A tão aguardada categoria de acesso ao automobilismo
profissional das grandes modalidades nacionais e internacionais vai realizar a
sua segunda prova neste domingo (29/1), a partir das 11h45, no Autódromo de
Interlagos.
Encerrando a programação do Campeonato Paulista de Automobilismo, a
Fórmula Inter mostrará o seu crescimento com a estreia de Daniel Mageste,
oriundo do kartismo carioca.
Etapa qie homenageará Alfredo Guaraná Menezes, um dos ícones do automobilismo
nacional, o piloto a ser batido será o carioca Gustavo Coelho, proveniente do
kartismo amador, que venceu a prova inaugural da inovadora competição e lidera
o certame. O acesso às arquibancadas e ao estacionamento são gratuitos.
A primeira corrida da Fórmula Inter, realizada em meados de dezembro do ano
passado foi recheada de emoção e intensas disputas. A primeira pole position
coube ao mineiro Marcelo Henriques, que logo na largada foi ultrapassado pelo
campineiro Luiz Menezes Junior. A partir daí ambos ficaram trocando de posições
na frente por sete voltas, com ultrapassagens eletrizantes em vários pontos dos
4.309 metros do circuito paulistano, ora nas retas utilizando o vácuo, ou
fazendo as curvas lado a lado, ora por fora ou passando por dentro. Enquanto
isto, outra disputa acirrada acontecia entre o carioca Gustavo Coelho e o
fluminense Raphael Figueiredo, pelo terceiro posto. Ao fim de 15 voltas o
grande vencedor foi Coelho, após um excelente Sprint final em sua primeira
prova no automobilismo, em que estabeleceu a volta mais rápida em 1min55s586
(média de 134,207 km/h), seguido de Menezes Junior, ex-piloto de Fórmula 1600.
Fórmula Inter, a novidade
A Fórmula Inter tem excelente relação custo/benefício, já que adota o modelo em
que o competidor paga pelo aluguel do equipamento e dos serviços, e ao chegar à
pista para competir encontra o carro pronto para sentar e pilotar. Todos os
monopostos são propriedades da Formula Inter, e portando, são mantidos pela
mesma, garantindo qualidade, segurança e equilíbrio através do sorteio dos
carros a cada corrida. O custo da temporada é equivalente a R$ 13.990 por
prova. A modalidade oferece a todos os seus participantes acesso à Academia
F.Inter, que ministra aulas de mecânica, dados, pilotagem, media training,
marketing, entre outras disciplinas complementares para quem deseja se
aprimorar na profissão.
O F-Inter MG-15 foi projetado e construído por José Minelli, com a experiência
de mais de 45 anos no automobilismo brasileiro, e certificado por engenheiros
de universidade nacional, que se valeram das melhores práticas construtivas e
dos mesmos softwares utilizados pelos principais fabricantes de veículos de
competição em todo o mundo, e dos mais resistentes e avançados materiais,
privilegiando a segurança, performance e competitividade.
Cerca de 95% dos
componentes do carro foram desenvolvidos e produzidos na fábrica da Formula
Inter na região do Autódromo de Interlagos, e foram adotadas soluções
sustentáveis como combustível etanol e tinta à base de água.
O Fórmula Inter utiliza rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13
polegadas, com tala 8" na dianteira e 11" na traseira, que recebem
pneus slick Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13
traseiros. O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas,
injeção direta, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6.000 rpm,
alimentado por etanol, acoplado a caixa de câmbio nacional com 5 marchas em
"h". A velocidade máxima em Interlagos é de 220 km/h.
Programação oficial Fórmula Inter:
Sábado
13h50 à 14h05 - Tomada de tempo
Domingo
11h45 - Largada - 15 voltas ou 30 minutos de prova
Classificação da Fórmula Inter: 1) Gustavo Coelho (RJ), 32; 2) Luiz Menezes
Junior (SP), 29; 3) Raphael Figueiredo (RJ), 27; 4) Marcelo Zebra (SP), 25; 5)
Alexandre Galassi (SP), 23; 6) Marcelo Henriques (MG), 21; 7) Pedro Aguiar
(SP), 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário