MASSA E BOTTAS COMPLETAM
GRID DA F-1 2017
Longe
de ser uma surpresa, brasileiro e finlandês preenchem últimas vagas da F-1 para
2017.
Decisão mantém Brasil na
categoria.
Manor ainda tenta
sobreviver
Forte concorrente ao título de segredo mais mal guardado
da temporada, o anúncio de que Felipe Massa aceitou revogar sua aposentadoria e
assumir o lugar o lugar de Valteri Bottas na equipe Mercedes – em substituição
a Nico Rosberg -, praticamente completou o grid da F-1 para este ano. Embora a
Manor admita que ainda tenta encontrar investidores para disputar a temporada
de 2017 poucos acreditam que o time inglês estará presente no GP da Austrália,
dia 26 de março, em Melbourne. Neste quadro o brasileiro Felipe Nasr só
permanecerá na categoria na condição de piloto reserva, paliativo que seria uma
saída para prospectar uma vaga para 2018.
A decisão da Williams recuperar Massa como piloto era a
mais obvia desde o dia 2 de dezembro, quando Nico Rosberg surpreendeu o mundo e
anunciou o encerramento de sua carreira de piloto poucos dias após ter
conquistado o título mundial de 2016 e Valtteri Bottas tornou-se um forte
candidato a preencher a vaga do alemão. Essa combinação de fatores só não
aconteceu mais cedo por uma combinação de fatores econômicos, contratuais e de
imagem.
Os fatores econômicos foram fundamentados pelas demandas
do mercado: Bottas era o melhor piloto disponível a um preço aceitável, a
Williams soube capitalizar sua liberação com amplos ganhos próprios e no bom
relacionamento que construiu com Felipe Massa e a Mercedes não teve que
aumentar o preço dos seus automóveis de luxo para tirar Vettel, Alonso ou
Verstappen de seus atuais empregos, para citar apenas três nomes.
As questões contratuais deram tanto ou mais trabalho para
serem equacionadas e devidamente resolvidas. Os patrocinadores da Williams, em
particular a Martini, tiveram que endossar a liberação do finlandês e o retorno
do brasileiro; na Mercedes esse assunto requereu mais atenção a Lewis Hamilton,
o primeiro piloto da equipe e famoso por suas demandas explosivas e, vez por
outra, exageradas. O currículo de Bottas na Williams faz prever que haverá
momentos de atrito entre ele e o inglês e já se vislumbra momentos de alta
tensão.
Mais jovem que Massa exatos 17 anos e 187 dias, o jovem
canadense Lance Stroll será mais um aluno do brasileiro. Na história da F-1 são
raros os casos de companheiros de equipe com idades tão diferentes: Juan Manuel
Fangio e Stirling Moss tinham entre si 18 anos e dois meses quando defendiam a
equipe Mercedes em 1955. Mais do que isso só mesmo um fato ocorrido no GP de
Mônaco de 1955. Essa corrida marcou despedida do francês Louis Chiron, nascido
aos 3 de agosto de 1899, da F-1 correndo pela equipe Lancia, que também
inscreveu o italiano Eugenio Castelotti (10 de outubro de 1930) nessa
temporada...
Pascal Wehrlein |
Se o automobilismo brasileiro teve ganhos consideráveis
com esse final feliz, o grande prejudicado é o alemão Pascal Wehrlein, um dos
pupilos de Toto Wolff. Sua promoção da equipe Manor para a equipe Sauber tem
sabor de remédio homeopático, mas o fato de Estebán Ocón - seu companheiro de
equipe no segundo semestre -, ter sido promovido à Force India entrega um laudo
onde seu prestígio parece funcionar com a ajuda de aparelhos. Wolf, é bom
lembrar, aproveitou o impacto das confirmações de hoje para anunciar o fim do
seu contrato de gerenciamento da carreira de Valtteri Bottas. Segundo o
austríaco, “seria conflito de interesses gerenciar a carreira de piloto de uma
equipe onde sou o diretor”. Em outras palavras, as funções de patrão e
empregado foram invertidas...
Deixando de lado a Manor, cujo futuro parece ter ficado
no passado, a lista de inscritos do Campeonato Mundial de F-1 deste ano é a
seguinte
2 - Stoffel Vandoorne - McLaren Honda Formula 1 Team
3 - Daniel Ricciardo - Red Bull Racing
5 - Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari
7 - Kimi Räikkonnen
- Scuderia Ferrari
8 - Romain Grosjean - Haas F1 Team
9 - Marcus Ericsson - Sauber F1 Team
11 - Sérgio Pérez Mendoza - Sahara Force India F1 Team
14 - Fernando Alonso - McLaren Honda Formula 1 Team
18 - Lance Stroll - Williams Martini Racing
19 - Felipe Massa - Williams Martini Racing
20 - Kevin Magnussen - Haas F1 Team
26 - Daniil Kvyat - Scuderia Toro Rosso
27 - Nicolas Hulkenberg - Renault Sport Formula One Team
30 - Jolyon Palmer - Renault Sport Formula One Team
31 - Estebán Ocón - Sahara Force India F1 Team
33 - Max Verstappen - Red Bull Racing
44 - Lewis Hamilton - Mercedes AMG Petronas Motorsport
55 - Carlos Sainz Jr - Scuderia Toro Rosso
77 - Mercedes AMG Petronas Motorsport
94 - Pascal Wehrlein - Sauber F1 Team
TORRES E ROLDAN VENCEM DAKAR 2017
Os brasileiros Leandro Torres e Lourival Roldan
conquistaram um histórico triunfo para o esporte a motor brasileiro ao vencer o
rally Dakar, encerrado sábado, na categoria UTVs. Foi a primeira vez que a
maior competição off road do mundo abriu uma categoria para esse tipo de
veículo, que apesar de ter quatro rodas no País é supervisionado pela
Confederação Brasileira de Motociclismo, outra demonstração da inoperância e
inabilidade que caracterizam a atual gestão da CBA, a entidade congênere do
automobilismo. Nas demais categorias triunfaram os franceses Stephane
Peterhansel e Jean Paul Cottret (automóveis, Peugeot 3008 DKR), o inglês Sam
Sunderland (motos, KTM), os russos Sergey Karyakin (Quadriciclos, Yamaha) e
Eduard Nilolaev, Evgeny Yakovlev e Vladimir Rybakov (caminhões, Kamaz Master)
JIMENEZ NA HOT CAR BARDHAL
Sérgio Jimenez foi confirmado ontem na equipe Hot
Car-Bardahl de Stock Car. O piloto de Piedade (SP) vai fazer dupla com o
curitibano Guga Lima. Como no caso entre Felipe Massa e Lance Stroll, a
diferença de idade entre os dois é marcante: Jimenez nasceu em 15 de maio
de 1984 e parte para sua sexta temporada na categoria; Lima (5 de agosto de
1986) tem 26 largadas na Stock Car.
WG
WG
Nenhum comentário:
Postar um comentário