Sistema permanente de tração integral da Audi celebra 8 milhões de veículos
Em 1980 a Audi lançou aquele que seria o primeiro sistema
permanente de tração integral em um carro de rua no mundo. Agora, a marca
comemora uma história de sucesso: 8 milhões de carros com a tecnologia Audi
quattro.
O tão famoso sistema da Audi tem o diferencial de ser um
sistema de tração integral permanente, ou seja, o carro sempre terá mais tração
do que carros com tração nas duas rodas, independente de ser no eixo dianteiro
ou traseiro. Mais tração significa mais estabilidade e maior aceleração, ou
seja, mais segurança e desempenho.
No sistema Quattro as forças laterais serão as mesmas de
um sistema de tração dianteira, porém o mesmo não ocorrerá com a aceleração
longitudinal. Ela será redistribuída entre todas as quatro rodas do veículo,
como resultado, o módulo da aceleração será menor. Isso significa que o carro
possui sua tração otimizada e que ainda pode ter maiores acelerações antes de
chegar ao limite de sua tração. Isso implica em curvas mais seguras e se você
quiser, mais rápidas também!
A recém-inaugurada fábrica da marca, em San José Chiapa,
no México, foi palco da produção do carro de número 8 milhões com a tecnologia
quattro drive, que fornece muita segurança e prazer ao dirigir, mesmo na chuva,
na neve e no gelo. O número foi alcançado com o Audi Q5 2.0 TFSI quattro.
A tecnologia está disponível em mais de 100 modelos e
versões. A quattro all-wheel drive system é padrão no Audi Q7, no A4 allroad
quattro, no A6 allroad quattro, no A8, no R8 e em todos os carros das linhas S
e RS, além de estar disponível em outros modelos de série.
Em 2015, 44% de todos os clientes da Audi no mundo
escolheram veículos equipados com a tecnologia. O Audi Q5 está no topo da
lista, com 262.000 unidades. Os modelos quattro geraram uma grande demanda,
especialmente nos Estados Unidos, Canadá, Rússia e mercados do Oriente Médio.
A Audi oferece a tração quattro em diferentes versões
adaptadas a cada modelo.
Para os compactos de série com motores montados transversalmente,
uma embreagem com múltiplos discos com acionamento hidráulico, controlada
eletronicamente, é montada no eixo traseiro.
No carro esportivo R8 com motor central, a
embreagem de múltiplos discos é localizada no eixo frontal. De acordo com a
situação de condução encontrada, esses sistemas ativos distribuem o torque da
transmissão variavelmente entre ambos os eixos.
O diferencial central autoblocante é usado em diversos modelos da Audi,
com um motor frontal montado longitudinalmente - ele é um conjunto com
engrenagem planetária puramente mecânico. Normalmente, ele divide o torque da
transmissão enviado às rodas frontais e traseiras com uma distribuição de 40%
na frente e por 60% atrás.
Há ainda o diferencial esportivo instalado no eixo
traseiro dos
modelos com motores mais potentes. Ele distribui, de modo ativo, o torque entre
as rodas traseiras por meio de dois conjuntos de engrenagens sobrepostos, cada
um com uma embreagem de discos múltiplos acionada eletro-hidraulicamente. Em
casos extremos, quase todo torque é enviado a uma única roda. Na verdade, o
sistema empurra o carro para dentro da curva, eliminando chances de understeer
(subesterçamento).
Quattro com tecnologia ultra
- A última fase
de desenvolvimento da Audi é a unidade quattro com tecnologia ultra. É também
projetada para modelos com motor posicionado longitudinalmente.
Aqui, uma embreagem de múltiplos discos, controlada
ativamente no final da transmissão, distribui variavelmente o torque entre os
eixos de tração em uma operação do all-wheel drive. Um desacoplador no
diferencial do eixo traseiro pode, adicionalmente, abrir a conexão às rodas
traseiras.
Ambas as embreagens ficam abertas durante o momento de
condução quando o all-wheel drive não oferece nenhuma vantagem. Dessa forma, as
peças do sistema de transmissão traseiro responsável pelo arrasto não são
acionadas.
A unidade de controle do sistema usa uma infinidade de
dados a fim de produzir um modelo do estado do veículo, antecipando a atuação
do sistema de tração integral em aproximadamente um segundo.
Caso o sistema detecte, por exemplo, que a roda interna à
curva está prestes a perder aderência, alterna para o all-wheel drive. Como resultado,
o all-wheel drive está sempre pronto quando for necessário. Esse novo conceito
aumenta consideravelmente a eficiência sem diminuir a tração ou a dinâmica de
condução.
A tecnologia quattro - A Audi alcançou um marco na história
da indústria automobilística com a tração permanente nas quatro rodas. Em 1980,
nenhum outro fabricante ofereceria um veículo de alto desempenho e um all-wheel
drive leve com produção em grandes quantidades.
A tecnologia estreou em 1980 no Ur-quattro no Salão
Internacional do Automóvel de Genebra. Em 1986, a Audi substituiu o diferencial
central com bloqueio manual da primeira geração pelo diferencial Torsen (Torque
sensitive; sensível a torque), que podia distribuir o torque da transmissão
variavelmente entre o eixo dianteiro e o traseiro.
Em seguida, em 2005, veio a unidade planetária com sua
distribuição de força e torque assimétrica e dinâmica.
O diferencial central autoblocante é continuamente
melhorado pela Audi e é considerado um ponto de referência de dinâmicas de
tração e transmissão, combinado com um peso muito leve.
A Audi também celebrou muitos triunfos no automobilismo
com a tecnologia quattro. A lista até agora inclui quatro títulos no Campeonato
Mundial de Rally, seis vitórias na corrida Pikes Peak Hill Climb nos Estados
Unidos, uma vitória da série TransAm, também nos Estados Unidos, dois títulos
DTM (Campeonato alemão de turismo), 11 campeonatos da Super Touring Car e um
campeonato mundial da Touring Car.
A mais recente vitória da tecnologia quattro: em novembro
de 2016, Mattias Ekström e sua equipe de rallycross particular EKS conquistaram
os títulos Driver World Champion e Team World Champion com o Audi S1 EKS RX
quattro no Campeonato Mundial de Rallycross da FIA.
PERFIL
Tarcisio Dias éprofissional e técnico em Mecânica,
além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista,
desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o
único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma
oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção,
tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na
categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela
Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias
10, 20 e 30 do mês.
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