A Audi está celebrando um marco especial. A
recém-inaugurada fábrica da marca, em San José Chiapa, no México, foi palco da
produção do carro de número 8 milhões com a tecnologia quattro drive, que
fornece muita segurança e prazer ao dirigir, mesmo na chuva, na neve e no gelo.
O número foi alcançado com o Audi Q5 2.0 TFSI quattro.
A tecnologia quattro estreou no mercado em 1980 e hoje
está disponível em mais de 100 modelos e versões. A quattro all-wheel
drive system é padrão no Audi Q7, no A4 allroad quattro, no A6 allroad
quattro, no A8, no R8 e em todos os carros das linhas S e RS, além de estar
disponível em outros modelos de série. Em 2015, 44% de todos os clientes da
Audi no mundo escolheram veículos equipados com a tecnologia. O Audi Q5 está no
topo da lista, com 262.000 unidades. Os modelos quattro geraram uma grande
demanda, especialmente nos Estados Unidos, Canadá, Rússia e mercados do Oriente
Médio. Na Alemanha, as vendas totalizaram 122.048 carros.
A Audi oferece a tração quattro em diferentes versões
adaptadas a cada modelo. Para os compactos de série com motores montados
transversalmente, uma embreagem com múltiplos discos com acionamento
hidráulico, controlada eletronicamente, é montada no eixo traseiro. No carro
esportivo R8 com motor central, a embreagem de múltiplos discos é localizada no
eixo frontal. De acordo com a situação de condução encontrada, esses sistemas
ativos distribuem o torque da transmissão variavelmente entre ambos os eixos.
O diferencial central autoblocante é usado em diversos
modelos da Audi, com um motor frontal montado longitudinalmente - ele é um
conjunto com engrenagem planetária puramente mecânico. Normalmente, ele divide
o torque da transmissão enviado às rodas frontais e traseiras com uma
distribuição de 40% na frente e por 60% atrás.
Há ainda o diferencial esportivo instalado no eixo
traseiro dos modelos com motores mais potentes. Ele distribui, de modo ativo, o
torque entre as rodas traseiras por meio de dois conjuntos de engrenagens
sobrepostos, cada um com uma embreagem de discos múltiplos acionada
eletro-hidraulicamente. Em casos extremos, quase todo torque é enviado a uma
única roda. Na verdade, o sistema empurra o carro para dentro da curva,
eliminando chances de understeer (subesterçamento).
A última fase de desenvolvimento da Audi é a unidade
quattro com tecnologia ultra. É também projetada para modelos com motor
posicionado longitudinalmente. Aqui, uma embreagem de múltiplos discos,
controlada ativamente no final da transmissão, distribui variavelmente o torque
entre os eixos de tração em uma operação do all-wheel drive. Um desacoplador no
diferencial do eixo traseiro pode, adicionalmente, abrir a conexão às rodas
traseiras. Ambas as embreagens ficam abertas durante o momento de condução
quando o all-wheel drive não oferece nenhuma vantagem.
Dessa forma,
as peças do sistema de transmissão traseiro responsável pelo arrasto não são
acionadas. A unidade de controle do sistema usa uma infinidade de dados a fim
de produzir um modelo do estado do veículo, antecipando a atuação do sistema de
tração integral em aproximadamente um segundo. Caso o sistema detecte,
por exemplo, que a roda interna à curva está prestes a perder aderência,
alterna para o all-wheel drive. Como resultado, o all-wheel drive está sempre
pronto quando for necessário. Esse novo conceito aumenta consideravelmente a
eficiência sem diminuir a tração ou a dinâmica de condução.
A Audi alcançou um marco na história da indústria
automobilística com a tração permanente nas quatro rodas. Em 1980, nenhum outro
fabricante ofereceria um veículo de alto desempenho e um all-wheel drive leve
com produção em grandes quantidades. A tecnologia estreou em 1980 no Ur-quattro
no Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Em 1986, a Audi substituiu o
diferencial central com bloqueio manual da primeira geração pelo diferencial
Torsen (Torque sensitive; sensível a torque), que podia distribuir o torque da
transmissão variavelmente entre o eixo dianteiro e o traseiro. Em seguida, em
2005, veio a unidade planetária com sua distribuição de força e torque
assimétrica e dinâmica. O diferencial central autoblocante é continuamente
melhorado pela Audi e é considerado um ponto de referência de dinâmicas de
tração e transmissão, combinado com um peso muito leve.
A Audi também celebrou muitos triunfos no automobilismo
com a tecnologia quattro. A lista até agora inclui quatro títulos no Campeonato
Mundial de Rally, seis vitórias na corrida Pikes Peak Hill Climb nos Estados
Unidos, uma vitória da série TransAm, também nos Estados Unidos, dois títulos
DTM (Campeonato alemão de turismo), 11 campeonatos da Super Touring Car e um campeonato
mundial da Touring Car. A mais recente vitória da tecnologia quattro: no final
de novembro, Mattias Ekström e sua equipe de rallycross particular EKS
conquistaram os títulos Driver World Champion e Team World Champion com o Audi
S1 EKS RX quattro no Campeonato Mundial de Rallycross da FIA.
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