem se consolidando, ao longo dos últimos seis
anos, como um dos principais players do mercado brasileiro devido à sua
competência tanto na força de vendas, como na produção e no atendimento
diferenciado de pós-venda, resultando em um crescimento sustentável, mesmo em
meio às dificuldades econômicas que o País atravessa”, diz Rafael Chang,
presidente da Toyota do Brasil.
Híbridos
O híbrido Prius, que teve sua 4ª geração lançada no
Brasil em junho de 2016, chegou à liderança do segmento de híbridos no País ao
atingir 485 unidades vendidas no ano. Este total representa um aumento de
aproximadamente 128% em relação a 2015. Desde que o modelo começou a ser
vendido em território nacional, no início de 2013, foram vendidas 1.139
unidades.
Produção
A Toyota do Brasil encerrou o ano de 2016 com produção
recorde de 175.901 unidades, um aumento de 1,1% em relação ao ano anterior.
O compacto Etios, fabricado na planta da Toyota em
Sorocaba (SP), teve 93.598 unidades produzidas. O sedã médio Corolla registrou
82.303 veículos produzidos no período.
Exportação
Em 2016, a Toyota do Brasil exportou 43.561 de seus
veículos produzidos no Brasil para outros mercados da América Latina,
desempenho 16% superior ao total registrado em 2015, com 37.496 unidades.
O grande destaque para a operação brasileira da Toyota no
comércio internacional ao longo de 2016 foi o compacto Etios, nas carrocerias
sedã e hatchback, que confirmou a boa
aceitação nos seus mercados de destino (Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru) e
fechou o ano com aumento de 17,5% no total exportado, atingindo 26.424 unidades
comercializadas entre os países vizinhos, contra 22.480 em 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário