A Renault anuncia sua participação na 20ª edição do
Rali Monte Carlo Historique com quatro equipes ao volante do Renault 8 Gordini:
Equipe n°5: Manu Guigou / Jean-Pierre Prevot
Equipe n°8: Jean Ragnotti / Sébastien Delanney
Equipe n°12: Michel Leclere / Michel Duvernay
Equipe n°14: Guillaume Chancel / François-Paul Forgeoux
Renault 8 Gordini: uma verdadeira lenda
O Renault 8 Gordini é um daqueles carros que marcaram uma época. É por isso que
a Renault decidiu participar da edição 2017 deste rali com o Renault 8 Gordini,
um dos modelos esportivos mais famosos que já existiu, capaz de atingir 175
km/h a um preço que desafiava qualquer concorrência.
Lançado em 1964, o assim chamado “Gorde” tornou o prazer da condução esportiva
acessível a toda uma geração. Não se mediram esforços para fazer de um Renault
8 Major de série um carro pronto para as pistas.
Foi o mago Amedeo Gordini que transformou o comportado motor de série, quase
dobrando a potência graças a um novo cabeçote e dois formidáveis carburadores
Weber. Eixo dianteiro, direção, freios, equipamentos e a velocidade de ponta de
175 km/h justificam plenamente os mostradores circulares e a cor azul com
faixas brancas.
Nascido com 1.108 cm3, esta pequena máquina passou para 1.255
cm3 em 1966, recebendo simultaneamente os dois faróis adicionais que
fizeram sua fama. No mesmo ano era lançada a “Copa Gordini”, que contribuiu
para popularizar o mito, confirmando as qualidades reconhecidas por meio de uma
lista impressionante de premiações. Os vários pilotos que aprenderam o ofício
com o modelo guardam até hoje os memoráveis momentos passados ao seu volante.
Mas em 1970, o Renault 8 Gordini foi eclipsado pelo Renault 12, que levava o
mesmo nome.Os quatro Renault 8 Gordini que participam do rali neste ano foram equipados
pela Renault com pneus 135X15 Michelin X M+S 89, que já mostraram sua eficácia
em edições anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário