Um trator New Holland T6.140 está sendo testado em uma
propriedade rural no município de Santa Helena, oeste do Paraná. Nesse primeiro
teste será possível verificar a performance do trator movido a biometano em
terras brasileiras. A implementação do trator nas propriedades faz parte da
estratégia da New Holland como Líder em Energia Limpa.
O protótipo já tinha sido testado exaustivamente na
fazenda La Bellotta, propriedade rural de um cliente New Holland localizada no
norte da Itália, onde pôde ser conferida 40% de economia de combustível em
comparação com um trator a diesel. “Com o teste em uma área brasileira, podemos
confirmar a autonomia de pelo menos cinco horas da máquina nas condições que os
produtores rurais do país trabalham. Também poderemos observar a economia no
consumo de combustível”, conta o gerente de Marketing de Produto, Nilson Righi,
que coordena o teste.
Com capacidade para armazenar 300 litros de metano
comprimido, o T6.140 tem à disposição a estrutura de produção de biometano da
propriedade, localizada entre os municípios de Foz do Iguaçu e Cascavel, que já
possui parceria técnica com a Itaipu Binacional em um projeto piloto de
produção de combustível.
André Haacke, dono da propriedade, afirma que, se os
testes forem bem-sucedidos, deve haver economia nos custos. “A nossa
propriedade tem uma estrutura na produção de biogás, com compressores e filtro,
itens fornecidos pela parceria com a Itaipu, além do biodigestor”.
A propriedade em Santa Helena tem cerca de 40 hectares,
produz milho e aveia para o gado confinado e ainda cria aves para a produção de
ovos.
Em fevereiro de 2015 a Agência Nacional do Petróleo, Gás
Natural e Biocombustíveis (ANP) regulamentou o uso do biometano em veículos no
Brasil. O combustível é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos,
100% renovável e tem características químicas semelhantes ao GNV. A
regulamentação era aguardada desde 2011, ano em que foram iniciados testes com
veículos movidos a biometano no país.
O T6 atende a todos os tipos de culturas, em diversas
operações na propriedade, o que mostra o grande potencial desse novo modelo no
mercado. Além da potência tradicional da linha, o protótipo emite 80% menos CO2
do que com combustível fóssil, característica que vai ao encontro ao modelo de
agricultura contemporâneo, em que se produz mais com menor agressão ao meio
ambiente.
Com a eficiência do trator movido a biometano, a
expectativa é de que o agronegócio brasileiro conquiste maior competitividade
no mercado, garantindo ao produtor rural mais independência na geração da
energia necessária no processo produtivo. Com a autossuficiência em
combustível, é possível que ocorra um barateamento do custo de produção.
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