Sistemas de assistência para estacionamento completam uma
década
Em nosso cotidiano das reportagens da indústria automotiva é sempre comum a
proximidade com as inovações em tecnologias. Algumas chegam a parecer coisas de
cinema quando nas ruas colocamos em prática. Uma delas que sempre chama atenção
tanto para quem vai no veículo e também para quem está do lado de fora, é o
sistema de assistência para estacionamento.
Aqui no Brasil alguns marcas oferecem em seus modelos,
mas a tarefa não é fácil quando a relação entre custo e benefícios precisam
cada vez mais serem enxutos.
Mundialmente essa inovação já comemora uma década. Foi a
Volkswagen a primeira fabricante de automóveis do mundo esse recurso. Graças ao
seu contínuo desenvolvimento, o “Park Assist”, assim chamado pela fabricante
alemã, tornou-se mais e mais inteligente e hoje pode estacionar o automóvel com
precisão nos espaços mais apertados.
Quem nunca experimentou uma busca frustrante por um
espaço adequado para estacionar? Vagas de estacionamento estão cada vez mais
raras, e não apenas nas áreas mais agitadas das grandes metrópoles.
Depois de finalmente encontrar um espaço, o próximo
desafio é entrar nele. No início da década de 2000, os engenheiros da
Volkswagen assumiram como missão resolver esse problema. Em 2006, apresentaram
o resultado: o Park Assist.
O sistema auxilia o motorista executando automaticamente
os movimentos de direção corretos para tomar a trajetória correta para
estacionar. A medição do tamanho da vaga, a determinação da posição correta
para o início da manobra e os movimentos da direção são executados
automaticamente pelo Park Assist – o motorista tem apenas que acelerar e frear.
Por isso mesmo, fica engraçado quando outras pessoas
estão no veículo e observam, perplexas, que é o carro quem toma a direção na
hora da manobra.
No lançamento, o primeiro modelo com o recurso foi o
Touran, e suas opções ainda eram muito limitadas. Apenas duas movimentações
eram possíveis e o sistema só possibilitava estacionar em vagas paralelas à
rua.
A necessidade de um espaço com “o comprimento do veículo
mais 1,40 metro” incomodava usuários. Da mesma forma, isso acontecia com a
procura por vagas do tamanho adequado nos apertados centros das cidades,
algumas vezes difíceis de encontrar.
Enquanto isso, o desenvolvimento do sistema continuava de
forma intensa. O Park Assist precisava tornar-se mais funcional e fácil de
utilizar. E assim foi.
Em 2010, estacionar em espaços longitudinais ficou mais
rápido. Dois anos depois, foi acrescentada a opção de estacionar em vagas
transversais.
Graças a algoritmos ainda mais complexos, o total de doze
sensores ultrassônicos instalados no veículo tornaram possível avaliar o espaço
circundante com consistência e precisão. E o espaço adicional necessário nas
vagas? Ele foi reduzido consistentemente até apenas 90 centímetros.
Estacionamento paralelo? Sim! Estacionamento em vagas
transversais? Sim! O que ainda faltava era poder estacionar de frente.
Mais uma vez, foi apenas uma questão de tempo até os
engenheiros da Volkswagen apresentarem uma solução.
Em 2015, a hora chegou.
A Geração 3.0 do Park Assist, presente no Novo Passat no
mercado brasileiro, precisa de apenas 80 centímetros de espaço lateral para
colocar o motorista dentro da vaga de seus sonhos. E agora conta também com uma
função de frenagem de emergência. Apesar disso não conseguir eliminar
completamente acidentes ao estacionar, ao menos pode minimizar os danos.
Na última década, também aconteceu muita coisa dentro do
cockpit: anteriormente, só era possível uma representação simples dos arredores
do carro, consistindo em seis objetos, semelhante aos primeiros games de
computador dos anos 1980. Agora, o espaço ao redor do carro e a área de manobra
podem ser exibidas em um mapa digital, calculado por um sistema inteligente.
O Park Assist não registrou sua história de sucesso
apenas na Alemanha, mas tornou estacionar uma tarefa fácil praticamente no
mundo inteiro. Atualmente no mercado várias marcas e modelos apresentam a mesma
tecnologias, mas com nomes diferentes, de forma que podemos citar modelos como
Golf, Golf Variant, CC, Tiguan e Novo Passat da Volkswagen, Novo Cruze com a
Chevrolet, Ford Fusion, entre outros modelos.
PERFIL
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica,
além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista,
desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de
treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br),
uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de
manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção
honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido
pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os
dias 10, 20 e 30 do mês.
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